O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[ 524]

José Ribeiro.

Não tem Assignatura, sem direcção.

Habitantes do Alto DOUJO.

Commissão de Agricultura.

Negociantes da Villa da Figueira.

A Commissão do Commercio.

Manoel Raymundo Telles Moniz Corte Real.

A Commissão Estatistica.

O senhor Secretario Felgueiras leo quatro Officios do Ministro Secretario do Estado dos Negocios do Reyno: 1.° remettendo a Collecção de Legislação Portugueza, enviada pela Relação e Casa do Porto, que se mandou para a Commissão de Legislação: 2.° Remettendo varios papeis sobre Pescarias, relacionados n'huma Consulta da Junta do Commercio que os acompanha, e forão mandados para a Commissão de Pescarias: 3.º remettendo os Autos, e Papeis relativos á questão entre o Reyno da Igreja de N. Senhora de Carquere, e D. Theodora Joanna da Costa Pinto, e seu filho, que se mandarão para a Commissão de Legislação: 4.° remettendo a Consulta e documentos pertencentes ao Requerimento da Camera de Braga ácerca da criação dos expostos, pagamento, e regulamento desta instituição, que forão mandados para a Commissão de Fazenda.

O mesmo senhor Secretario lêo tambem hum Officio do Ministro Secretario de Estado dos Negocios da Fazenda, remettendo a Consulta do Conselho da Fazenda, sobre providencias relativas a Contrabandistas, que foi mandada para a Commissão de Fazenda.

Lèo mais o mesmo senhor Secretario as seguintes Cartas de felicitação e prestação de homenagem às Cortes:

PRIMEIRA.

Senhor. - A Camara de Ponte de Lima, em seu nome, e no de todos os Povos da Villa, e Termo, tem a honra de hir á Augusta Presença de V. Magestade ratificar os seus votos de adhesão ao novo systema Administrativo, e da mais fiel, e cega obediencia às Leys, e Ordens que demanarem do Soberano Congresso das Cortes da Nação: congratulando-se de verem já firmada a sua futura felicidade pelas furadas Bases da sabia Constituição que se lhes prepara; e que todo o Reyno deseja, e anciosamente espera ver em breve promulgada.

A Camara, e os habitantes de Ponte de Lima mostrárão claramente o espirito que os anima, na madrugada do dia 26 de Agosto passado, apresentando-se voluntariamente na Praça em frente da Tropa, aplaudindo a Proclamação Militar, executada por ordem do Brigadeiro Antonio Lobo Teixeira de Barros, dirigida ao interino Commandante do Batalhão de Caçadores N.° 13, Manoel Joaquim de Menezes. O mesmo espirito mostrárão nos dias seguintes na occasião do juramento, que foi celebrado com publicas demonstrações de alegria: e até hoje a sua conducta não tem sido desmentida; o que prova com evidencia que a demora em terem patenteado a V. Magestade os seus Patrioticos sentimentos só tem procedido de hum respeitoso acanhamento de que forão despertados por outras Camaras do mesmo Reyno.

Os Representantes confião de V. Magestade que lhes fará a graça de acredita-los, e de acolher benignamente seus humildes votos.

Deos guarde a V. Magestade por dilatados annos como Portugal ha mister. Ponte de Lima em Vereação de 4 de Abril de 1821 - O Juiz de Fora Presidente Francisco José de Sousa Miranda - O Vareador João de Barros Barbosa Abreu e Lima. - O Vereador Joaquim de Brito Rocha = O Vereador Antonio de Sá Sotto-maior - O Procurador José Custodio da Silva Guimarães - O Escrivão da Camara Bernardo Antonio Corrêa.

SEGUNDA.

Senhor, = O Juiz, Vereadores, e mais Officiaes da Camera da Villa de Punhete, a baixo assignados, tem a mais destincta honra e a mais particular complacencia de levar á alta consideração de S. Magestade os decididos votos de feliditações, obediencia, amor, e fidelidade que protestão ao Soberano e Augusto Congresso Nacional pela plausivel e alegre conjuctura para toda a Nação de brilhar á entre nós a benefica luz, que tanto nos aclarece e beneficia na ditosa Regeneração Politica, saudavel manutenção dos direitos genericos e individuaes dos Cidadãos. Os patrioticos e cordiaes sentimentos, que sempre animarão a mesma Camera? mais se exultarão depois da prestação do juramento às sagradas Bases da Constituição Lusitana, as quaes juramos manter intactas e inviolaveis, pois nos trazem importantissimas reformas e bens, que já se conhecem refluir a proveito de vasto Corpo do Estado: e que nos evidencèião beneficios admiraveis, e transcendentes resultados. V. Magestade arredando de antemão tenebrosas nuvens, que poderião enluctar e escurecer o nosso horisonte politico, fazendo roer de raiva e inveja o monstro na Anarchia por não ter asylo neste harmonioso Paiz, e legislando tão digna e sabiamente, parece tem sempre decretado em nome da Natureza, assegurando-nos o verdadeiro Pacto Social, e abolindo os sacrificios humanos. Tudo o que o Povo Portuguez experimenta no seu melhoramento lhe faz annunciar hum universal e espontaneo grito de reconhecimento e gratidão, a quem esta Camera do mais bom agrado se une, renovando o acatamento e respeito, com que anhela, e deseja mostrar os sinceros protestos da sua verdadeira vassallagem e adhesão ao Augusto e Soberano Congresso Nacional, á Constituição, ao nosso amabilissimo Rey, e á sua Real Dynastia. Punhete em Camera de 7 de Abril de 1821. - O Juiz Presidente da Camera, Honorio Freire Reboxo Peixoto da Parada - O Vereador mais velho, Simão Nicoláo Ferraz - O Vereador, João Ferreira de Sousa Neves - O Vereador, José Antonio da Vesitação. - O