O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[467]

Para Cândido José Xavier.

Ilustríssimo e Excelentíssimo Senhor. - As Cortes Geraes e Extraordinárias da Nação portugueza mandão voltar ao Governo a conta inclusa do brigadeiro Ignácio Luíz Madeira de Mello, governador das aranhas da província da Bahia, datada em 27 de Abril próximo passado, e transmittida hoje ás Cotes pela Secretária de Estado dos negócios do guerra, na qual remette os concelhos de investigação a que mandará proceder pelos acontecimentos que alí tiverão lugar desde 16 até 21 de Fevereiro do corrente anno, e representa a situação em que ficou aquella província.
Deus guarde a v. Exc.ª Paço Cortes em 15 de Junho de 1822 - João Baptista Felgueiras.

Para o mesmo.

Illustre e Excellentissimo Senhor. - As Cortes Geraes e Extraordinárias da Nação portuguesa, approvando a proposta feita pelos Deputados Secretários em sessões de 10, e 15 do corrente mez, segundo o artigo 5 do decreto do 1. Deste mesmo mez, nomeário para a secretaria dos Cortes officiaes os officiaes da Secretária de Estado dos negócios da gerra, Manoel Hypolito Gomes da Silva, Ambrózio Gregório Pereira, e João António Celestino; amanuense de primeira classe, o official que foi da extincta secretária da auditória geral do execício, Joaquim Ignácio Maciel; e amanuenses de Segunda classe o escrivão que foi do almoxarifado do extincto hospital militar do Bastos António, António Justino Moreira, o escrivão que foi dos hospitaes militares, José Luíz Maria de Almeida Bessa, e o escriturário que foi da contadoria dos mesmos hospitaes militares, António Maria Teixeira de Moura Furtado; os quaes ficão gozando dos direitos, e consideração que respectivamente lhes compete aos termos do citado decreto. O que V. Exc.ª levará ao conhecimento de Sua Magestade.
Deus guarde a V. Exc.ª Paço das Cotes em 15 de Junho de 1822. - João Baptista Felgueiras.

Para o mesmo.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - As Cortes Geraes e Extraodinárias da Nação portugueza havendo definitivamente deliberado sobre a organização da Secretaria das Cortes, e nomeando os seus empregados; mandão communicar a V. Exc.a, que fica despedido do serviço da mesma Secretaria e official da Secretaria de Estado dos negocios da gerra, José Maria de Salles Ribeiro, que nelle tem sido empregado desde Outubro de 1821, na fórma da ordem de 18 do mesmo mez; havendo procurado sempre desempenhar sues deveres comzelo, honra, e assiduidades, durante todo o tempo daquella comissão. O que participo a V. Exc.ª para sua intellegencia.
Deus guarde a V. Exc. Paço das para sua intelêngia.
Deus guarde a V. Exc. Paço das Cortes em 15 de Junho de 1832. - João Baptista Felgueiras.

Para Silvestre Pinheiro Ferreira.

Ilustríssimo, e Excelentíssimo Senhor. - As Cortes Geraes e Extraordinárias da Nação portugueza approvando a proposta feita pelos Deputados Secretários em sessão de 10 do corrente mez, segundo o artigo 5.º do decreto do 1.º desde mesmo mez nomearão official da Secretaria das Cortes, o Official da Secretaria de Estado dos negócios estrangeiros, António Xavier de Abreu Castello Branco, o qual fica gozando dos direitos e consideração que respectivamente lhe compete nos termos citado decreto. O que V. Exc. Levará ao conhecimento de Sua Magestade.
Deus guarde a V. Exc. Paço das Cortes em 15 de Junho de 1822. - João Baptista Felgueiras.

Para Ingnácio da Costa Quintella

Ilustríssimo e Excelentíssimo Senhor. - As Cortes Geraes e Extraordinárias da Nação portugueza havendo definitivamente deliberado sobre a organização da Secretaria das Cotes, e nomeado os seus empregados: mandão communicar a V. Exc. Que ficão despedidos do serviço da mesma Secretaria os officiaes Manoel Norberto da Silva Cezar, e João Torcato Soares, o official supranumerário Germano Alexandre Queiroz Ferreira, e o praticamente Manoel Norberto da Silva Cesar Junior, todos da Secretaria de estado dos negócios da marinha, que naquelle serviço tem sido empregados, o 1.º, 2.º, e 4.º desde Outubro, e o S.º desde Setembro de 1821, na forma da ordem de 18 de Outubro do mesmo anno; havendo uns e outros procurado sempre desempenhar sues deveres com zelo, honra e assiduidade durante todo o tempo daquella commissão. O que participo a V. Exc. Ara sua intelligencia.
Dues guarde a V. Exc. Peço das Cortes em 15 de Junho de 1822. - João Baptista Felgueiras.

Relator - Gaslvão

SESSÃO DE 17 DE JUNHO.

Aberta sessão, sob a presidência do Sr. Gommes Durão, leu-se a acta da antecedente, que foi approvada.
O Sr. Secretário felgueiras deu conta do expediente mencionado os papeis seguintes:
1.º Dois officios do Ministro do marinha, remetendo as partes do registo do porto tomado no dia 15 do corrente mez á galera portugueza. Princeza de Brazil, vinda do Rio de Janeiro, e aos bergantis portuguezes Trocador e Silveira, vindos, aqulle da Bahia, e este de Angra; de que as Cortes ficarão inteiradas.
2.º Outro officio do Ministro da Fazenda, remetendo os mappas apresentados pelo provedor da casa

TOMO VI Mmm