O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DAS CORTES GERAES E EXTRAORDINARIAS DA NAÇÃO PORTUGUEZA.

NUM. 30.

Lisboa, 9 de Março de 1821.

SESSÃO DO DIA 8 DE MARÇO.

Leo-se e approvou-se a Acta da Sessão antecedente.

LEO-SE hum Officio do Ministro Secretario de Estado dos Negocios da Fazenda, com hum Projecto de Portaria sobre reformas na administração das Reaes Cavalhariças, e outro sobre as despezas da Obra do Palacio da Ajuda, Casa das Obras, Obras Publicas, Palacio de Mafra, e outras. Forão ambos remettidos á Commissão de Fazenda.

A' mesma Commissão foi remettido hum Requerimento de Joaquim da Costa e Sylva, e á Regencia outro a respeito das Casas de jogos de parar.

Apresentárão-se duas Memorias:

1.ª De hum Anonymo sobre a maneira de obviar os defeitos do Diario das Cortes. Foi remettida á respectiva Commissão.

2.ª Sobre dizima na Chancellaria. Foi remettida á Cemmissão de Legislação.

O Intendente Geral da Policia enviou hum Projecto que lhe havião dirigido, para creação de huma Casa Pia em Évora. Foi remettido á Commissão de Saude Publica.

Lerão-se por segunda vez os dous seguintes Projectos de Decreto:

1.° Do senhor Francisco Antonio dos Santos, sobre a Ordem Judicial.

2.° Do senhor Alves do Rio a respeito do pagamento da Divida Publica.

A Commissão de Legislação deo o seu Parecer ácerca dos Requerimentos - dos Forçados das Gales - de Antonio de Mello da Sylva Casco - do Reytor da Igreja de N. Senhora de Carquere, Comarca de Lamego - da Carpera, Nobreza, e Povo do Couto de São-Fins, Comarca de Vianna - de Lefrane e Companhia - de D. Maria José Cabral de Quadros Correa Bacellar - e de João Ribeiro Vianna. Este ultimo foi remettido á Commissão de Fazenda, e quanto aos mais decidio o Soberano Congresso conforme ao Parecer da Commissão.

A mesma Commissão apresentou o seu Relatorio ácerca do Processo de Bernardo de Sá Nogueira, Capitão do Regimento de Cavallaria N.° 4.

O senhor Barreto Feyo oppoz-se ao Parecer da Commissão, dizendo - Senhores, o Capitão Bernardo de Sá Nogueira he hum dos Cidadãos mais benemeritos da Patria: elle servio na guerra com hum valor igualado por poucos, e excedido por nenhum, unindo a esta qualidade militar hum excessivo amor de Patria, e hum admiravel comportamento civil, merecendo por isso em todo o tempo a geral estima de seus companheiros de armas, e de seus Concidadãos.

Terminada a Guerra, desejando habilitar-se para maiores serviços, passou a seguir os estudos Mathematicos na Universidade de Coimbra: se ahi se conduzio bem ou mal, alguns dos respeitaveis Membros deste Soberano Congresso forão seus Lentes: elles o poderão dizer.

Elle foi hum dos benemeritos da Patria, que rio dia 15 de Septembro fizerão maiores serviços; elle fez decidir o seu Regimento pela causa da Nação, e estando já prompto a marchar, soube que o seu Coronel estava em casa de D. Miguel Pereira Forjaz, e teve a generosidade de hir pessoalmente convidallo, e ceder-lhe a gloria de huma acção, que elle, se fosse mais ambicioso, podia fazer sua.

O bom conceito e a confiança, que este digno Official merecia ao Governo, por essa occasião installado nesta Capital, fez com que este o encarregasse de levar á Junta Provisoria do Supremo Governo que então se achava em Coimbra, a nova de tão fausto acontecimento. Eu fui testimunha do alvoroço, que em todos causou huma tão grata, quão inesperada noticia, e da estima e enthusiasmo geral, com que foi recebido o mensageiro. Dalli, incumbido pela referida Junta Suprema, veio conferenciar com os Governadores de Lisboa; e talvez por sua mediação

*