O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[577]

de Benevente por si, e em nome de todos os habitantes desta Villa vem congratular o Soberano Congresso, de cuja reunião fazem datar a epocha da sua felicidade: Reconhecidos, e penetrados do mais vivo enthusiasmo, depois de picharem o devido juramento ás Bases da nossa Constituição Politica, agradecem a V. Magestade os primeiros já sufficientes pastos para a sua prosperidade, e da Nação inteira. Queira V. Majestade em satisfação de tantos, e tão abadados beneficios, e dos Paternaes auxilios, que ha pouco acabão de receber da mão de V. Magestade acceitar-lhes os puros e distinctos sentimentos de adhesão á Santa Causa, de respeito, e obediencia a V. Magestade, que o Ceo felicite para consummação da grande obra, que ha de fazer a sua felicidade, e de todos os Portuguezes. - Deos guarde a V. Magestade.

Benevente em 10 de Abril de 1821. - O Presidente Thomaz de Freitas Coelho Machado Torres - O Vereador mais Velho Antonio Perdigão da Gama Lobo - O Vereador segundo João Fortunato Nunes da Sylva. - O Vereador terceiro Pedro Hypolito da Sylva Correa - O Procurador do Conselho Manoel Pimentel de Carvalho - O Escrivão da Camera Lopo Pimentel de França e Faro.

Senhor. - Nós, os Camaristas da Notavel Villa de Castello Rodrigo, acabamos de jurar com o maior prazer as Bases da Constituição Politica, estabelecidas pelo Soberano Congresso Nacional, e achando nestas hum seguro asilo contra o Despotismo, e contra todas as irregularidades que de longos tempos tem opprimido os mais uteis Cidadãos, e desfigurado todo este Reyno, não podemos conter em nossos peitos os sentimentos de gosto, e gratidão. Nós, em Nome dos Povos deste Julgado, tomamos a confiança de levar á respeitavel presença do Soberano Congresso Nacional, os sinceros votos que protestamos de eternizar em nossa memoria, e na de nossos descendentes, a obrigação em que nos reconhecemos constituidos a respeito dos Pais da Patria. Nós, e todas as Gerações futuras Portuguesas abençoaremos a Sabedoria, a Justiça, o valor, e as fadigas dos nossos Regeneradores. Acceitar, Senhores, benignamente nossos humildes, e puros agradeci mentos: Suavisar os arduos trabalhos, ficar com a certeza de que nós, e toda a Nação, oramos pela vida, saude, e prosperidade do Soberano Congresso Nacional. Castello Rodrigo, em Camera 29 de Marco de 1821.

O Juiz de Fóra, Victorino de Barros Carvalhoes - O Vereador, Antonio Gonçalves Lameiro - O Vereador, José Luis Martins de Almeida - O Vereador, Antonio Maria Falcão - O Procurador, Julio Antonio da Sylva.

Senhor. - A Camera de Cabeceiras de Basto, significando a Magestade do Soberano Congresso Nacional o alto grão de obrigação a que pela sua parte, bem como a Nação, se acha para com elle debitada pelos sobre relevantes serviços com que se immortalisa se aproveita da occasião para similhantemente expor ao mesmo Soberano Congresso - Que sendo o principal e unico ramo de Commercio do seu Districto o vinho, e aguas-ardentes, se vem os moradores extremamente vexados pela falla de pagamento das agoas-ardentes, e sua conducção, que no anno preterito dalli exportou a Companhia do Douro, a qual, promettendo effectuallo no mez de Agosto, não o tem realizado até ao presente; motivo porque esta Camera por até á instancia dos seus conterraneos, tem por hum dever seu supplicar a V. Magestade se digne Mandar que a Companhia do Douro lhes pague immediatamente tudo o que lhes está devendo, e outro sim se sirva permittir que elles livremente possão fabricar agoas-ardentes, e livremente negociallas, e exportallas para dentro e fóra do Reyno.

Deos guarde a V. Magestade Cabeceiras de Basto em Camera de 7 de Abril de 1821. - João Antonio de Oliveira, Escrivão da Camera que o escrevi. - O Juiz Ordinario, Gregorio José Ribeiro do Magalhães - Veriadores. Manoel José Ferreira de Queiroz - Francisco Barroso Pereira - Manoel José Pereira - O Procurador da Camera, Thadeo Pereira Novaes.

Senhor. = O Brigadeiro João da Sylveira de Lacerda, em seu, nome, e de todos os Officiaes dos Regimentos 2, 3, e 5 de Cavalleria, que compõem a Brigada do seu commando, tendo a honrosa satisfação de fazer a Vossa Magestade os mais puros protestos de fidelidade, obediencia, e adhesão, segura a Vossa Magestade, que todos os Individuos da 2.ª Brigada de Cavalleria, jurarão com o maior enthusiasmo as solidas Bases da futura Constituição; Bases, que farão perpetuo o Magestoso Edificio, que sobre ellas se vai formar; e no meio de ardentes votos protestarão, e protestão defender em todo o tempo, e circunstancias a conservação dellas; e o Poder, e Soberania da Representação Nacional, que com tanta dignidade, e firmeza nos vai livrando do teimei Despotismo.

Rogando ao Supremo Ser conserve tão Illustres, Silvos, e Justos Representantes Nacionaes, para ultimamente digna Obra; tem a honra de ser Salvaterra, 7 de Abril de 1821. - De Vossa Magestade, Subdito o maior obediente, e respeitoso = João da Sylveira de Lacerda Pinto, Brigadeiro Commandante da 2.ª Brigada de Cavalleria.

Lêo mais o mesmo senhor Secretario as duas seguintes Cartas de que se mandou fazer menção honro-a na parte relativa a felicitação, e que fossem remettidas ás respectivas Commissões.

Illmos. e Exmos. Senhores. - O Senado da Camera da Villa de Torres Novas por si, e como Representante de todos os Cidadãos daquelle Municipio, já