O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[390]

Mencionou mais o seguinte

OFFICIO

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - Tendo dirigido o coronal do corpo de engenheiros, José Maria de Neves Costa, pelas vias competentes, á presença de Sua Magestade a exposição inclusa, em que faz ver, que tendo elle apresentado ao Governo um trabalho sobre a importância do terreno ao norte de Lisboa, em que depois se construirão as linhas de defeza desta capital, pelo qual se mostra que antes de se haver concebido o projecto daquella defeza, já o sobredito coronel tinha mostrado as vantagens militares que o mesmo terreno offerecia, e tinha indicado as opposições mais ou menos fortes, que para aquella defeza deverião ser approveitadas; requerendo ao mesmo tempo que Sua Magestade mandasse examinar a verdade deste facto, e reconhecendo-a, houvesse por bem communicalo ao soberano Congresso nacional, tendo nesta supplica por primeiro objecto,
justificar um facto, não só honroso ao supplicante, mas aos militares portuguezes, e á Nação, e esperando depois o recorrente que elle merecesse constituilo em direito a esperar, especialmente a favor de sua mulher e filhas, alguma recompensa util, que por tal serviço extraordinário se houvesse por bem arbitrar, mandou Sua Magestade, conformando-se com a supplica deste benemérito official, proceder ao exame de todos os papeis que existissem nesta Secretaria, e que podessem fazer a bem daquella verificação, e tendo-se encontrado os que parecem bastarem para provar a verdade de todo o facto: ordena Sua Magestade que eu os transmitia com a sobredita exposição a V. Exca., para que fazendo tudo presente ás Cortes Geraes e Extraordinárias da Nação portugueza, tome o augusto Congresso sobre ellas a deliberação que julgar conveniente,
Deus guarde a V. Exca. Palácio de Queluz em 7 de Setembro de 1852. - Ilustríssimo e Excellentissimo Sr. João Baptista Felgueiras. - Condido José Xavier.
Remettido á Commissão de guerra.
Deu mais conta de uma carta de felicitações da camara da villa da Praia, a que se mandou dar a consideração do costume.
De um officio do juiz ordinário da villa da Arruda, participando a maneira, porque ali se havia celebrado o anniversario do dia 24 de Agosto, de que as Cortes ficarão inteiradas.
Das felicitações ao Congresso do reitor de Villar de Torpim, termo de Castello Rodrigo, comarca do Trancoso, a que se mandou dar a consideração do costume.
De uma consulta Já Commissão do Thesouro publico, participando a falta de assistência de alguns dos membros, pelo que não se havia feito a nomeação de Presidente, e Secretários, que se mandou remetter ao Governo.
De uma carta de Manoel Joaquim de Oliveira Lage, remettendo 200 exemplares impressos do balanço na receita, e despeza do seu cofre do mez de
Julho próximo passado, que se mandarão repartir pelos Srs. Deputados das Cortes.
De uma consulta da commissão do terreiro, remettendo o balanço do mez de Acosto próximo passado, que se mandou remetter á Commissão de agricultura.
De uma memória anonyma acerca da distribuição das cruzes de campanha, que se mandou remetter á Commissão militar.
De uma carta do Sr. Deputado Manoel Patrício Corrrea de Castro, pedindo algum tempo de licença, por molestia forão-lhe concedidos quinze dias.
De outra do Sr. Deputado Borges de Barros, pedindo continuação de licença, por ainda durar a sua moléstia: forão-lhe concedidos mais vinte dias.
De outra do Sr. Bispo de Castello Branco. participando a sua moléstia, e pedindo o tempo preciso para o seu restabelecimento: forão-lhe concedidos trinta dias.
O Sr. Deputado Borges Carneiro pediu licença para dar conta de uma representação de Rodrigo Pinto Pisarro sobro o que se havia decidido na junta da commissão eleitoral em Villa Real, que podia produzir mui serias e perigosas consequências: mandou-se remetter á Commissão de petições.
Prestou juramento com as solemnidades do regulamento, o Deputado Substituto pela província do Minho, o Sr. José de Magalhães e Menezes.
E o Sr. Deputado Secretario fazendo a chamada, se achou faltarem os seguintes Srs. Deputados, a saber, com licença os Senhores Moraes Pimentel, Moreira, Ribeiro da Costa, Arcebispo da Bahia, Bernardo de Figueiredo, Sepulveda, Bispo de Beja, Bispo de Castello Branco, Ledo, Feijó, Borges de Barros, Lyra, Bettencour, Carneiro, Ferreira da Silva, Fortunato Ramos, Vicente da Silva, Annes de Carvalho, Belfort, Gouvéa Osório , Faria, Moura, Sousa e dilucida, Xavier de franjo, Martins Basto, Sande e Castro, Marcos António, Vergueiro, Araujo Lima, Bandeira, Patrício e sem causa motivaria os Senhores Sarmento, Aguiar Pires, Monteiro da Franca, Almeida Castro, Castello Branco, Rebello, Fernandes Thomaz, Arriaga, Vasconcellos, Mesquita. Presentes 114.
O Sr. Lino Coutinho: - Tenho varios papeis, que pertencem no expediente, ou quaes são relativos ao Brasil, e que os não tenho apresentado antes, por ter estado nas Caldas, centre estes uma representação da minha província, que peço ao Sr. Presidente haja de a mandar ler hoje mesmo, e que depois se mande imprimir. Peço também que depois da leitura da representação, se me permitia fazer uma indicação.
O Sr. Presidente: - O expediente já foi lido. Com tudo o Congresso dirá se deve ou não lêr-se.
Alguns Srs. Deputados, lêa-se, lêa-se,
O Sr. Presidente: - Parece que está assignada por bastante numero de cidadãos.
O Sr. Lino Coutinho: - Está assignada por 1411 cidadãos todos proprietários, empregados públicos, militares, derigos, mestres de officios, etc., etc.
O Sr. Pessanha: - Opponhomo-me a que se lêa o requerimento. Estar elle assignado por mil e tantas