O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[611]

de S. Magestade a opinião de que elle estava. Dons dias depois pozerão-se as tropas de linha dos Nacionaes em armas requerendo forçosamente o mesmo soldo que vencião as tropas da Bahia: forão logo preces os cabeças, e immediatamente remettidos ao Rio de Janeiro; o que tenho a honra de participar a V. Exa. = José Freitas Chaves.

Determinou-se declarar que aquellas Cartas forão recebidas com agrado, pela diligencia com que havião sido enviadas ao Soberano Congresso, e que se remettessem Copias a Regencia para seu conhecimento.

O mesmo senhor Secretario, lêo hum Officio do Ministro Secretario de Estado dos Negocios da Fazenda, remettendo em nome da Regencia huma Memoria sobre a utilidade que resultaria do addicionamento do juro ao papel moeda - e as seguintes Cartas de felicitação, e prestação de homenagem ás Cortes:

Senhor. - O Senado da Camera desta Cidade, bem convencida dos inveterados abusos, e infinitos males, que de longe flagellavão a Nação Portugueza, e nos ultimos tempos em grossa torrente a tinhão arrastado ao precipicio de total abysmo, concebeo a lisongeira esperança de a ver salva da sua mui proxima anniquilação, logo que teve noticia dos memoraveis acontecimentos do dia 24 d'Agosto; e se por influencia da força então dominante reprimio seu grande jubilo até 6 de Septembro immediato, neste dia o manifestou com o maior denodo, proclamando altamente a mais estreita adhesão á santa causa da Liberdade Nacional, e protestando com solemne juramento, submissa obediencia aos immortaes Heroes Pays da Patria, que a travez dos maiores perigos tomarão a seus hombros a ardua emprega de governar a fluctuante Náo do Estado, e preparar os fundamentos da nossa Regeneração Politica.

Inabalavel na firmeza de seus puros e patrioticos sentimentos contemplou com pasmosa admiração e quasi miraculoso e universal progresso do Espirito Constitucional, que mais se vigorizára pela reunião deste Augusto e Soberano Congresso; e para cumula do seu regozijo acaba de receber e jurar as Bases de huma Constituição, obra de consumada sabedoria, em que, respeitando-se a sagrada Religião de nossos Pays, e os imprescriptiveis direitos do Cidadão Portuguez, mais se consolida e perpetua o Throno do Senhor D. João VI, e sua Real Dynastia.

Impellido pois pela grandeza de tão admiravel monumento da geral Felicidade, vai com o maior respeito votar a este Soberano Congresso a mais sincera congratulação, e protestai-lhe plena obediencia com firme adhesão á santa Causa da Patria, e á Regencia, estabelecida.

Digne-se o mesmo Soberano Congresso acceitar estas fieis protestações, nascidas d'hum verdadeiro patriotismo e sinceros desejos, de que a Providencia prospere a saude dos Illustres Deputados para gloria e felicidade da Nação. Lamego em Camera de 3 de Abril de 1821. - O Juiz de Fóra, José Pereira Pinto do Lago - O Vereador, Antonio Cardoso de Menezes Montenegro - O Vereador, Francisco Ozorio de Magalhães - O Vereador, Manoel Pereira Coutinho de Vilhena - O Procurador, José Meirelles da Fonseca.

Augusto, e Soberano Congresso. = A Camera da Villa de Almeirim, por si e com os seus Habitantes, tem a maior satisfação, penetrados dos mais puros sentimentos, de jurar a V. Magestade a mais firme adhesão, e respeitosa obediencia aos dignos Representantes da Nação, protestando igualmente que não deixarão de mostrar em todo o tempo o quanto se interessão pelo bem, e Santa Causa da Nação.

Digne-se pois o Soberano Congresso, em nome da Nação que representa, acceitar os votos de obediencia, e respeito que lhe tributamos.

Almeirim em Camera de J4 de Abril de 1821.- O Juiz Ordinario, Sebastião da Motta Cerveira - O Vereador, Francisco Xavier de Faria - O Vereador, José Malaquias d'Oliveira - O Vereador, João Baptista Lino de Sá Seixas - O Procurador, José Nunes Godinho - O Prior, João Baptista da Sylva Medeiros Chaves - O Juiz dos Orphãos, Manoel Rodrigues Chaves - Antonio Rodrigues Valente - Xavier José dos Reys - Antonio Manoel Leite Pacheco - Sebastião Lourenço Valente - Francisco José Godinho - Joaquim Antonio Gonçalves - José Rodrigues Tarraca - Joaquim Antonio Rodrigues - José Pereira - Manoel Monico - Joaquim Pedro de Sá - O Escrivão da Camera, Antonio Felix Leite da Sylveira.

Exmo. Senhor: - Os Officiaes da Camera da Villa de Barcos e Cidadãos tomão a liberdade de hir interromper por hum momento as Augustas occupações de V. Exa., e do Soberano Congresso para lhes expressarem seus mais vivos sentimentos de amor, de submissão e respeito, e a mais firme adhesão ao systema sublime, quanto necessario, em que V. Exa. e o Soberana Congresso tão heroica, e sabiamente trabalhão para arrancar a Patria do abismo de males, onde a havia submergido hum Governo absoluto, e inconsiderado... Acabando agora de receber gostosos, e de jurar as Bases da nossa Liberal Constituição, fructo das luzes, e do patriotismo de V. Exa. e do Augusto Congresso, e seguro garante de nossa futura dita, aproveitão esta occasião para felicitarem a V. Exa., e o Soberano Congresso por o assignalado interesse é zelo, que lhes tem merecido a causa da Nação ...., e confiados em tantos titulos ousão dirigir a V. Exa., e expor á sabedoria, e rectidão dos Pays da Patria o requerimento junto, que debalde atégora teria sido intentado, mas que não duvidão mereça actualmente a attenção da Augusta Assemblea Nacional.

Deos guarde a V. Exa. Barcos, em Camera de 31 de Março de 1821. Illmo. e Exmo. Senhor Presidente das Cortes Geraes e Extraordinarias e Cons-