O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[158]

Lamego sobre o orçamento da despeza para executar o plano do concerto da ponte de villa Pouca das Salzedas, que se mandou para a Commissão de estatistica.
2.º Outro do mesmo, com a resposta do thesouro publica nacional, relativa ás sommas que se distraírão do cofre da barra do Aveiro para outras applicações, que se mandou para a mesma Commissão.
3.° Outro do mesmo, com urna consulta da mesa da consciencia sobre as bullas, que se lhe pedírão, pelas quaes em differentes épocas se applicárão os caídos dos beneficios para as urgencias do Estado, que se mandou para a competente Commissão, que havia pedido estes documentos.
4.° Outro do mesmo, com uma representação do terreiro publico, que se mandou para a Commissão de agricultura.
5.° Um do Ministro dos negocios da justiça, com uma consulta da junta da administração da companhia das vinhas do Alto Douro sobre a intelligencia da carta de lei de 11 de Julho ultimo, que se mandou para a Commissão de justiça civil.
6.° Outro do mesmo, com a bulla da extincção dos religiosos mercenarios na provincia do Pará, e mais documentos relativos á execução della, que se mandou para a Commissão ecclesiastica de reforma, unindo-se-lhe o autor da indicação, em virtude da qual só mandárão vir estes documentos.
7.° Outro do mesmo, com a resposta do prior mor de Christo aos quesitos, que lhe forão feitos em cumprimento da ordem de 6 de Julho de 1822: mandou-se á Commissão ecclesiastica de reforma.
8.° Um do Ministro dos negocios da fazenda, com um requerimento do juiz da balança da prata, e informação do provedor da casa da moeda sobre elle, que se mandou para a Commissão de fazenda.
9.° Outro do mesmo, com um do corregedor de Alcobaça com a nota da importancia do imposto de quatro mil réis em cada covallo de sella naquella comarca, que se mandou para a Commissão de fazenda.
10.° Um do Ministro da guerra, servindo pelo da marinha, com uma parte do registo do porto de Lisboa, de que as Cortes ficárão inteiradas.
11.º Uma representação do senado da camara da cidade da Paraíba, instando pela resolução de outro officio sobre a creação de um porteiro, e augmento de ordenado de alguns officiaes, que perante elle servem, que se mandou para a Commissão de fazenda do Ultramar.
12.° Uma felicitação da communidade de S. Francisco do Porto, e juntamente o offerecimento que faz de estabelecer no seu convento tres escolas gratuitas para instrucção da mocidade portugueza, de grammatica latina, rhetorica, e filosofia racional e moral, de que tudo se mandou fazer menção honrosa, e que fosse remettida esta representação á Commissão de instrucção publica, para dar o seu parecer nobre a segunda parte della.
13.° Uma felicitação do juiz de fóra da villa de Freixo de Numão, com o offerecimento dos emolumentos, que vencer pela prontificação de transportes, que foi recebida com agrado, e se mandou remetter ao Governo para verificar o oferecimento.
14.º Uma felicitação do consul da nação em Tanger Antonio Cornelio Collaço, que foi ouvida com agrado.
15.° Uma representação dos proprietarios de fabricas de tecidos, e torcimentos, commerciantes destes generos da cidade do Porto, que se mandou para a Commissão de petições, e forão distribuidos pelos Srs. Deputados os exemplares, que della havião enviado impressos.
16.° Uma protestação dos sentimentos patrioticos do vice almirante Henrique da Fonseca Sousa Prego, encarregado do cominando da esquadra, que vai estacionar na Bahia, á qual se mandou dar a consideração do costume.
17.° Uma representação do tribunal especial de liberdade da imprensa, participando o juramento, que os seus membros prestárão, e a nomeação do secretario escripturario, e porteiro, de que as Cortes ficárão inteiradas: e foi ouvida com agrado a felicitação, que por esta occasião dirige ao Congresso.
O Sr. Deputado Gyrão apresentou um requerimento de varios cidadãos estabelecidos com lojas de merciaria, tendas, e casas de venda na Junqueira, Belém, Alcantra, é outros sitios, que se mandou para a Commissão de petições.
O Sr. Deputado Povoas apresentou um projecto para a organização de tres legiões constitucionais, offerecido por Bernardo sintonia Zagalo, o qual foi recebido com agrado, e se mandou para a Commissão especial do exercito. Foi admittido a prestar o competente juramento o Sr. Deputado pela provincia de Pernambuco Manoel Felix de Veras, que depois delle tomou assento no Congresso.
Procedeu-se á verificação dos Srs. Deputados presentes, e se achárão 119, faltando sem licença 8, os Srs. Andrada, Bueno, Barata, Agostinho Gomes, Van Zeller, Caldeira, Castro e Silva: e com ella 26, os Srs. Gomes Ferrão, Moreira, Arcebispo da Bahia, Sepulveda, Feijó, Aguiar Pires, Lyra, Bettencourt, Moniz Tavares, Carneiro, Costa Brandão, Almeida e Castro, Ferreira da Silva, Annes de Carvalho, Belford, Gouvêa Osorio, Faria, Lino Coutinho, Souto e Almeida, Alencar, Araujo Lima, Bandeira, Salema, Silva Corrêa, Cirne, Aragão.
O Sr. Rodrigo Ferreira da Costa, como relator da Commissão dos poderes, leu os seguintes

PARECERES.

A Commissão dos poderes examinou a acta da junta eleitoral da provincia do Rio Grande do Norte no Brazil, acha terem sido eleitos em 8 de Dezembro de 1821, na cidade do Natal, cabeça da mesma provincia, dois Deputados e um Substituto para a representarem nas Cortes Geraes, Extraordinarias, e Constituintes da Nação portugueza; a saber: Deputados Antonio de Albuquerque Montenegro, e Affonso de Maranhão; e Substituto Gonçalo Borges de Andrada Andres.