O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[88]

contagiados pelo veneno neste caso, serião mais bem convencidos pela força da rasão. Em consequencia disto o meu voto he, que não deve haver Censura previa era nenhum caso, porque isto seria contra a propriedade individual, e inconsequencia em nossos principios.

O senhor Borges Carneiro. - Tem-se dicto que he superfluo o artigo da Liberdade da Imprensa, e eu não o considero assim. Elle estabelece a liberdade de manifestar suas opiniões fallando, ou escrevendo; por conseguinte não o julgo superfluo. Deveremos para manifestar os nossos pensamentos ter primeiro que pedir licença? Isto he contra a natureza humana. Donde tem vindo todos os males da Sociedade senão deste abuso? Quando cada hum tenha a liberdade de mostrar seus pensamentos, a opinião publica será rectificada, e esta mesma liberdade será contra a superstição, e fanatismo. Se puzermos de huma parte todos os males, as guerras, as pestes, etc., que tem affligido a humanidade, e de outra os que nos tem feito a superstição, estes pesarião ainda mais que os outros. A Religião nos faz todos os bens como Filha de Deos, e a superstição nos faz todos os males, que não nos poderia causar, se tivessemos tido a Liberdade da Imprensa; por não a termos tido nos achamos na ignorancia em que nos vemos, Esses indices expurgatorios, essas Leys que nos subjeitárão ás Inquisições, e aos Ecclesiasticos, não nos permittião nem sequer ler aquelles livros que nos podião illuminar em algumas materias. Debaixo do pretexto da Religião, nem as doutrinas de Heinec o deixavão circular: em cada differente paiz erão differentes as prohibições: se se hia por exemplo, á Italia dizião, que aquelles livros em que se tratava de corrigir os abusos dos Aulicos de Roma erão contra o Dogma, e contra a Moral; abusando assim destas palavras, e da faculdade de julgar que tinhão, por não existir a Liberdade da Imprensa. Ha cousa mais barbara que a de não poder imprimir nem publicar obra alguma sem que désse a licença o Desembargo do Paço, e depois o Santo Officio, quando cada hum delles podia ter os seus interesses particulares, e as suas opiniões, contra as quaes nada acharião bom? He necessario destruir estes abusos, e estabelecer a Liberdade da Imprensa; pois sem ella não he compativel a existencia de huma Monarchia Constitucional.

O senhor Fernandes Thomaz. - Isto he de muita importancia, senhor Presidente, portanto eu requeiro, que V. Exa. queira propôr á Assemblea, que fique a discussão para amanhan porque hoje se tem trabalhado muito, o negocio he muito serio, e deve-se tratar com muita circunspecção.

Effectivamente se concordou em que na Sessão seguiu e continuasse a discussão deste artigo.

Levantou o senhor Presidente a Sessão á huma hora da tarde. - João Baptista Felgueiras, Secretario.

Errata.

No Diario N.º 10, pag. 63, o discurso, attribuido ao senhor Fernandes Thomaz, pertence ao senhor Xavier Monteiro.

No Diario N.º 12, pag. 76, a escusa, attribuida ao senhor Xavier Monteiro, foi dada pelo senhor Luiz Monteiro.

LISBOA: NA IMPRESSÃO NACIONAL.