O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[798]

gloriosa, se reunirão na noite do dia 11 nos seus quarteis, e manifestarão aos chefes a resolução firme de não admittitem outro general, talvez inimigo da Constituição, com o designio de ultrajalos, e lançalos fóra da terra como a malfeitores, foi necessario toda a prudencia e tino para que o General calmasse acommoção da tropa, e dessipasse as suas juntas ou figuradas apprehensões, o certo he que conseguiu tranquilizalos, asseverando-lhes que não deixava de ser o seu General, posto que a sua demissão não estava ainda admittida, nem mandado reconhecer o sou successor; com este motivo dirigiu-se a todos os quarteis acompanhado dos seus ajudantes, e viu as tropas da terra armada, e em posições; e foi logo informado que havião grandolas preparadas parasinaes, sabia que se tinhão tirado do arsenal seis peças de artilheria, as quaes tinhão sido mandadas entregar sem conhecimento seu, observou que o outro General tinha sido nomeado para commandar aquellas tropas, e lhe disserão que tudo isto se passava por ordens positivas de S. A. R. Esta relaxação de disciplina militar o inquietou deseje logo, e conheceu que havia um plano hostil contra algum corpo, o que mais verificou a impugnação que alguns chefes daquella tropa oppuzerão á ordem que o General lhes intimou de tornarem ao seu soccego; dahi foi ao quartel do 3.º batalhão de caçadores que encontrou e a tranquilidade, tendo depois ao paço de S. A. R. A informalo do acontecido, teve o desgosto de ouvir que elle lhe significava, que - não cuidasse de tudo aquillo, pois que era por ordem sua - observou-lhe reverentemente, que a cidade se alterava com aviso das milicias, que por ordem de S. A. R. tomavão as armas, o perigo que ameaçava a tranquilidade publica, e as consequencias funestas que talvez resultarião de uma medida tão violenta, replicou-lhe com violencia expressando - que ao General e á divisão mandaria sair para fora. - Uma linguagem desta natureza com um official que não tem feito mais do que sustentar com o seu sangue, e a sua fortuna a defeza da patria, não foi digna certamente; retirou-se então ao quartel, e alli foi avisado de que tres peças ele arlilheria com morrões accesos, marchavão da Praia Vermelha pata o Campo de Santa Anna a reunir-se á outra tropa; deu nova parte a S. A. R., e a sua resposta foi - do que senão importasse com isso - mandou ao mesmo tempo uma ordem sobre o mesmo objecto ao ajudante general, que respondeu - se acha alli por ordens positivas de S. A. R. - Facil he conhecer por esta exposição que aquella attitude hostil os dirigia aos corpos de Portugal, pois não havia inimigos exteriores na cidade; em consequencia disso, e para impedir toda a desordem fez tomar as armas aos batalhões 11 e 15, brigada de artilheria, que reuniu no quartel de 11, tomando todas as precauções para não offender um só habitante.

Na madrugada viu-se o Campo de Santa Anna transformado em um arraial de guerra, frades armados, clerigos cidadãos, povo, corrião a reunir-se proferindo dicterios, e toda a qualidade de expressões insultantes á tropa de Portugal. Todo o modo viu a moderação destes corpos, que existião nas suas posições em silencio, respeitando inviolavelmente o direito do homem, sem usarem da menor força ou violencia.

O General appela á justiça imparcial de lodo o povo para qualificar a conducta irreprehensivel destes soldados.

Assim continuou em as suas posições, fazendo-se surdo aos insultos da canalha que enchião o ar com suas pestiferas expressões, até que vendo que não havia necessidade de expor a segurança publica aos caprixos dos mal intencionados, resolveu com os chefes dos corpos, o retirar a divisão para a Praia Grande, dirigindo para esse fim a S. A. R. uma reverente supplica, a que o mesmo Senhor annuiu na tarde do mesmo dia 15, tendo-lhe antes mandado intimar pelo brigadeiro Raposo o seu immediato embarque para Portugal, ao que de modo algum podião annuir, por ser uma medida contraria á deliberação das Cortes, Esta he cidadãos a verdade dos successos só daquelle dia. Descobris nelles algum espirito hostil contra os vossos direitos? Alguns vexames contra a vossa propriedade e pessoas? O General pede que lhe seja provada a menor desordem causada pelas tropas do seu cominando naquella noite e dia. Elle poz-se he verdade á fronte della, porque ellas o reclamarão por ser o seu chefe immediato, e por ser o General das armas e da sua unica confiança; as leis militares lhe impõem a mais severa vigilancia na conservação da ordem publica, e elle a conservou á vista de todos: os seus inimigos podem fazelo apparecer como o opposto á prosperidade do paiz, porem esta calumnia desappareceu com o calor efemero dos promotores da desordem: nada o póde estimular a obrar contra os seus principios, e na sua carreira militar já mais se tem dobrado a maldade, a sua fortuna independente o poz sempre em estado de se não prestrar me o idolo da adulação, e a classe que tem na sociedade, foi adquirida sobre o campo da batalha: já mais foi um em todo parasito, pugnou sempre pela liberdade dos seus compatriotas, e tem sido o primeiro para prestar-se ao estabelecimento de um Governo livre: quando nesta occasião tem dissentido, he porque está convencido de que os actuaes procedimentos são contra nós á indivisibilidade da Monarquia, cuja conservação tem jurado nas Bases da Constituição. Este mesmo he o sentimento da divisão auxiliadora a cuja fronte tem a honra de achar-se; estes corpos tem dado provas do seu zelo pelo estabelecimento indicada Constituirão, a cuja sombra sómente póde crescer a tenra planta da liberdade, desconfiar destes homens que com as cabeças cheias de maximos virtuosas, o coração de veneno vos tem armados cruelmente uns contra os outros.

Por ultimo as tropas que compõem a divisão de Portugal tem mostrado, que não são, nem serão já mais instrumentos cegos do poder arbitrario, e que tem offerecido destemidamente os seus peitos aos inimigos da sua patria, conquistando com o seu valor a independencia, e a liberdade do seu paiz natal, e deste modo tem adquirido com o seu sangue para os seus filhos, e posteridade, os beneficios que a Constituição derrama sobre os habitantes do Rei-