O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[259]

No dicto de 4 de Outubro do dicto anno, sahindo do Terreiro 991 Moyos, e 8 Alqueires, só forão do Reyno, e Ilhas 20 Moyos, e 30 Alqueires.

No dicto de 11 do dicto mez e anno, sahindo do Terreiro 904 Moyos, e 41 Alqueires, só forão do Reyno, e Ilhas 22 Moyos, e 12 Alqueires.

No dicto de 18 do dicto mez e anno, sahindo do Terreiro 38 Moyos, e 38 Alqueires, só forão do Reyno, e Ilhas 20 Moyos, e 12 Alqueires.

E em muitos mais Mappas vos poderia fazer o exemplo; porem não quer a Commissão abusar da vossa attenção.

A Commissão de Agricultura assevera que nenhuma cousa influio tanto para o desgosto dos Portuguezes, sua infelicidade, e convicção da sua total desgraça, como a fome, e a pobreza no meio da abundancia dos fructos, e generos Cereaes.

Todas as providencias tem sido interinas, e até á installação das Cortes; são reservadas por tanto ao vosso patriotismo, e á vossa sabedoria o fazer Leys que salvem a Nação, que tantos titulos tem a admiração do Mundo inteiro. A' Commissão de Agricultura pertence apresentar o projecto de Decreto sobre generos Cereaes, como urgente medida para bem da Estado. Sallão das Cortes 12 de Março de 1821. - Francisco de Lemos Bettencourt - Bento Pereira do Carmo - Francisco Soares Franco - Antonio Lobo de Barbosa Ferreira Teixeira Gyrão - José Carlos Coelho Carneiro Pacheco - Francisco Antonio de Almeida Moraes Peçanha - Pedro José Lopes de Almeida.

***