O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[272]

que V. Exc. levará ao conhecimento de Sua Magestade.
Deus guarde a V. Exc. Paço das Cortes em 24 de Maio de 1822. - João Baptista Felgueiras.

Para Candido José Xavier.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - As Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza mandão remetter ao Governo, a fim de ser competentemente verificado, o offerecimento incluso, que o juiz de fóra de S. Vicente da Beira, Joaquim Lopes Barreto de Abreu Sá Soutto Maior, dirigiu ao soberano Congresso, a beneficio das despezas da Nação, de todos os emolumentos que tem vencido, e de futuro vencer pela prontificação de transportes naquelle lugar. O que V. Exc. levará ao conhecimento de Sua Magestade.
Deus guarde a V. Exc. Paço das Cortes em 24 de Maio de 1822. - João Baptista Felgueiras.

Para Ignacio da Costa Quintella.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - As Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza mandão remetter ao Governo, por serem da sua competencia, os requerimentos inclusos de Francisco José de Sousa Castro, e José Antonio Gonçalves, pedindo o primeiro ser nomeado capitão do Porto da Bahia, e o segundo, piloto mór da mesma barra.
Deus guarde a V. Exc. Paço das Cortes em 24 de Maio de 1822. - João Baptista Felgueiras.

Redactor - Galvão.

SESSÃO DE 25 DE MAIO.

A Hora determinada disse o Sr. Camello Fortes, Presidente, que se abria a sessão: e lida a acta da sessão precedente pelo Sr. Deputado Secretario Soares de Azevedo, foi approvada.
O mesmo Sr. Secretario leu o voto em separado do Sr. Deputado Bardo de Molellos, dizendo - Declaro, que na sessão de ontem votei contra a decisão de se não declararem as patentes, que deverão ter os governadores de Angola, Moçambique, e Cabo Verde.
O Sr. Deputado Secretario Felgueiras deu conta da correspondencia e expediente seguinte.
De um officio do Ministro dos negocios da marinha, remettendo duas partes do registo do porto do dia 24, de que as Cortes ficárão inteiradas.
De um officio do Ministro dos negocios da fazenda, remettendo a conta da junto da fazenda da Ilha Terceira sobre a duvida suscitada ácerca da importação de bebidas espirituosas estrangeiras, que se mandou remetter ás Commissões reunidas de agricultura, e commercio.
De outro do mesmo Ministro, remettendo uma conta da junta da fazenda de Pernambuco sobre o pagamento de 296$000 réis feito a Francisco José de Avilla Bettencourt por ordem da junta provisoria do governo da mesma província, que se mandou remetter á Commissão de fazenda do Ultramar.
De outro do mesmo Ministro, remettendo dois officios do ex-gorvernador da província do Maranhão Bernardo da Silveira Pinto em datas de 23 e 24, de Novembro do anno passado, que se mandou remetter á mesma Comissão.
De outro do mesmo Ministro, remettendo a conta da junta da fazenda do Pará, participando a nomeação de um administrador do imposto applicado para auxilio do banco do Brazil, e pedindo providencias ao mesmo respeito, que se mandou remetter á mesma Commissão.
De um officio do Ministro dos negocios da guerra, remettendo seis mappas da força effectiva do exercito no 1.º do corrente mez nos corpos de artilheria, cavallaria, infantaria, caçadores, artífices engenheiros, e veteranos, que se mandou remetter á Commissão militar.
De outro do mesmo Ministro, remettendo o officio n.º 281 do brigadeiro encarregado do governo das armas da corte e província da Estremadura, com o requerimento de José Firmino, soldado de artífices engenheiros, que se mandou remetter á Commissão militar.
De outro do Ministro encarregado dos negocios estrangeiros, remettendo a narração historica de todas as negociações, e passos, que se tem dado, para obter do governo Britannico a indemnização pelas prezas feitas aos Francezes em differentes lugares da Península na ultima guerra, que se mandou remetter á Commissão especial do exercito.
De outro do mesmo Ministro, pedindo exclarecimentos sobre a inteligencia do decreto de 4 de Setembro do anno passado, relativamente ao ordenado e despezas do consulado geral em Marrocos, que se mandou remetter á Commissão de fazenda com urgencia.
De um officio do Ministro da guerra, remettendo o requerimento do tenente general reformado do exercito do Brazil Antonio José da França e Horta, que se mandou remetter á mesma Commissão.
Deu mais conta de uma representação do boticario Venancio Faustino Coelho de Moura, offerecendo o fornecer gratuitamente para uso dos doentes do regimento de cavallaria 7 na villa do Torres Novas as aguas artificiaes da sua composição, tanto para uso interno, como externo; foi recebido com agrado, e que se mandasse ao governo para o fazer realisar.
E ultimamente de uma carta, que o sabio e veneravel Jeremias Bentham dirige ás Cortes portuguezas, com o opusculo, que lhes offereceu, intitulado - Codijication porposal addressed by Jeremy Bentham to all nations professing liberal opinions - Indicação da fórma de redigir os codigos, offerecida por Jeremios Bentham a todas as nações, que professão opiniões liberaes; - foi ouvida com especial agrado, e se resolveu, se lhe respondesse, e se praticasse o mesmo, que já se havia decidido a respeito das antecedentes.