O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[119]

pendencia, e alta Representação que lhe cabe entre as mais Potencias nas quatro partes do Mundo.

A Muito Alta e Poderosa Pessoa de V. M. Guarde Deos por muitos e affortunados annos, como toda a Nação deseja e ha mister. Lisboa no Paço das Cortes em 15 de Fevereiro de 1821.

Assignados = Arcebispo da Bahia Presidente = Luiz Antonio Rebello da Sylva = João Baptista Felgueiras = José Joaquim Rodrigues Bastos = José Ferreira Borges = Secretarios.

CARTA II.

SENHOR. - As Contes Geraes, e Extraordinarias da Nação Portugueza, addicionando a sua Conta de 15 do corrente, aproveitão ainda a opportunidude deste Correio para levar a Real Presença de V. M. a fausta participação de que no dia 17 deste mez se apresentárão a este Congresso tres Deputados da Ilha da Madeira, enviados respectivamente pelo Governador e Capitão-General, Camera, e Povo, em nome dos quaes prestárão as homenagens de adhesão, e obediencia ao Congresso Nacional, e á Constituição que as Cortes fizerem.

As Credenciaes, e mais Papeis, de que vierão munidos os sobredictos Depulados, e que vão juntos debaixo do N.º 1. deixarão a V. M. cabalmente informado não só da memoraveis acontecimentos, que tiverão lugar naquella Ilha no dia 28 de Janeiro proximo passado; mas tambem da Sabedoria, Unanimidade, e Patriolismo com que todas as Auctoridades, e Habitantes da incidia Ilha souberão concordar a mais virtuosa Declaração pela Santa Causa da Liberdade Constitucional da Mãy Patria com a mais inalteravel fidelidade, e amor para com a Real Pessoa de V. M.

Este Congresso, tendo recebido no dia 15 do presente mez a communicação official dos gloriosos successos da Ilha da Madeira, e da chegada dos seus Deputados, interrompeo por momentos o fio dos seus Augustos Trabalhos para applaudir tão grata noticia; Todo o Congresso Nacional, e com elle os numerosos Espectadores das Gallerias possuidos dos grandes sentimentos do amor da Patria, e da sua caracteristica fidelidade para com a Real Pessoa de V. M. encherão o Sallão das Cortes de vivas os mais sinceros, e cordiaes á Ilha da Madeira, á Nação Portugueza, a V. M. Constitucional, á Serenissima Casa de Bragança, ás Cortes, e á Constituição que Ellas fizerem: patenteando-se o Retrato de V. M. para dar a este interessantissimo Quadro de enthusiasmo, e confraternidade Nacional toda a importancia de que podia ser susceptivel na saudosa ausencia de V. M., e este mesmo Quadro magestoso do sentimentos, e virtudes patrioticas foi repelido, e se he possivel foi augmentado ainda no dia 17 do corrente mez, na occasião em que os Deputados da Ilha da Madeira preencherão junto a esse Congresso Nacional as elevadas funcções de sua Missão.

As Cortes reconhecendo nos brilhantes feitos da Ilha da Madeira a Mão da Providencia, que continua a abençoar a Santa Causa, em que se achão empenhadas, acolherão no seu seio esta Primogenita Porção de Portuguezes Ultramarinos como Premicias, e feliz Presagio da reunião de toda a dispersa Familia Portugueza dentro do recinto commum da Mãy Patria, que os gerou, nutrio, e civilizou a todos.

Finalmente, Senhor, o Congresso Nacional offerece a V. M. com a sua promettida fidelidade todas as Actas, que se tem seguido desde o dia 15 decorrente mez até esta data, para com ellas informar a V. M. do estado ultimo dos seus penosos, e sublimes trabalhos.

A' muito Alta e Poderosa Pessoa de V. M. Guarde Deos por muitos, e affortunados annos, como toda a Nação deseja e ha mister. - Lisboa no Paço das Cortes em 19 de Fevereiro de 1821.

Assignados = Arcebispo da Bahia Presidente = Luiz Antonio Rebello da Sylva = João Baptista Felqueiras = José Joaquim Rodrigues Bastos = José Ferreira Borges = Secretarios.

Documentos que acompanhárão as Cartas supra.

1. Manifesto impresso sobre a convocação das Cortes do mez de Novembro de 1820.

2.° Aviso impresso aos Magistrados do Reyno sobre o mesmo objecto.

3.° Dicto sobre as eleições, segundo o systema da Constituição Hespanhola.

4.° Portaria impressa sobre o mesmo objecto.

5.° Instrucções impressas sobre as eleições dos Deputados das Cortes Constituintes.

6.° Dicto sobre as eleições pelo methodo Hespanhol.

7.º Copia do Auto da eleição dos Deputados da Provincia da Estremadura.

8.° Dicto da eleição da Provincia da Beira.

9.° Dicto da eleição do Reyno do Algarve.

10.° Dicto da eleição da Provinda do Minho.

11.° Dicto da eleição da Provincia de Traz-os-Montes.

12.° Dicto da Provincia d'Alemtejo.

13.º Copia da Sessão do dia 8 de Fevereiro.

14.º Dicto da Sessão do dia 9 de Fevereiro.

15.º Dicto da Sessão do dia 10 de Fevereiro.