O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[351]

reira Tavares Salvador, faz huma exposição, que já remettêra ao antigo Governo, em 20 de Agosto de 1818, sobre a Agricultura de Coruche, e Benavente, que são as duas serras de maior lavoura daquella Comarca. Ella foi mandada ao Superintendente da Agricultura, o qual incumbio que respondesse o Juiz de Fora da Villa de Benavente, ouvida a Comera, e os Lavradores mais intelligentes. Destas multiplicadas informações resulta o seguinte relatorio.

Os campos de Coruche e Benavente são os mais fecundos deste Reyno na producção de trigo, e outros cereaes; as inundações do Tejo, e mais ainda da Ribeira que os atravessa, os fazem excessivamente productores; porém tal he a ordem da natureza, que o mal tem a sua origem naquillo mesmo que faz o bem.

Se as inundações beneficião estes campos, e cada hynverno vão supprir-lhe as perdas, que lhes causa a continua vegetação das sementeiras, as mesmas inundações reduzidas acorrentes arrebatão grande parte das terras productivas, convertem em alborções huuma porção do terreno cultivavel, e ordinariamente affogão as sementes, e sementeiras, e a um dos campos de mais prodigiosa producção, vem a causar a fome, e a desolação do Cultivador. São tão consideraveis estes damnos, que se póde affoutamente prognosticar, que antes de meio seculo deixará de existir Benavente, se alguma providencia de primeira ordem não sustentar a sua conservação; e visto que os seus habitantes vivem exclusivamente da Agricultura, e que para a manutenção desta não ha outro meio senão a obra, que se propõe; he demonstrada a sua utilidade, ou antes necessidade, e quanto he digno este objecto da prompta, e paternal consideração do Soberano Congresso, para não ser inutil o remedio pela demora da applicação. Na verdade estes males, ainda que produzidos pela ordem irresistivel da natureza, são remediaveis pela maior parte; as mãos dos homens bem applicadas, terá derigido, e até obrigado grandes forças physicas dos entes. Os Elementos, que hum momento podem mudar a face da terra, vem muitas vezes quebrar a sua furia diante das obras dos homens, dirigidas peio sublime pensamento; de maneira que se bem considerarmos o Globo, que habitamos, podemos sem temeridade affirmar, que dos trabalhos dos homens he que elle tem recebido grande parte das alterações que a sua superficie nos apresenta.

Se pois se applicar alguma força a melhorar aquelles campos, ha de conseguir-se o fim que se pertende. O projecto consiste em abrir huma Valla, ou Rio novo unicamente da extensão de legoa e mea Portugueza, que dá com pouca differença em 2250 varas de Vallador. Parece sufficiente tanto para a navegação, como para o despejo das inundações, que se pertendem evitar huma Valla de 40 palmos de bocca, e 15 de fundo; porque este crescendo na sua ametade com a terra, que se tira, e que faz dos lados dous fortissimos vallados, vem a ser consideravel, e em muitos sitios já cavados pelas agoas este trabalho está meio feito. He alem disso preciso construir huma ponte no sitio chamado do Pego da Pontinha, a qual basta que tenha tres arcos, e só hum maior para facilitar o transito das Embarcações; póde aproveitar-se hum que existe no sitio indicado, assim como a pedra de huma boa parte da ponte chamada Nova que já he inutil, e muito mais o fica, mudada a corrente do rio; de modo que a construcção da ponte he obra de pouca despesa.

A Commissão de Agricultura vê com prazer inexplicavel, que o santo amor da Patria lavra em todos os corações Portuguezes; que os homens illustrados vem derramar as suas luzes no meio deste Soberano Congresso, onde esperão que sejão acolhidas, e reforçadas como hum foco, para tornarem a diffundir-se mais brilhantes em todo o Reyno. Ella não pedia deixar de estimar, e receber hum Projecto, que tende tão visivelmente a melhorar a sorte de huma Comarca inteira, e do Publico, porque produz tres vantagens importantíssimas. 1.ª Desecar as agoas putridas de alguns paúes, cujos miasmas pesliferos derramão (assim como de todos os outros) as doenças, e a morte por todas as Povoações visinhas; só por esse lado da saude Publica se deverião emprehender similhantes obras. Na resposta dada pelo Juiz de Fora de Benavente, se acha a triste relação seguinte: no anno de 1818 nascerão naquella Villa 99 Pessoas, e morrerão 152 - em 1819 nascerão 92, e morrerão 166 - em Abril de 1820 (data da resposta) já a proporção dos mortos era maior que nos annos antecedentes; de maneira que, a não ser renovada constantemenre a população da Villa por homens que vem annualmente das Provincias do Norte, ella ou teria acabado, ou estaria proxima á sua total ruína. Igual, e fatal sorte tinha Salvaterra antes da abertura, e fabrico do Paul de Magos, e extincção da lagoa da Donzella, e que agora por similhante beneficio se augmenta em população, e producção de cereaes, nascendo em 1819, 108 - e morrendo 47 - sendo Salvaterra mea povoação de Benevante.

2.ª Augmentar consideravelmente a quantidade dos grãos cereaes; estes campos são muito pingues, e extensos, e a sua producção excellente, porque são de continuo beneficiados pelos agentes mais poderosos da vegetação. Compare-se huma Lavoura das boas terras productivas dos altos, como os de Aviz, ou de Fronteira, com outra das Varzeas de Coruche, de Benavente, ou da Ribeira do Lado, e vêr-se-ha que estas produzem cem moyos de trigo em huma extensão de terra 50 vezes mais pequena que a dos altos. Que será nas terras de inferior qualidade, como são a maior parte?

3.ª A terceira vantagem he tornar navegavel num canal pelo interior do Paiz, até duradouro; o que não só he de summo proveito para os moradores, e para os donos dos predios, mas para os Habitantes da Capital, porque mais facilmente ahi se levarão genero da primeira necessidade, especialmente grãos, carrão, e lenha; de maneira que esta importante obra, vem a interessar igualmente a saude dos Povos, a Agricultura, e o Commercio interior do Reyno.

Ambos os Auctores concordão, em que a obra he pouco difficil, porque não ha pedra alguma que cor-

**