O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[33]

viar-se das vagas encapelladas das facções, mais impetuosas ainda no meio dois embates de huma revolução começada. - Limitava-se por tanto a pouco mais do que á emenda dos abusos; porque as providencia de universal influencia sobre a sorte da Nação ficavão fóra do seu alcance. Vereis por tanto nesta parte, Senhores, mais o que vos ficou para fazer, do que aquillo que o Governo fez.

Sem particular informação de cada hum dos ramos d'Administração, e sem meios de a conseguir em tão curto espaço de tempo, não era seguro, nem conveniente preferir hum a outro objecto; porque em todos havia mais ou menos abusos, todos precisavãi de reforma, e de todos se fazião queixas. - Mas estas queixas erão pela maior parte da conducta de alguns Administradores. A opinião publica se havia pronunciado decisiv amente contra elles, designando-os como causa dos males, que se experimentavão, e foi preciso respeitar a opinião publica, porque os males existião de facto, e via-se que as leys não erão observadas.

Achar prompto hum homem de conhecida moral, e ao mesmo tempo de bastantes luzes, para occupar o lugar daquelle que era necessario remover, não parecia com effeito mui facil: mas era menos facil ainda experimentado já nos negocios de que devia ser encarregado; porque no antigo systema de governar o merecimento o mais distincto dava antes hum titulo para ser perseguido, do que empregado. Os homens mais digbos de servir a Patria vivião por isso no retiro, e na obscuridade. Para os conhecer devia passar tempo; e a necessidade de remediar os abusos era tão instante, que obrigava a aproveitar até os mais ligeiros momentos.

Tal foi, Senhores, a origem das Commissões, que se crearão para differentes ramos da Administração publica. - Este methodo pareceo com effeito o melhor, porque reune duplica-las vantagens. Reparte por muitos os cuidados e fadigas superiores ás forças de hum só, porque os trabalhos devem crescer agora em proporção da necessidade de fazer nas Repartições longas, e amiudados exames para vos serem apresentados; dá ao mesmo tempo a esses trabalhos toda a notoriedade, inspirando ao publico esta confiança que he o mais seguro apoyo dos Governos, porque a Nação vê empregados nestes objectos os cidadãos mais conspicuos de diversas classes, e mais distinctos por sua probidade, e por seu amor á Patria.

AGRICULTURA.

A Commissão do Terreiro Publico foi a primeira que se creou; e huma informação bem viridica, e ao mesmo tempo cuidadosamente trabalhada, que corre impressa, e de que se vos dará conhecimento, faz ter o estado daquella administracão, que sendo bem regulada, póde fazer hum dia prosperar a agricultura em nossas provincias meridionaes, abastecendo a capital, sem empecer o commercio dos naturaes, e sem affugentar os estrangeiros, que vem trazer-nos os generos de que podemos carecer.

Desde o estabelecimento daquella Commissão o lavrador começou a respirar, porque achou logo no Terreiro Publico uma venda prompra ao fructo do seu trabalho, recebendo, em quanto ella não se verifica, socorros adiantados para occorrer a suas mais nec essarias despezas.

Mas não foi possivel, Senhores, dar sobre a agricultura providencias geraes. - Até ao tempo de nossas gloriosas conquistas em Africa, e no Oriente, a agricultura assentou com firmeza o edificio social, porque os Portuguezes a consideravão então como a fonte de sua riqueza, e de sua mais solida grandeza. Isso com tudo acabou, porque hoje só nos resta a lembrança do que fomos.

Os males porem que se observão neste ramo importantissimo da publica prosperidade, ainda que vão prender no systema geral, tem hum motivo particular, de que he necessario fazer especial menção, porque não seria nunca prudente atacar os effeitos deixando existente a sua causa. - Vós sabeis, Senhores, que a Monarchia Portugueza nasceo na epocha, em que a mais crassa ignorancia havia espalhado pela Europa os delirios da superstição, e os erros que jamais della se desvião. Nossos primeiros Monarchas, desejosos de dilatar suas possessões, suppunhão ter feito tudo apenas arrancavão do poder dos Mauritanos o terreno que elles occupavão; persuadindo-se de que a Nação devia prosprerar, só porque o altar do verdadeiro Deos se levantava sobre as ruinas do culto de Mahomet.

Depois de terem obrado no campo da batalha prodigios de valor, ganhando muitas vezes palmo a palmo estas ferteis campinas, que espalhavão a abundancia entre os habitantes protegidos até ahi pelo imperio dos Arabes, e convidados pela doçura de seus costumes e trato: a Religião, de mãos dadas com a Politica, inspiravão aos nossos Reys estas fataes doações, que os despejavão de tudo, empobrecendo o Estado.

Debalde alguns delles estendêrão vistas mais amplas sobre a população, animando, e fomentando a cultura. Debalde o soldado Portuguez, depois de encostar a lança, e pendurar a espada, vinha pegar no arado, e humedecer com seu proprio suor aquella mesma terra que acabava de regar com seu sangue, e de conquistar com tanta bravura; porque ahi mesmo achava elle já hum senhor barbaro, que lhe impunha condições penosas, obrigando-o a pagar dos fructos que colha huma quota excessiva, e subjeitando-o sobre isso a encargos que offendem a rasão, e escandalisão a humanidade.

As Corporações ecclesiasticas, e muitos dos Grandes do Reyno não devem pela maior parte suas immensas riquezas, e seus amplissimos privilegios a outra causa; e não foi outra sem duvida tambem a origem destes odiosos Foraes, que tanto pesão sobre o infeliz agricultor.

Hum dos nossos Monarchas deo-se he verdade ao cuidado de os reformar; porem o seu reynado accendia já as luzes para o recebimento dos Jesuitas, e da Inquisição; e a reforma devia em consequencia resentir-se das ideas do tempo. - Foi por isso que tratando-se de examinar foros, pensões, e encargos, que derivavão seu direito e natureza das doações primordiaes, e primordiaes contractos, em que parecião alheas questões de facto, nós achamos entretanto nesta informe, e barbara legislação canonizadas posses, ou antes verdadeiras usurpações, que a destreza dos Mordomos, ou a sagaz ambição dos Rendeiros