O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DAS CORTES GERAES E EXTRAORDINARIAS DA NAÇÃO PORTUGUEZA.

NUM. 38.

Lisboa, 21 de Março de 1821.

SESSÃO DO DIA 20 DE MARÇO.

Leo-se e approvou-se a Acta da Sessão antecedente.

LEO o senhor Secretario Feigueiras hum Officio que recebera do Ministro Secretario de Estado dos Negocios do Reyno, remettendo a Memoria offerecida pelo Bacharel José Maria Xavier Cobellos de Andrade, que foi remettida á Commissão a que já o tinhão sido os demais papeis relativos ao mesmo assumpto,

Leo-se, e mandou-se fazer honrosa menção da seguinte Carta de felicitação, e prestação de homenagem ás Cortes:

CARTA.

Illmo. Senhor. = O Senado da Camera de Villa Boim, Comarca de Villa Viçosa, em seu nome, e (se acaso lhe he permittido) como orgão de todos os habitantes da mesma Villa, parte componente da Nação Portugueza, com todo o respeito, e acatamento devido ao Sabio, e Illustre Congresso Nacional, onde a mesma Nação se acha dignamente representada: tem a honra de levar a Respeitavel Presença do mesmo as mais energicas expressões, e verdadeiras demonstrações de seus puros votos de congratulação, regozijo, e jubilo, pelo plausivel motivo da installação do Soberano Congresso Nacional: E reconhecendo a Augusta Soberania tão dignamente nelle existente, e a soliicitude, zelo, Patriotismo, e Desvelo com que todos, e cada hum dos Illustres Deputados, seus dignissimos Membros incançavel, e incessantemente se empenhão em procurar avidamente o bem geral da Nação, remediar os males da aflicta Patria, attender, e ouvir as justas queixas, e representações dos Povos, deferindo a todos, com a mais recta, e imparcial justiça: Desde já com a maior submissão, renovão o Sagrado Juramento de obediencia, lealdade, firme adhesão, respeito, e fidelidade ás sabias deliberações das Cortes, e feiamente augurando o bom exile de huma bem fundada Constituição, anhelão o momento de ver estabelecidas as patrias Leys, que hão de hum dia minorar, ou extinguir os males que experimentão. Por isso: Rogão humildemente a V. Sa. se digne pôr na Respeitavel Presença do Illustre Congresso os seus puros sentimentos, certificando-o igualmente das preces, que de continuo dirigem ao Ente Supremo para que illustre, e illumine sua sabedoria, e prospere a Causa commum da Nação. Villa Boim em Camara de 14 de Março de 1821. Deos guarde a V. Sa. muitos annos. - Illmo. Senhor João Baptista Felgueiras. M. Secretario das Cortes Geraes, e Extraordinarias da Nação - O Juiz Presidente Leandro Antonio Cordeiro - Vereadores Antonio Rosado Mayo - Felix Nunes de Andrade - Joaquim José de Carvalho - O Procurador Luiz de Sequeira - O Escrivão da Camera Bernardo José da Fonseca.

Leo o mesmo senhor Felgueiras outro Officio que recebera do Marechal de Campo Governador das Armas da Provincia da Beira, com diversos papeis e informações, que forão remettidos á Regencia.

Apresentarão-se as seguintes Memorias:

1.º Offerecida pelo Cidadão Jeronymo Vaz Vieira da Sylva Mello e Napoles, sobre a leitura dos Bachareis, maneira de consultar os lugares, e de tirar as residencias, e varios pontos de justiça. Foi remettida á Commissão de Legislação.

2.ª Oferecida por João Henriques de Sequeira, e com o titulo de - Banco de Soccorro, ou Banco