O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DAS CORTES GERAES E EXTRAORDINARIAS DA NAÇÃO PORTUGUEZA.

NUM. 47.

Lisboa, 2 de abril de 1821.

SESSÃO no DIA 31 DE MARÇO.

LEO-SE e approvou-se a Acta da Sessão antecedente, com a declaração - de que a Ordem para suspensão do Beneplacito ás Bullas infavorem não tem effeito retroactivo, e por isso não com prebende aquellas a que precedeo consentimento Régio.

O senhor Secretario Felgueiras leo:

Hum Officio do Ministro Secretario de Estado dos Negocios da Guerra, incluindo huma Ordem do dia do Exercito, a que pedia approvação do Congresso, e foi remettida, com urgencia, á Commissão Militar.

Outro do Ministro Secretario de Estado dos Negocios da Fazenda, remettendo huma Consulta sobre o terreno inculto reduzido a Marinhas, por Simão da Sylva Laboreiro da Fonseca, para as quaes pede isempção de direitos, e foi remettida ás Commissões de Agricultura e Legislação.

Outro do Intendente Geral da Policia, enviando o Requerimento em que João Luis Herpin pede protecção para hum estabelecimento de Fabricas de reduzir arame, pregarias, e outros similhantes objectos. Foi remettido á Commissão de Manufacturas e Artes.

As seguintes Cartas de felicitação, e prestação de homenagem ás Cortes:

CARTAS.

PRIMEIRA.

Illmo. e Exmo. Senhor. = Exulta de prazer esta Camera, ou para melhor dizer, todo o Povo desta Villa, e seu Termo, quando vê reunidas as pessoas de VV. Exas., escolhidas por toda a Nação para tratarem da nossa Regeneração Politica: nós conhecemos o zelo, o patriotismo, o desinteresse, e a sabedoria de VV. Exas., e estamos certos que empenharão todas as suas forças, e todos os seus trabalhos, não só para arrancar a nossa querida Patria dos abysmos, em que huma injusta oppressão a tinha submergido, mas tambem para a conduzir ao cúmulo da sua felicidade. Esta confiança assas bem fundada, até já por muitos factos interessantes á Nação, obriga esta Camera a reconhecer a VV. Exas. por Libertadores da Patria, e atributar a VV. Exas. os puros votos da mais cordial amizade, profundo respeito, e sincera submissão.

Deos guarde a VV. Exas. muitos annos, Monte Mór o Novo, em Camera de 29 de Março de 1821. - O Juiz de Fora, Cypriano Justino da Costa - O Vereador, Valerio Maximo de Brito Carvalho Abreu Pereira - O Vereador, Antonio de Brito Vereador, Manoel da Sylva Lobos - O Procurador, Joaquim José Hypolito Mesejana - O Escrivão da Camera João Joaquim de Mello.

SEGUNDA.

Exmo. Senhor. = Queira V. Exa. fazer-nos a graça de por na Respeitavel Presença do Augusto Congresso Nacional a inclusa demonstração dos patrioticos sentimentos de todos os habitantes desta Villa, que com o Parocho no dia 4 de Fevereiro proximo preterito se reunirão voluntariamente no Templo a entoar oHymno - Te Deum laudamus = depois de lhe ser pelo mesmo explicados os bens que se esperavão; o que já em outras vezes tivera feito sobre o mesmo objecto, e illuminarão as suas casas na mesma noite do referido dia.

*