O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[525]

to porque se não acha assignado. Mas isto procede só em documentos antigos, e escritos em alguns seculos em que não era usual assignar os documentos, porque realmente ha alguns papeis antigos, que se reputão verdadeiros, e não forão assignados: porém não procede isto (como no caso presente) quando o manifesto he coevo ao tempo em que se disputa a sua ligitimidade, e falsidade: se essas assignaturas pela pratica estão em uso como agora se pratica, pois que essa falta o torna suspeitosissimo, ou ao menos sempre demonstra uma grande precipitação, e inconsideração no seu autor; e a pouca reflexão, e madureza com que o escreveu; e devo notar, que a illustre Commissão não taxou só por isso de suspeito o manifesto; produziu mais fundamentos; e ainda, que podesse dizer-se, que cada um por si não conclue de absoluta necessidade, todos juntos convencem aquella regra - multa segregata non concludunt, tamen conjuncta lenent.
Depois do illustre Preopinante (a quem respondo) ter assim combatido os primeiros fundamentos da Commissão, salta de repente por cima de outros mais ponderosos (talvez sem medo de queimar-se) e vai fazer um furioso [...] ponderado: isto he - as tintas das [...] são muito differentes umas das outras -mesmo porque a Commissão tomou isto por fundamento he porque estes assignantes, ou ao menos uma boa parte delles, se não congregarão para unanimemente, e com deliberação reflectida mostrarem a sua vontade, verificando-se que estas assignaturas forão feitas muito particularmente, e nos seus lares. O illustre Preopinante ponderou, que estos representações só particularmente se podião fazer; porque não havia autoridade legitima que congregasse o povo em massa pura o dito fim. Porém não conhecendo nós essas assignaturas, nem os individuos (talvez fantasticos), que se pertendem inculcar autores dellas devo observar, que os collaboradores de similhante papel não erão dotados do melhor senso, e que para se eximirem á justa censura da Commissão, o poupar-se a um grande trabalho, quando affectárão tantos nomes, tantas e tão differentes letras, talvez obrarião com mais prudencia se se encarregassem somente do primeiro trabalho, e não entrassem no outro de comporem tantas, e tão differentes tintas.
Agora he bem para notar que o mesmo illustre Preopinante se não atreveu a censurar os outros fundamentos da Commissão; fundamentos que ao meu entender não só convencem de suspeito este documento (como ella diz) mas que o demonstrão falso. Como não desejo ser extenso não entro na analyse de todos elles, somente discorrerei sobre um, e vem a ser o que a Commissão offerece na primeira e ultima observação. Diz ella - Este documento escrito em duas folhas de papel ... ambas as quaes se achão muito limpas, e com signal de uma dobra. Diz mais: todas estas folhas de papel em que estão as assignaturas achão-se mui pouco aceadas, tem todas duas dobras, e muitas estão rotas ou no signal das dobras, ou nas margens. - Se isto he assim (como realmente se vê ) ainda poderemos duvidar da falsidade deste documento? Todos sabem que só homens loucos, e sem siso
( e se taes erão os assignantes nenhuma attenção merece a sua representação) he que assignão um papel sem o ler. Já se concedeu, que elle foi assignado em os lares de cada um; mas he certo tambem que cada um em particular o havia de ler, e muito bem examinar, operação mais onorosa, e que tornaria o papel mais defeituoso, do que o das assignaturas; e depois havia de ser dobrado. Consequentemente o manifesto soffreu todas estas operações mil quatrocentas e tantas vezes, que tal he o numero das assignaturas, sendo certo como se disse que ellas forão feitas particularmente e que o papel não foi ao mesmo tempo lido a muitos, assim como não foi assignados. E he crivel que este papel depois de ser manejado por duas mil outo centas e tantas mãos (e algumas se presumo não serião muito alvas) se veja agora limpo, e acêado? Que não tenha mais que uma só dobra? Isto he uma cousa incrivel. Se essas mesmas folhas das assignaturas se achão çujas, e rotas, com muita maior razão o devia estar o manifesto, porque elle foi manejado por maior numero de mãos do que o das assignaturas. Sim eu me explico. Estas assignaturas achão-se em differentes papeis, porque são differentes as residencias dos assignantes. As que são, por exemplo, da Cachoeira só passarão pelas mãos dos assignantes nesta villa e assim os das mais povoações, porque uns não tinhão necessidade de examinar, e ler as dos outros: porém o manifesto havia de ser lido e examinado pelos da Cachoeira, pelos da Bahia, pelos da ilha de Itamaraca, etc. e por consequencia o manifesto he que devia estar muito mais çujo, e rôto, do que os papeis das assignaturas. E o que de necessidade se conclue he, que ou os assignantes não tiverão na mão, não o virão, nem lerão, nem souberão o que assignárão. [...] aliás se virão, e lêrão algum papel não foi o manifesto que se apresenta. E por outra consequencia este sobre, que assentou a indicação foi apendido [...] assignaturas avulsas, e que só se achão por [...] ao manifesto, sem que nelle se encontrem algumas, quando aliàs no fim delle ainda vemos um grande pedaço de papel em branco, aonde de necessidade havião de principiar as assignaturas se fossem verdadeiras, e o manifesto não fosse ali ingerido argumento que ainda mais convence a falsidade de similhante papel. Na verdade he para admirar, que os illustres Deputados do Brasil, que nelle fundarão a sua indicação, aliàs tão atilados, e instruidos, se animassem [...] offerecer á consideração do Congresso similhante [...] papel que, sendo apresentado a qualquer individuo, ainda o mais estupido, vendo-o sem assignaturas, [...] por um fio de retroz, ou uma fita ligado a [...] se não risse, e não mofasse da estupidez do paresentante, e não dissesse logo - isso nada vale, isso he cousa nenhuma. De combater estas razões se não encarregou o illustre Preopinante que impugno; nem encarou os outros argumentos que a Commissão offerece, e eu (como já disse) tambem me escuso de repetir.
Mas quero ainda suppôr (contra a verdade) que esse papel não era apocryfo, e sim verdadeiro. Por ventura revogou elle a primeira procuração pela qual lhe foi concedido que assignassem, e conjunctamente com os mais Deputados fizessem a Constituição? Pro-