O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[320]

terminando, que a esquadra se haja cio fazer á vela para o porto de Lisboa no dia 23 do corrente mez.
Nesta occasião não posso deixar de fazer particular menção da digna murteira com que se lera portado aqui os commandantes, tanto da esquadra, como da tropa, prestando-se com a melhor vontade a tudo quanto em nome de S. A. R. lhes tem sido determinado, e procurando conservar inalteráveis a harmonia e boa inteligencia, que tanto convém para a integridade do Reino Unido, tornando-se por isso dignos dos maiores louvores e fazendo em tudo um perfeito contraste á infame e detestável conducta do intruso general, e mais commandantes da divisão auxiliadora.
Inclusas achará V. Exca. as copias da correspondência que tem havido sobre este objecto.
Deus guarde a V. Exca. Palacio do Rio do Janeiro 2l de Março de 1825. -Sr. Cândido José Xavier. - Joaquim de Oliveira Alves.
(Segue-se o protesto já transcrito, portaria para o coronel sintoma Joaquim Rosado, para dar baixa aos soldados que quizessem servir no Brazil; outras portarias para passagem do cirurgião, e vários soldados).
Determinou-se que se imprimisse tudo, restituindo-se o original ao Governo, ficando traslados na Secretaria.
Deu o mesmo Sr. Secretario conta de um officio do ministro da marinha em data de 29 do corrente mez, fazendo a remessa de uma representação da camará, da cidade da Bahia em data de 16 de Março deste anno, acompanhada dê differentcs documentos em a qual faz uma narração dos desastrosos acontecimentos, que tiverão lugar naquela cidade e pede as providencias que a mesma camará julga necessárias para se conseguir a tranquilidade, e prosperidade daquella província: mandou-se que se imprimisse, e se remetter-se por traslado ao Governo.
Deu o Sr. Presidente para a ordem do dia a continuação do projecto numero 258 acerca dos artigos da Constituição; e para a hora da prolongação os
dois pareceres da Com missão de fazenda, relativo ao curso das moedas de ouro miúdo, r outro acerca da ultima redacção do decreto para as Secretarias de Estado: e levantou a Sessão aos dez minutos depois das duas horas da tarde. - Alexandre Thomaz de Moraes Sarmento, Deputado Secretario.

RESOLUÇÕES E ORDENS DAS COUTES.

Para Filippe Ferreira de Araujo e Castro.

Illustrissimo e Excelentissimo Senhor - As Cortes Geraes e Extraordinárias da Nação Portugueza mandão dizer a V. Exca., para o fazer presente a ElRei, que receberão com especial agrado e agradecimento a fausta noticia de haver a Princesa Real dado á luz com feliz successo uma Sereníssima Infanta; e mandão restituir as duns inclusas Cartas do Príncipe Real, dirigidas a Sua Magestade em datas de 14 e 19 de Março do corrente anno, e transmittidas hoje ao soberano Congresso pela secretaria de Estado dos negócios do Reino.
Deus guarde a V. Exca. Paço das Cortes em 29 de Maio de 1822. - João Baptista Felgueiras.

Para Ignacio da Coifa Quintella.

Illustrissimo e Excelentíssimo Senhor. - As Cortes Geraes e Extraordinárias da Nação Portugueza mandão remetter ao Governo o officio e copia, que o acompanha, do chefe commandante da expedição Francisco Maximiliano de Sousa, datado de bordo da não D. João VI, surta no Tejo em 28 do corrente mez, e transmittido ás Cortes pela Secretaria de Estado dos negocios da marinha.
Deus guarde a V. Exca. Paço das Cortes cm 29 de Maio de 1822. - João Baptista Felgueiras.

Para o mesmo.

Illustrissimo e Excellentíssimo Senhor. - As Cortes Geraes e Extraordinárias da Nação portuguesa ordenam que lhes sejão transmittidas as instruções, que o Governo deu tanto ao commandante da expedição, que deste porto saiu para o Rio de Janeiro, como ao commandante da tropa de que se com punha a mesma expedição. O que V. Exca. levara ao conhecimento de Sua Magestade.
Deus guarde a V. Exca. Paço das Cortes em 29 de Maio de 1822. - João Baptista Felgueiras.
Redactor - Velhos

SESSÃO DE 30 DE MAIO.

ABERTA a sessão, sob a presidência do Sr. Gouvêa Durão, leu-se a acta da antecedente, que foi approvada.
Mandou-se lançar na acta a seguinte declaração de voto: Declaro que na sessão de ontem votei a favor da indicação proposta pelo Sr. Luiz Monteiro na única hypothese de mutua reciprocidade com todas as Nações em geral. - Ribeiro Saraiva.
O Sr. Secretario Felgueiras mencionou os seguintes officios.
1.º Do Ministros da marinha, remettendo uma parte do registo do porto tomado no dia de ontem a galera portugueza S. José Americano, vinda do Rio de Janeiro; de que as Cortes ficarão inteiradas.
2.º Do Ministro da fazenda, remettendo uma consulta da junta do commercio, de 23 decorrente sobre o requerimento de Joaquim Bernardes de Carvalho, porteiro da secretaria da mesma junta, pedindo se lhe confira a quantia annual de 50$000 réis para casas, passou á Commissão de fazenda.
3.º Do mesmo ministro, participando a duvida que encontrava o provedor da casa da moeda, era comprar o oiro em barra, ou moeda estrangeira de vinte e duas quilates, a 120$000 réis por marco, na forma prescripta pelo decreto de 6 de Março do pre-anno, primou á Commissão de fazenda.