O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[399]

o martyrio lento, e sepulchros de escravos: a Marinha de Guerra, a Artilheria, e o numerario voarão com a nossa industria, os productos das minas dos antigos Reys, os Diamantes, e Ouro em pó e barra desapparecêrão com a prata, topasios, e raridades, que a prodiga Natureza, e vantajoso Commercio havia depositado em nossas mãos, sem que de tudo isto tirassemos vantagens, em quanto a Inglaterra nas suas minas de carvão encontrava os solidos fundamentos da sua prosperidade. O total abandono da Agricultura, e fabricação nos constituía em absoluta dependencia, e carecedores dos generos e manufacturas Estrangeiras. E finalmente hum vasto hospital sem recursos, hum cemiterio pela maior parte deserto, ta he o Paiz reduzido de preposito a pouco mais de Zero pela rançosa politica de Caderneta exercida com devoção para conter os Povos na oppressão, e victimas da da systematica venalidade, observando com mágoa Empregados, e Funccionarios publicos sem contas, nem responsabilidade.

Vós, illutres Senhores quando projectais, e delegais Commissões, dais claro testemunho das medidas energicas, que se devem observar em hum Paiz saqueado, e perdido, e sabeis melhor que nós, que o liberalismo methodico nascido na Grecia, creado em Roma, desenvolvido no Norte vai erigir-se sobre as Ruinas de Machiavel, adorado nas Hespanhas: Portugal trabalhando com efficacia commetteo ao vosso distinctissimo merito, e virtuoso heroismo essa importante obra da Constituição, Codigo Civil, e Militar claro, e systematico com todos os regulamentos, e reformas que devem constituir o edificio da salvação politica de que huma Nação hoje submergida, e abandonada tanto necessita, e de vossa bem conhecida firmeza, e esforços espera a ultimação da sua prosperidade.

O Congresso de Leybach em contradicção comsigo meamo nega a soberania essencial das Nações para a conceder aos Reys, que só a gozão derivada; temem Constituições Nacionaes sem temerem sacrificar-se a si, e as Nações no infame altar dos Favoritos, nem os accidentes da Historia Ignoramos pois aonde vão beber seu direito; aos Filhos de Adão, de Noé certamente não, por que essas Soberanas Dynastias do genero humano forão confundidas no cáhos dos seculos: elles são tão modernos, que não saberão dizer qual fosse a sua linhagem no oitavo seculo: se pertendem o Direito transferido de Deos, e dos Patriarchas primitivos, confundem as Dignidades com os Dignitarios; aquellas são instituidas por Deos, e estes nomeados pelos homens, isto que a Historia comprova quando nos apresenta todos elles elevados aos Thronos por eleição, conquista, herança, ou doação naquelles tenebrosos tempos, em que o Direito positivo, atropelando os direitos inprescritiveis do homem, e Nações, habilita os Reys para dispôr dos Reynos e Povos, como de herdades, ou manadas. A Nação religiosa, e civilizada, que derribou o Imperio Turco pela descoberta do Cabo, e Mares do Sul: Esta Nação que descobrio, e frequentou primeira novos portos, dobrou Cabos em nome, calculou desconhecidas; correntes, descobrio, e povoou Ilhas, e Regiões,
familiarizando Nações barbaras como os Europeos foi a primeira auctora da superioridade, que elles tem gozado nas tres partes do Mundo conhecido: Esta Nação que, em quanto os Continentaes se entre tinhão em guerras intestinas, tratava de propagar com o Evangelho a civilização ás Nações Idolatras; que pela sua intrepidez, politica, e doçura obrigava os maiores Imperadores, e Reys, a sollicitar allianças, e a offerecer tributos, esta grande Nação triunfou sempre desses grandes poderes, sacudindo o jugo dos Filippes, e de Napoleão, e não succumbir á victima do jugo, e oppressão. Portugal he, e será versado era emprezas de liberdade testemunhadas modernamente com espantoso, e universal entusiasmo na Graça Nova, e Douro onde retumbárão os ecos de seus direitos, sem que todavia hum tal enthusiasmo excedesse os limites da moderação, e boa ordem, manifestando toda a Nação o maior prazer, e firme adhesão á Causa Commum.

Completai illustres Senhores a obra, que tão dignamente emprehendesteis, e que tendes desempenhado com bem sorteados esforços reconhecidos, e louvados por toda a Nação.

Ao mais leve aceno vosso promptas estão nossas vidas, e possibilidades, contai com ellas, com os corações, e gratas memorias da posteridade, sem duvida agradecida aos trabalhos de seus Regeneradores.

Taes são os verdadeiros, e puros sentimentos, que patenteão o Juiz de Fora, e mais Camaristas desta Villa por si, e forno orgão do Povo que representa.

Monchique do Algarve aos 17,de Março de 1821. - O Juiz do Fora, Luiz de Abreu Gomes - Primeiro Veriador, Antonio Duarte Sylva - Segundo Veriador, José Ignacio Furtado - Terceiro Veriador, José dos Roys Marruros - Procurador, Francisco Callapos - O Escrivão da Camera, Ildefonso José Coxedo.

SEXTA.

Illmos. e Exmos. Senhores. - A Camera, Nobreza, e Povo de Monte Longo bem persuadidos da feliz epocha, em que vivem, e do direito que tem a pedirem o melhoramento da sua sorte: tem a honra de porem na presença de ião illustre como sabia Assemblea a urgente necessidade que ha ou de providencias dadas ácerca do consumo das suas vitellas, ou de num final termo aos incalculaveis gados que da Galliza entrão neste Reyno: sim Illmos. e Exmos. Senhores, compõe-se este concelho e suas visinhanças de apeitadas fazendas, e pobres lavradores, que não podem apascentar mais do que 3, 4, e o muito 6 vacas: supponhamos que destas nascem, ao misero lavrador outras tantas vitellas; não as póde este vender para os açougues pela observação em que está, e deve estar a prohibição ha pouco tempo publicada, tambem as não póde criar sem que lhe falte os meios de subsistencia ao gado do trabalho, ou ao mesmo la-