O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[282]

Em tanto apuro considero de imperiosa urgencia a mais estricta economia: dividir a receita com igualdade relativa pelos differentes ramos do serviço publico seria o expediente radical. Não ignoro que o remedio he violento; mas sei tambem que não ha reforma sem sacrificios; e he preciso que a necessidade resigne os animos a supportalos, devendo prevalecer o bem publico ao interesse privado.

Reconheço em conclusão que ideas tão succintas estão mui longe de merecer o nome de plano, que lhe não dou; nem me atrevo a conceber que satisfaça em materia tão espinhosa: lisongeio-me com tudo que a sabedoria do soberano Congresso supprirá a minha insuficiencia, com poderes e luzes superiores. Lisboa 95 de Dezembro de 1821. - José Ignacio da Costa.

Estimativa, ou orçamento da receita effectiva, e despeza do thesouro publico nacional para o anno de 1822, a receita he o que se poderá receber: e a he a propria, e total do anno, segundo os calculos que derão as repartições; lançando-se igualmente outra do anno anterior, por assim o exigir o credito, e a natureza das despezas.

RECEITA.

[Ver tabela na imagem]

Cofres particulares.

[Ver tabela na imagem]

DESPEZA.

[Ver tabela na imagem]