O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[118]

As Cortes, para não magoarem o Real Animo de V. M. lanção hum veo espesso sobre o lastimoso quadro de miseria a que se acha reduzido este Reyno, exhausto de numerario, vexado com o pernicioso simultaneo do Papel Moeda; sem Agricultura, sem Commercio, sem Industria; e para cumulo de males opprimido ainda com huma horrorosa divida Nacional; supplantado com huma multidão de Empregados Publicos, e curvado com o peso enorme de huma immensidade de Corpos de mão morta; e he para preparar os estabelecimentos, melhoramentos, e reformas que demandão instantemente todo a estes objectos, unicos mananciaes da subsistencia, abundancia, riqueza, força, e independencia da Estados, que este Congresso tem formado diversas Commissões dentre os seus Membros, especialmente dedicadas a todos os referidos objectos.

Entre os principaes cuidados deste Congresso, tem merecido a sua devida preferencia a organização das Bases sobre que ha de assentar a Constituição Politica da Monarchia: a estreiteza do tempo não tem permittido ainda que ellas se achem discutidas, e apuradas; logo que o estejão este Congresso não tardará em as levar muito fielmente á Real Presença de V. M.

A Constituição Politica da Monarchia he entre todas a mais sublime empreza, que a Nação tem commettido a este Congresso: pela Nação está circunscripto o espaço que ella deve occupar, e este espaço está marcado nas clausulas essenciaes das Procurações de todos os Deputados deste mesmo Congresso.

As Cortes segarão a V. M. que no desempenho, e acabamento desta Obra magestosa serão tão fieis ao deposito inviolavel que a Nação lhes tem confiado, como aos vincules sagrados do juramento pelo qual se obrigarão a manter a Religião Catholica Apostolica Romana, a manter o Throno de V. M., e a conservar a Augusta Dynastia da Serenissima Caça de Bragança.

As Cortes segurão ainda a V. M. que na Constituição Politica da Monarchia hão de rebaixar a V. M. as preeminentes Attribuições que são inherentes ao Real Decoro, e Esplendor da Magestade; e aquellas que formão o Supremo Apanagio de hum Poderoso Monarcha na direcção e movimento politico da machina administrativa.

Este Congresso espera merecer as Bençãos da Geração presente, e das Gerações futuras pelo cumprimento religioso dos altos deveres que lhe impoz a Nação, que representa; e tambem espera proporcionar a V. M. como amais gloriosa, e brilhante epocha da Monarchia Portugueza, aquella em que V. M. collocando o seu Real Throno nos corações dos Portuguezes, explique sobre a Terra os Attributos da Divindade, distribuindo os bens, e prosperidades aos Povos, sem manchar a Sua Sagrada Pessoa com a responsabilidade de suas desgraças.

Os mares que separão este Reyno da Presença de V. M. se não tem podido affrouxar os laços de fidelidade, e amor que os Portuguezes professão a V. M. e á sua Real Dynastia; tem com tudo produzido em grande parte os desastres fataes, que hião precipitando este Reyno na sua dissolução politica, e apurado a mais ha saudade para com a Pessoa de V. M. e sua Real Familia.

As Cortes sentem o mais vivo dissabor por não terem no seu seio os Representantes do Reyno do Brasil e mais Possessões Ultramarinas, a fim de formarem de commum accordo hum Codigo bemfeitor, que estreitasse ainda mais as prisões do sangue, e da confraternidade, que, a pesar das immensas distancias, e vicissitudes dos tempos, tem ligado entre si pelo decurso de seculos os Portugueses da Europa com seus irmãos do Ultramar; e chamasse a hum centro de unidade os interesses reciprocos de todos os Membros da Monarchia; tirando vantagens familiares, commerciaes, e politicas das suas mesmas distancias, variedade de climas, e producções. Quanto cabe nas faculdades das Cortes he levantar o Edificio Politico de modo que possa comprehender no seu ambito todos os Filhos da Monarchia; e esperar que a Mão Previdente, e Benefica de V. M. guie toda a dispersa Familia Portugueza até ao recinto commum deste mesmo Edificio.

Tal he Senhor a situação ultima em que se achão os difficilimos trabalhos deste Congresso: elles tem sido ponderados com toda a circunspecção correspondente á sua grandeza, e preenchidos com igual franqueza, imparcialidade, e decoro á face de numerosos Cidadãos de todas as Classes que os tem presenciado; e estas são tambem, Senhor, as expressões sinceras de amor e fidelidade para com a Augusta Pessoa, de V. M. e a sua Real Familia, que os Portuguezes ratificão solemnemente na Real Presença de V. M. pelo orgão legitimo de seus Representantes.

As Cortes seguirão sobre estes nobres vestigios, e illibados sentimentos a marcha futura da sua penosa tarefa, e hirão successivamente levando o seu resultado á Real Presença de V. M. até que chegue o grande dia da Monarchia Portugueza, em que V. M. coroando as fadigas deste Congresso, e enchendo os desejos, e esperança dos Portuguezes, firme com o Timbre da Sua Real Sabedoria o Pacto de alliança indissoluvel entre V. M. e o seu Povo; e immortalizando a sua Memoria pelo mais abalizado Feito que a Providencia póde reservar a hum Monarcha, deixe aos seus Augustos Descendentes o unico Leme politico que póde conduzir com segurança os destinos de huma Nação; aos Povos a preciosa herança da sua felicidade; e á Monarchia inteira a Inde-