O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[ 538 ]

rá reciprocamente nocivo; mas pôr em concurrencia a industria d'hum paiz que tem huma grande divida publica, e pesados tributos, e no qual o preço do trabalho deve necessariamente ser alto, com hum numero indeferido de outros paizes, que tem melhores terras, e melhores climas sem as mesmas vexações, será por certo hum grande ero. Além de que, nenhum paiz com certa extensão de territorio, e que póde com alguma diligencia obter dentro em si mesmo o seu necessario alimento, obrará com acerto se se subjeitar á dependencia dos outros relativamente á sua subsistencia.

O principio pois que a equidade aconselha he impor hum tributo protector em todas as producções da agricultura estrangeira, em ordem a que o seu preço seja tão alto como o que elles tem na Grão-Bretanha em tempo de fertilidade ordinaria; e diminuir gradualmente este tributo á proporção que o preço levantar; mas ainda assim mesmo dando huma preferencia decidida aos productos do Reyno Unido.

A importação e exportação dos grãos, e outras producções da agricultura, ou sejão livres de tributos, ou modicamente taxadas, podem só ter lugar entre Nações, cujo valor de moeda he o mesmo; que soffrem tributos iguaes; que desfructão o mesmo solo, e clima; e vivem em amizade reciproca.

Até aqui o Auctor citado.

Este foi o arbitro que tomou o Parlamento Inglez.

Pergunto eu agora: são as nossas circunstancias taes que a nossa policia relativamente aos Cereaes deva ser differente da da Grão-Bretanha? Eu digo que não: e digo mais, que as nossas circunstancias ainda mais fortemente nos aconselhão a adopção de medidas taes como as propostas no projecto. A Inglaterra he hum paiz tão manufactureiro, e commerciante como agricultor: hum paiz cheio de fabricas, e que desfructa hum commercio extenso, nunca póde recear consumo, e consumo vantajoso para os productos da sua agricultura; a mesma introducção das fabricas he o meio mais directo de promover a primeira das artes, por isso mesmo que abre no proprio paiz hum mercado prompto aos generos da producção agricola: apezar disto, a Inglaterra adoptou huma escala de impostos similhante á que propoz a Commissão, porque sob pretexto de fornecer pão barato aos fabricantes, não quiz arruinar os lavradores: nós porém que não temos fabricas, e mui pouco commercio; que apenas temos huma agricultura decadente havemos de admittir francos, ou com modicos direitos os generos cereaes estrangeiros? Na verdade quem tal aconselha está allucinado, e não attende que promove directamente a ruina do paiz; porque, que industria poderá subsistir que não offereça hum lucro rasoavel, e retroceda sobre os capitaes? Mas dizem-nos, o povo quer o pão barato: e quem he esse povo? os jornaleiros, os artifices; e quem emprega esse povo? he a Nação cuja grande maioria he composta de agricultores: mas se para se fornecer pão barato ao povo se arruinarem os lavradores, quem fornecerá aos artifices, e jornaleiros os meios de comprar o pão barato? não sei: indique-o quem sustenta aquell'outra opinião.

Esta mania de ter pão barato, quero dizer, por hum preço que desanime o agricultor; esta mania que arrancou ao Senhor D. João 4.° a illimitada franquia dos grãos estrangeiros em Portugal; esta mania que tem sido huma com-causa poderosissima da decadencia da nossa agricultura, causou já nos tempos passados a ruina da Italia na declinação da Republica Romana, e imperio dos Cesares: o povo Rey quiz ter pão, por baixo preço, e mesmo de graça; empregou-se o producto dos tributos das provincias em comprar pão no Egypto, para o distribuir aos Cidadãos Romanos segundo os seus desejos; mas que resultou daqui? o agricultor Italiano perdendo no seu grangeo, porque a venda do pão com tal concurrencia não he pagava o trabalho, desamparou os campos, que sé tornarão habitações de feras, recolhendo-se á Capital para mendigar hum triste sustento, e inuteis espectaculos: Panem et Circenses.

E quando, no seculo de Augusto, Tito Livio fez a comparação entre o estado em que se achavão as visinhanças de Roma, e o que tinhão sido nos primeiros tempos da Republica, não duvida affirmar, que parecia fabuloso tudo quanto os mais authenticos monumentos attestavão ácerca da grande população da quelles paizes aliás tão favorecidos pela Natureza, e donde tinhão sahido os vencedores do mundo.

A adopção da medida proposta pela Commissão d'Agricultura he tanto mais urgente quanto he espantosa a inundação de generos cereaes, que nos ameaça da parte dos estrangeiros: eu acabo de receber d'hum respeitavel Negociante a seguinte relação apresentada á Camera dos Communs de Londres no principio de Março passado, relativa aos dictos generos, que se achavão em franquia na Inglaterra sem se poderem alli consumir, em quanto os preços não subissem quasi 50 por cento sobre os correntes; porque o preço medio dos generos em franquia, segundo as ultimas noticias, era de 54 schillings por quarter; e o da admissão devia ser 80 schillings.

Quantias existentes.

[Ver tabela na imagem]

A Relação supra he official e assignada no dia 27 de Fevereiro por William Irvins Inspector das importações, e exportações de grãos. Tudo isto, ou grande parte se destina para Portugal.

Na Dinamarca está a cevada tão barata que se estão apromptando varias cargas, que com frete, seguros, e todas as despesas posta aqui não excede 200 reis por alqueire.

O mesmo Negociante me affirmou, que se offerecia trigo a 200 reis por alqueire na fronteira da Hespanha; e estão abarrotados os nossos celleiros!

Se a minha opinião a respeito da equidade da escala merece ser attendida; eu ousarei affirmar por experiencia, como já tive a honra de expor ao Congres-