O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[592]

os meus efficazes desejos de empregar os pequenos restos das minhas tenues forças no Real Serviço da minha Patria, como hum fiel Portuguez.

Deos guarde a Excellentissima Pessoa de V. Exa. Penamacor 30 de Março de 1821. = Illmo. e Exmo. Senhor Manel Fernandes Thomas = Tenho a honra de ser = De V. Exa. = Subdito e menor criado = João Martins de Azevedo.

O mesmo senhor Secretario apresentou huma Memoria com hum novo plano de estudos philosophicos, por Francisco Thomas da Sylveira Franco, que se remetteo à Commissão de Instrucção Publica - e a seguinte:

REPRESENTAÇÃO.

Illmo. e Exmo. Senhor. - Constando aos Officiaes das Secretarias de Estado dos Negocios Estrangeiros, e da Guerra o que se passou na Sessão das Cortes Geraes e Extraordinarias do dia 14 do corrente ácerca dos exemplares dos Diarios da Regencia, que os abaixo assignados, como Administradores do mesmo Diario, havíamos enviado para serem distribuidos pelos Exmos. Senhores Deputados, em execução do Aviso, que para este effeito tinha sido expedido á Regencia do Reyno, os mesmos Officiaes das duas Secreta nas de Estado sensiveis por extremo á generosidade dos Exmos. Senhores Deputados manifestada naquella occorrencia pedem licença para continuarem a remetter os Diarios da Regência como tinhão principiado a praticar, esperando que não se dedignará o Soberano Congresso de acceitar-lhes este offerecimento; assim como de não estranhar que elles desistão do valor dos Diarios já remettidos, de que se quiz indemnisallos.

Este offerecimento, que de nossa parte, e no nome dos nossos Collegas temos a honra de fazer muito respeitosamente por mediação de V. Exa. confiamos, que não deixará de ser benignamente acolhido pela Augusta Assemblea.

Deos guarde a V. Exa. por muitos annos. Secretaria de Estado em 16 de Abril de 1821. - Illmo. e Exmo. Senhor João Vicente Pimentel Maldonado - Gregorio Gomes da Sylva - Guilherme Candido Xavier de Brito - Ambrosio Gregorio Pereira.

Resolveo-se que a Offerta fosse acceita com agrado em quanto aos já recebidos, porem que as Cortes não acceitavão a continuação.

O senhor Pereira do Carmo, offereceo hum plano ácerca da Moeda Portugueza, por José da Cunha Madeira. Foi remettido á Commissão das Artes, com recommendação de que, quando delle se tratasse, fosse ouvido seu Auctor, como pedia.

O senhor Baeta apresentou hum delineamento de Constituição, segundo as Bases, por José Bento Dias de Carvalho. Foi remettido á respectiva Commissão.

O senhor Soares Franco, offereceo huma Memoria sobre objectos agrarios, por Antonio de Almada Pereira. Foi remettida á Commissão de Agricultura.

O senhor Secretario Barroso, lêo a seguinte:

RELAÇÃO NOMINAL DOS REQUERIMENTOS.

Moradores da Cidade de Viseu.
Ildefonso José.
Luiz José Epifanio.
Manoel Alves Baúto, e outros.
José Domingues.
D. Joaquina Sylveria do Carmo.
José Maria Cró.
Feliz de Braça.
José Antonio.
Padre José Barata Salgueiro.
Moradores da Freguezia de Proença Nova.
Antonio de Sousa Falcão.
Thomasia Maria.
Thomé Lopes.
Sylvestre José de Carvalho.
Manoel Antonio da Fonceca e Sousa.
José Manoel Martins.
Camera do Couto de Fonte Arcada.
José Botelho da Fonceca.
Manoel José Teixeira, e Maria Alves.
Apolinar José da Costa.

A' Regencia.

Jacintho Ignacio de Sousa Tavares.

A' Commissão dos Premios.

Antonio Esteves Costa.

A' Commissão do Commercio.

Memoria de hum Anonymo sobre papel moeda.
Manoel José Ferreira Guimarães.
José António Pereira.

A' Commissão de Fazenda.

José da Costa de Carvalho.

A' Commissão de Guerra.

Antonio Teixeira Rebello.
Antonio de Sousa Magalhães.
Antonio da Sylva Malafaia.
D. Gertrudes Candida Telles.

A Commissão Militar.

Mestres Fabricantes de Seda da Corporação do Largo, estabelecidos na Fabrica das Sedas.
Mestres Fabricantes de Seda da Corporação do Largo, estabelecidos nesta Cidade.
Mestres de Sombreireiro de Braga.
Officiaes approvados de Fabricas de Chita.

A' Commissão das Artes & Manufacturas.

José Joaquim Delgado.
Juiz e Officiaes do Concelho de Villa Nova de Ontil.
Representação de alguns do Termo da Villa da Feira.
Moradores do Lugar de Sortes.
Emygdio da Costa.
Juiz e Acordãos dos Lugares de Castellãos, etc.

A' Commissão de Agricultura.

João Homem da Costa Corte Real.
José da Guarda Fragoso da Motta.
Julião Pereira de Sousa e outros.