O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[652]

melhor dos Reys, o Senhor D. João VI, que só quer a felicidade do seu Povo, quer que elle gose dos direitos do homem, que seja livre, que tenha o sagrado Codigo Constitucional; vinde cheios de vergonha ao Sallão da Liberdade, ao Congresso dos Pays da Patiia, aqui achareis asabedoria, o desinteresse, a prudencia, e o amor confraternal; vinde ver Alcoutim cheio da maior satisfação levar á presença do Magnanimo Congresso as suas mais sinceras expressões de vivo contentamento pelo que tem acontecido, e estão na firme resolução de dar tudo quanto possuem e derramar a ultima pinga de sangue pela Patria.

Estamos certos que desta vez fica firme para sempre a dignidade da Nação, e será perpetuada a nossa felicidade, e remediados todos os malles de que temos sido opprimidos. A certeza que temos do ardor com que Vossa Magestade procura em tudo a felicidade da Nação de que nos move a unir aos nossos respeitosos cumprimentos (indicando os nossos malles, e felicitando o remedio para elles) hum requerimento que acompanha esta, em que todos pedimos a breve deliberação do Vossa Magestade.

Todos ficamos felicitando ao mais sabio de todos os Congressos, e abrazados no fogo da Liberdade Santa ficamos gritando em altas vozes = Vivão as Cortes de Portugal. Vivão as Bases da nossa Constituição, Viva a Religião Catholica Apostolica Romana, Viva o Nosso Rey o Senhor D. João VI., e Vivão todos os bons, e livres Portuguezes. = Eu Antonio Sebastião de Freitas, Escrivão da Camera que o subscrevi.

Deos guarde a Vossa Magestade muitos annos. Alcoutim, 4 de Abril de 1821. - O Presidente da Camera, Joaquim Antonio da Costa, Sobrinho - O Veriador primeiro, Antonio Joaquim da Sylva - O Veriador segundo, José Guerreiro Mestre - O Veriador terceiro, João Viegas Teixeira - O Procurador do Concelho, Joaquim Costa - O Prior de Alcoutim, Joaquim José Cavaco - O Apivador da mesma, Fr. Thomaz de Santa Rita Evangelista - José Maria Xavier Henriques, Major Governador da Praça. - José de Brito Magro, Capitão Mór - Sebastião José Teixeira, e Major Commandante de Ordenanças - Manoel José de Figueiredo - José Ignacio da Lança - José Carlos de Freitas - Antonio José Pereira - Francisco Pereira = Antonio José de Brito = João Lopes Palma = Francisco Martins - Miguel Mestre = José Rodrigues = Thomaz José de Freitas = Damião José das Neves = José Maria Maciel = José Joaquim Antonio Martinho = José Viena = Anastacio Joaquim de Horta = Vicente Martins = Manoel José de Freitas = Francisco Rodrigues e Sylva = Puao Jo.

Senhor. = O Juiz de Fora Presidente, Vereadores, e mais Officiaes da Camera da Villa de S. Vicente da Beira tem a distincta honra de felicitar com o mais profundo respeito e submissão ao Soberano Congresso, remettido em Cortes, pela sua feliz reunião; e manifestar-lhe a sua mais sincera, e leal adhesão; esperando que o Soberano Congresso aceite os seus puros, e sinceros votos, como nascidos do particular desejo, que tem de serem uteis, e fieis á sua Nação.

Deos guarde a V. M. S. Vicente da Beira em Camera de 7 de Abril de 1821. - O Juiz de Fora Joaquim Lopes Barreto de Abreu Sá Sottomaior - Bento Martins - Antonio Cardoso d'Almeida Sotto-moior - Manoel Ramos Preto - Francisco Ferreira - Bernardo Antonio Robles.

Senhor. = A Camara da Villa de Freixo d'Espada á Cinta, representando o Clero, Nobreza, e Povo da mesma Villa, e seu Conselho, possuida dos nobres sentimentos que animão corações verdadeiramente Portuguezes, vai por este modo á Augusta presença de V. Magestade manifestar a sua mais perfeita submissão, e obediencia, acompanhada das mais sinceras, e patrioticas felicitações. Os Povos deste Concelho, respeitavel pela sua antiguidade entre os da Monarchia, assim como pelo seu patriotismo, e adhesão á Causa da Nação em todas as epochas memoraveis, da nossa Historia, imitando os seus maiores, nem podião ser, nem forão a sensiveis aos grandiosos acontecimentos de 24 d'Agosto, e 15 de Setembro de 1820, e 29 de Janeiro, e 29 de Março de 1821, os quaes pi e pararão, formarão, e sellárão o Paladim da liberdade Portugueza. Dias estes, que conservados inceléveis, na memoria dos Moradores desta Villa, e seu Concelho, trazem após de si a lembrança da paz, da segurança pessoal, e de tudo aquillo que mais caro for ao homem livre, e por conseguinte huma alegria, e contentamento sem limites, e a impressão do mais profundo, reconhecimento, e eterna gratidão ás sabias disposições das Cortes Geraes, e Constituintes da Nação Portugueza.

São estes os sentimentos que nos animão, assim como ao povo a quem representamos, e dignando-se V. Magestade acredita-los; e juntamente receber em bem nossas nossas humildes, mas cordiaes felicitações continuaremos, como até aqui temos, a rogar ao Omnipotente queira derramar em V. Magestade a mesma Ley, e sabios principios, que fundamentão as Bases da nossa Constituição.

Deos guarde a V. Magestade, Freixo d'Espada á Cinta em Camera de 13 d'Abril de 1821. - O Juiz de Fora Presidente, Manoel José de Meirelles Guerra - O Vereador, João Corrêa de Mesquita Pinto - O Vereador, José Pedro Esteves Eiras - O Vereador, José Carlos Dias da Costa - O Procurador, Manoel Luiz Ferreira.

A Camera da Villa d'Eixo julga cumprir com hum dos seus mais importantes deveres o levar á respeitavel presença do Augusto, e Soberano Congresso Nacional as energicas expressões, e respeitosos sentimentos de jubilo, e satisfação de que se acha possuida, não só pela sua feliz instalação, mas igualmente pelas suas sabias, a justas deliberações, que derão em