O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[497]

QUINTA.

A Camera desta Villa de Chaves tendo a satisfação de ver firmada no estabelecimento das Bases da Constituição desta Monarchia, e segurança da Liberdade Civil dos Direitos mais Augustos da Nação, não póde sem huma indesculpavel omissão deixar de manifestar o jubilo, de que se acha penetrada com todos os Povoa da sua dependencia, e de levar ao conhecimento do Soberano Congresso o justo reconhecimento de que todo este Conselho em geral, e os Membros da mesma Camera em particular, se achão possuidos pelo incançavel zelo, aturado trabalho, madura reflexão, e bom acerto, com que os Illustres Representantes da mesma Nação se tem esmerado em consolidar a felicidade da Mãi Patria.

Rogamos por isso a V. Exa. atenciosamente se digne servir-nos de orgão para com o Soberano Congresso na participação do nosso jubilo, e dos nossos agradecimentos.

Deos guarde a V. Exa. Chaves em Camara de 29 de Março de 1821. Illmo. e Exmo. Senhor Presidente das Cortas da Nação Portugueza = O Juiz de Fóra João Manoel de Oliveira = Miguel José Ferreira Montalvio = Justiniano José da Fontoura e Araujo = Francisco Ferreira Sarmento Pimentel = João Manoel d'Oliveira e Figueiredo.

SEXTA.

Illmo. e Exmo. Senhor. = Os maravilhosos e heroicos effeitos que tem decorrido desde o dia vinte e quatro de Agosto até ao presente são huma prova nada equivoca da amplitude dos conhecimentos e idéas do sabio Congresso Nacional, que vendo agonizante Portugal, e ser o objecto da calumnia, oppressão, dependencia, e da desgraça, tomou sobre si hum pezo enorme com o espinhoso exercicio das suas attribuições para fazer banir a origem de tantos males. Aos Dignissimos Membros do sabio Congresso, a Camera desta em seu nome, e nome dos Habitantes della felicita, e lhe presta os mais positivos reconhecimentos, e a mais ingenua gratidão, supplicando a V. Exa. se digne assim faze-lo patente, bem como offerece os seus sinceros votos de adhesão ao bem da Patria, e de submissa obediencia ao sabio Congresso.

Illmo. e Exmo. Senhor Presidente das Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação Portugueza. Deos guarde a V. Exa. por muitos annos como todos havemos mister. Arrayolos em Camara de 4 de Abril de 1821. = Francisco Manoes Pratas, Escrivão da Camara escrevi = O Juiz de Fóra Antonio Pereira d'Azevedo = Joaquim Antonio da Rocha Domam = João José de Almeida Cardoso Valle Moreira = Francisco José da Gama.

SEPTIMA.

Senhor =. A Camera de Abbadim não tendo expressões para significar á Magestade da Representação Nacional, quanto lhe está debitada pelos mui relevantes serviços na organização das Bases da Constituição Politica da Monarchia, e mais uteis reformas da nossa Legislarão, se limita sómente a tributar-lhe o seu humilde reconhecimento, e dos Cidadãos que representa, aos Ceos pedincho pela vida, e saude do Supremo Congresso por dilatados annos para concluida a desejada reforma participarem em descanço da felicidade Geral.

Abbadim em Camara de 29 de Março de 1821. = Bento José Gonçalves, Escrivão da Camera, a escrevi = João Manoel Teixeira = Gabriel Gonçalves Pereira = Domingos José Franco = Manoel José da Costa Carneiro.

OITAVA.

Senhor. = Obsequiosa á Magestade da Representação Nacional, pelo assiduo trabalho, e esmero com que se apura na perfeição da grande Carta da nossa liberdade, a Camera de Refoios de Basto, acabando de jurar as suas sublimes primicias, lhe offerece como em signal de gratidão o humilde tributo do seu reconhecimento, e de quem representa; supplicando aos Ceos, que tão visivelmente tem protegido a nossa Causa, concedão dilatados annos aos Pays da Patria, para em seu seio gozarem, de felicidade que lhe prepárão. Refoios de Basto em Camera de 29 de Março de 1821. - Luiz da Costa Sampayo, Escrivão da Camera a escrevi - O Juiz Ordinario, José Bento Pereira - O Vereador, Francisco José Pereira Trutas - O Vereador, Custodio José Leite - O Procurador, Fr. Nicolão José dos Seraphins.

NONA.

Senhor. - A Illustrissima Junta da Administração da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, que tem a fortuna de residir na segunda Cidade do Reyno, mas a primeira em que raiou o feliz dia da Regeneração Politica deste Reyno para evitar os males, que por causas bem conhecidas nos conduzião ao maior precipicio, e perda da dignidade de huma Nação Heroica desde o seu berço, e que vio principiar o projecto da reforma, tomando por bases inalteraveis a Religião Santa de nossos Pays, e a Dynastia Real do melhor dos Monarchas o Senhor D. João Sexto, acaba no juramento prestado ás Bases da Constituição, de admirar a Alta Sabedoria do Respeitavel Congresso, cujos trabalhos felicitando a humanidade previne a sua fraqueza, e buscando todas aquellas medidas, que devem servir de