O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[606]

tado Procurador do leal Senado em Calcutá para fazer entrega do dito despacho, e solicitar a precisa resposta e o mais que fosse necessario a favor das relações commerciais entre Macáo, e Portos Britanicos.
Letra - R - Carta do Governador ao dito Barão, Avizando-se desta Commisão.
Letra - S - Tabella indicativa dos preços do Anfião de Bengalla, e do Norte, e seus resultados.
Letra - V - Requerimento dos negociantes ou moradores de Macáo, que deu logar á presente correspondencia, para se obterem providencias ácerca do commercio do Anfião.
Letra - Z - Manifesto de remessas, e dos navios para a Costa do Malabar.
Letra - Y - Opinião do chefe da real companhia dos Fillipinos na China, comparativa da influencia dos portos Portuguezes na India, sobre o trafico do Anfião.
Letra - K - Considerações amontoadas ás reflexões, que vão notadas nos documentos (letra a - e - t).
Tres copias; uma em numero 5, de officios dirigidos a J. B. Vrmrton, datadop de Macáo de 23 de Novembro de 1819, por José Ozorio de Castro de Albuquerque; outra, em numero 8, de 19 de Dezembro do mesmo anno, ao mesmo J. B. Vrmrton, pelo referido Ozorio; outra, em numero 9, de 3 de Janeiro de 1820, ao Governador de Bengalla sobre a materia referida.
Secretaria das Cortes em 27 de Setembro de 1822. - Joaquim Guilherme da Costa Posser.

Para Ignacio da Costa Quintella.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - As Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação prtugueza mandão restituir ao Governo a Carta transmittida ás Cortes em data de hoje, pela Secretaria de Estado dos negocios da marinha, do official que se acha commandado a charrua Gentil Amerecana, depois do fallecimento do commandante.
Deus guarde a V. Exca. Paço das Cortes em 27 de Setembro de 1822. - João Baptista Felgueiras.

Redactor - Velho.

SESSÃO DE 28 DE SETEMBRO.

Aberta a sessão á hora costumada, sob a presidencia do Sr. Trigoso, o Sr. Secretario Sousa Pinto leu a acta da antecedente, que foi approvada.
O Sr. Secretario Felgueiras mencionou os papeis seguintes.
Um officio do Ministro da marinha, remettendo as partes do registo do Porto tomadas no dia de hontem ao bergantim portuguez Piedade, vindo do Rio de Janeiro, e bergantim inglez, Alice, vindo das Alagoas, e brigae escuna portugueza, Santo Antonio Triumfo, vinda de S. Miguel, de que as Cortes ficarão inteiradas.
Outro do Ministro dos negocios estrangeiros, remettendo a informação pedida por ordem das Cortes, de 23 do corrente, sobre o requerimento de Manoel Ignacio de Brito, que foi mandado remetter á Commissão competente.
Duas felicitações das novas camaras da Arruda, e da Povos, e Meadas, de que se fez menção honrosa.
Mais duas felicitações do juiz de fóra de Lume José de Almeida Pedroso, e do professor de gramatica latina na villa de Arronches, Antonio José Fereira da Rocha, que forão recebidas com agrado.
Uma carta do Sr. Deputado Luiz Paulino Pinto da França, datado em Lessa a 22 do corrente em que accuzava a recepção daquelle dia da ordem das Cortes, que o chamava para a assignatura da Constituição, e expunha-se as causas por que lhe era fisicamente impossivel apresentar-se no dia determinado, de que as Cortes ficarão inteiradas.
Outra do Sr. Deputado Pedro Rodrigues Bandeira, pedindo mais alguns dias de licença para tratar da sua saude; e forão concedidos quinze dias, para depois de jurada a Constituição.
Outra do Sr. Deputado Henrique Xavier Baeta, pedindo pelo mesmo motivo alguns dias de licença; e forão concedidos igualmente quinze dias, para depois do dito juramento á Constituição.
Outra do Sr. Deputado Barão de Mollelos. Em que participa não Ter podido assistir á sessão antecedente por falta de saude, e que pelo mesmo motivo não podia assistir á de hoje, de que as Cortes ficarão inteiradas.
Outra do Sr. Deputado José Homem Corrêa Telles, pedindo trinta dias de licença para fazer uso de remedios, e cedendo a beneficio das urgencias do Estado, do ordenado de carregador do civel da cidade, desde Maio de 1821, em que tomou posse, até ao fim da presente legislatura; concedida a licença para depois de jurada a Constituição, e recebendo o offerecimento com agrado, e que se remettesse ao Governo para o fazer verificar.
Duas representações, uma da camara da villa das Alagôas, e outra com muitasassignaturas, em nome dos Européos emigrados de Pernambuco, que forão mandados remetter á Commissão de petições.
O Sr. Margiochi apresentou um officio que lhe fôra dirigido por Antonio Thomaz da Silva Leitão, com que remettia duzentos exemplares do mappa demonstrativo do resultado das primeiras eleições, para serem distribuidos pelos Srs. Depuatdos, o que se verificou.
O Sr. secretario Barroso leu as duas declarações de voto seguintes, que se mandarão lançar na acta: uma assignada pelos Srs. Borges Carneiro, Manoel Antonio Martins, Marcos Antonio, e Alexandre Gomes Ferrão, que diz - Em 27 de Setembro de 1822 votei contra o parecer da Commissão, que denegava a revista aos negociantes da Bahia, ou seus consignatorios na causa do embargo do tabaco. - outra assignada pelo Sr. Castro e Silva, que dizia - Declaro que na sessão de hontem votei contra o pa-