O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DAS CORTES GERAES E EXTRAORDINARIAS DA NAÇÃO PORTUGUEZA.

NUM. 56.

Lisboa, 13 de Abril de 1821.

SESSÃO DO DIA 12 DE ABRIL.

Leo-se, e approvou-se a Acta da Sessão antecedente.

O senhor Secretario Felgueiras lêo as seguintes Cartas de felicitação, e prestação de homenagem ás Cortes:

PRIMEIRA.

Illmo. e Exmo. Senhor. A Camera de Portalegre, em seu nome, em o dos Cidadãos, que representa, tem a honra de fazer ao Soberano Congresso suas respeitosas felicitações, e de offerecer submissamente o devido tributo de sua homenagem, obediencia, e sincera adhesão, desejando que Deos guarde por muitos annos aos Illustres Representantes da Nação Portalegre em Camera de 1821. Illmo. e Exmo. Senhor Presidente das Cortes Geraes, e Constituintes da Nação Portugueza. = O Juiz de Fora, Antonio de Abranches Lobo de Figueiredo - O Vereador, Joaquim Achioli da Fonseca Coutinho - O Vereador, Joaquim Ignacio de Carvalho - O Procurador do Conselho , Bento Mendes Fossa.

SEGUNDA.

Senhor. = A Camera da Villa de Penella, animada dos mais sinceros, e respeitosos sentimentos pede licença para felicitar o Soberano, e Augusto Congresso Nacional, não só por sua feliz, desejada, e preciosa Installação, mas tambem pela Alta Sabedoria de suas previdentes deliberações, as quaes tendo sempre em vista o estabelecimento da Ventura, e prosperidade, de que he capaz, e deseja a Nação Portugueza, firmada em seguros alicerces, promettem os mais lisongeiros resultados pelas reformas, que a pouco e pouco vão calando sobre nossas Instituições Politicas.

Senhor, a Camera depois de offerecer o tributo da sua adhesão no Soberano Congresso Nacional, pede sejão acceitas suas felicitações, e promette ser sempre coherente com seus protestos, e juramentos em tudo o que for a bem da Nação, e da Patria.

Penella 2 de Abril de 1821. = O Presidente, José das Neves Mascarenhas Mello - Manoel Joaquim Xavier - João Pires Almeida Freire - D. João de Alarcão AVasques Sarmento - Luiz Guilherme Peres Furtado Galvão.

TERCEIRA.

Senhor. = O Senado da Camera da Villa de Frades, tendo prestado com o Reverendo Parodio da Freguezia da mesma Villa o juramento de adherir, e obedecer ás Bases da Constituição Politica deste Reyno, que V. Magestade ha Decretado, leva á presença do Soberano Congresso Nacional os seus mais puros sentimentos de firme adhesão á Causa geral da Nação, para o que está prompto a concorrer do modo, e fórma, que pelo Soberano Congresso Nacional lhe seta determinado, tributando ao mesmo Augusto Congresso Nacional as suas devidas homenagens de felicitação, submissão, e respeito. O Senado da Camera da Villa de Frades protesta perante o mesmo Augusto Congresso não se poupar á execução de todo, e qualquer meio, por mais arduo que seja, que possa concorrer ao dicto fim; e ao desempenho domais acrisolado patriotismo que o anima; sempre fiel ao juramento, que ia prestado, saberá constantemente cumprir os seus deveres. Villa de Frades, em Camera de 5 de Abril

*