O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[888]

governo provisional da provincia do Siará, em data de 15 de Maio deste anno, no qual de argue a camara da capital daquella provincia, por não concorrer ao palacio daquelle governo no dia 13 do mesmo mez, no qual se davão as demonstrações de regoizo publico naquella provincia. O que v. Exca. levará ao conhecimento da Sua Magestade.
Deus guarde a V. Exca. Paço das Cortes em 20 de Julho de 1822. - Alexandre Thomaz de Moraes Sarmento.

Para José da Silva Carvalho.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - As Cortes Geraes e Extraordinárias da Nação portuguesa mandão remetter a V. Exca. a representação que vai junta, de Lourenço Soares de Carvalho, paroco da freguezia de S. Sebastião do lugar de Peral, termo da villa do Cadaval, e recommendão ao Governo dê as mais prontas providencias, a fim de que possão chegar á noticia do povo daquella freguezia as determinações das Cortes. O que V. Exca. levará ao consentimento de Sua Majestade.
Deus guarde a V. Exca. Paço das Cortes em 20 de Julho de 1822. - Alexandre Thomaz de Moraes Sarmento.

Para Sebastião José de Carvalho.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - As Cortes Geraes e Extraordinárias da Nação portugueza ordenão que V. Exca. remetia por treslado a ordem que autorisa o thesouro para receber, e a junta dos juros para queimar o papel moeda falso. O que V. Exc. levará ao conhecimento de Sua Magestade.
Deus guarde a V. Exca. Paço das Cortes em 20 de Julho de 1822.- Alexandre Thomaz de Moraes Sarmento.

Redactor - Velho.

SESSÃO DE 22 DE JULHO.

Assiu o Sr. Gouvêa Durão, Presidente, a sessão é hora ordinária-
O Sr. Deputado Secretario Soares de Azevedo leu a acta da precedente sessão, e foi approvado. Leu convencionalmente a seguinte declaração de voto: "Declaro, que o meu voto na sessão do dia 20 sobre o §. 5.º do projecto n.º 232 foi, que ficasse adiado até virem noticias officiaes do Rio de Janeiro. O Deputado Gyrão, Santos Pinheiro, Pereira de Magalhães."
O Sr. Deputado Secretario Felgueiras deu conta da correspondencia do ministério, e dos papeis do expediente, pela maneira seguinte,
De um offcio do Ministro dos negócios do Reino, com uma consulta da directoria geral dos estudos, feita sobre o requerimento dos moradores da freguezia do Cercal na comarca de Ourique, ácerca do uma cadeira de primeiras letras. Mandou-se á Commissão de instrucção publica.
De outro dito do mesmo Ministro, com um officio da junta provisória do governo da província do Maranhão, acerca da perplexidade, em que a mesma junta se achava, sobre a execução do decreto do Príncipe Real de 16 de Fevereiro do presente anno. Mandou-se, que voltasse ao Governo, por se achar providenciado o objecto do officio.
De outro do mesmo Ministro, propondo ao soberano Congresso, a dificuldade, que ao Governo se offerecia, sobre a publicação, e execução da carta de lei, que deve regular as próximas eleições de Deputados e províncias do Rio de Janeiro, e S. Paulo, reputadas dissidentes. Mandou-se á Commissão de negocios políticos do Brazil.
De um officio do Ministro de justiça, com uma consulta da mesa do dezembargo do paço sobre o requerimento de José Maria Willonghby da Silva, e suas pertenções a respeito do officio de escrivão dos aggravos do Porto na casa da supplicação, pedida por ordem das Cortes de 13 de Novembro passado. Mandou-se á Commissão, que a requereu.
De um officio dó Ministro da fazenda, com uma consulta do Conselho da fazenda, incluindo o mappa exigido pelas Cortes em ordem de 17 do corrente, e com as copias das portarias expedidas pelo mesmo Ministro para o cumprimento das ordens de 16 de Janeiro, e 13 de Maio ultimo. Mandou-se á Commissão de pescarias.
De um officio do Ministro da guerra, servindo pelo da marinha, com outro orneio da junta provisoria da província do Maranhão da data de 18 do Maio a participar que tivera do Rio de Janeiro ordens, que não cumprira por algumas razões, que dava, juntando de tudo a copia. Mandou-se á Commissão de negócios políticos do Brazil.
De outro do mesmo Ministro, servindo pelo da marinha, com duas partes do registo do porto tomadas no dia 20 do corrente, uma ao capitão da galera portuguesa Sociedade Feliz, vinda do Maranhão em 57 dias; outra ao commandante do bergantim Gloria, vindo da ilha de S Miguel em 7 dias, de que as Cortes ficarão inteiradas.
De um officio do Ministro dos negócios estrangeiros, com informações sobre as despesas extraordinárias do consulado de Marrocos, e outros objectos relativos as relações do Reino Unido com as potencias berberescas. Mandou-se às Commissões diplomática e fazenda.
De um officio do Ministro da guerra, pedindo explicação da resolução das Cortes de 18 de Fevereiro ultimo sobre a entrega, ou protecção dos Hespanhoes, que depois de refugiados neste Reino tão reclamados pelos commandantes das províncias limítrofes da Hespanha, para se applicar a alguns casos, que actualmente occorrião, e sobre o abono da despeza de que precisarem, até que possão embarcar para seguirem seu destino. Mandou-se á Commissão diplomática. De outros dois ditos do mesmo Ministro, participando ás Cortes que se havião expedido as ordens