O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[648]

em Camera, aos 17 de Abril de 1821. = Joaquim Jacintho de Almeida, Presidente = José Pedro de Carvalho e Silva, Vereador mais velho = José de Macedo Portugal Cifoentes, e Louzada, Vereador secundo = Antonio Martinho Velho da Fonseca, Vereador terceiro - Pedro Antonio Calheiros, Procurador da Camera. = Feliciano José da Cunha, Secretario da Camera.

O Corregedor, e o Juiz de fóra, os Vereadores, e Officiaes da Camera de Guimarães, sempre firmes, como desde logo decididos pela justa causa da Patria, pela sua feliz Regeneração lisongeão-se, como bons Portugueses, de estarem possuidos para com este Soberano Congresso dos mais puros sentimentos de Patriotismo, fidelidade, obediencia, e adhesão; e se congratulada de iguaes votos poder seguramente afiançar, como caracteristicos do fiel povo a que presidem de huma notavel Villa, onde achando berço a Monarchia, lhe mereceo favores, e até devota consideração. As Bases da Constituição politica, que acabão de jurar, e em que se canonizão os deveres sociaes, transpõe os limites do maior e mais combinado scientifico, e provido juiso. Ellas serão de eterno triunfo á Legislativa Assemblea, não restando ao Cidadão Portuguez mais que admirar com reconhecimento, e cumprir, dando as devidas graças. Os sobredictos Magistrados, e Camera cheios do maior jubilo, e satisfação, vão a par de tão poderosos motivos, debaixo do maior respeito, e acatamento, render os dignos, e Benemeritos Representantes da Nação as devidas felicitações, e prestar suas homenagens com sinceros protestos da Portugueza Lealdade, e adhesão á maior das causas; e sobre maneira se desvanecerão, se suas humildes quanto ingenuas expressões merecem o bom acolhimento da Augusta Assemblea, que Deos continue a illuminar na sua incomparavel sabedoria, e auxiliar nos seus arduos trabalhos, que tanto vão sobrepojando o grande, e justo conceito formado, a Expectação Nacional.

Guimarães em Camera 14 d'Abril de 1821. - O Corregedor da Comarca, José Caetano Peixoto Martins Barroso - O Juis de Fóra, Estevão Ferreira da Cruz - O primeiro Vereador, Manoel de Almeida Cascalheis - O segundo Vereador, Antonio do Couto Ribeiro - O terceiro Vereador, Francisco Filippe de Sonsa da Silveira - O Escrivão da Camera, José Leite Duarte - Procurador, João de Mattos Peixoto e Sylva - O Sindico, João Pinto de Saldanha - O Mister, José Antonio Fernandes - O Mister, Mathias de Souza Dias.

Senhor. = Convencida a Camera desta Villa de que os faustos acontecimentos politicos desde o sempre melhoravel dia 24 de Agosto passado, tem procurado a prosperidade de toda á Nação, assim de presente como de futuro, verdade de que já se não póde duvidar, e de que nos assegurão as Bases da Constituição, que á pouco acabámos de jurar, e as mais determinações de duvidas dos luminosos principios que adornão o Augusto Congresso da Nação Portugueza, agora mais feliz do que nunca; e certa a mesma Camera dos seus deveres, não póde deixar em silencio os sentimentos de adhesão á Santa Causa da nossa Liberdade á da Liberdade dos Portugueses e he por isso, que dando-se a si mesma os parabens ella bem diz os Auctores, e Propagadores de tantos beneficios, e protesta a V. Magestade a devida obediencia.

Deos Guarde a V. Magestade, Borba em Camera de 14 de Abril de 1821. O Juiz de Fóra, Manoel José da Costa e Sousa = O Vereador mais velho, João de Mattos Mayo Sousa Machado = O Vereador segundo, José Victorino Zuzarte Coelho da Sylveira = O Vereador Terceiro, José Antonio Canhão = O Procurador do Conselho, Percopio José Figueira.

Senhor. = O Juiz de Fóra, Presidente, Veriadores, e Officiaes da Camera da Villa de Terena ao jurar as Bases da Constituição Politica da Monarchia Portuguesa, este irrefragavel monumento da sabedoria, não podendo supprimir os gratos sentimentos de seu coração, dirigem ao Soberano Congresso das suas felicitações por tão plausivel motivo, congratulando-se a si, e a Patria pela sublime escolha dos dignos Membros, de cuja sabedoria, e patriotismo principia já a Nação a gozar os doces fructos, e com ancia espera a conclusão da grande Obra, que ha de preparar a sua felicidade.

Terena em Camera de 4 de Abril de 1821. - O Juiz de Fóra, João Bernardo França Pereira de Castro - O Veriador Joaquim José de Santa Anna - Antonio José Real -- Francisco José Velho - O Procurador, Manoel Coelho Vedigal - O Escrivão da Camera, Gabriel Antonio da Rosa.

Senhor. = Nenhum póde olhar com indifferença para o que he grande, e nem deixar de reconhecer como o mais sagrado dos deveres á gratidão a quem presta á Patria assignalados serviços; E he por isso que o Presidente, e mais Camaristas desta Villa de Monsarás tem a honra de levar á alta presença do Soberano Congresso os mais sinceros cordiaes sentimentos do seu respeito e vassallagem. E bem assim de firme adhesão ao systema Constitucional, congratulando-se com os Illustres Sabios senhores Deputados, escolhidos pelo voto da Nação para a levantar do tumulo resuscitada.

Já que pelas Bases da Constituição vemos com ufania, e nobre orgulho revendicados os Direitas do Cidadão, ha tão longo tempo alienados, confiamos, que os mesmos instrumentos, de que a providencia se servio para tão Santo fim, concluirão em leda paz a Magestosa obra que começárão.

Assim o desejão, e para que se realize incessante