O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[676]

Illmos. e Exmos. Senhores. = O Juiz Ordinario, e Officiaes da Camera, e homens da Governança da Villa e Concelho de Canas de Senhorim, Comarca de Viseu, em seu nome, e de todos os mais habitantes do dicto Concelho, patenteião a V. Exas. o grande jubilo, é satisfação de que se achão possuidos com a Instalação, e abalizados progressos das Cortes, o unico melo de salvar a consternada, e desfalecida Patria, e lhes congratulão o eminente gráo de Confidente, Deputados, Representantes da Nação, e fieis Depositarios do Poder Legislativo, a que a Providencia, por meio de huma junta, é acertada Eleição, se dignou elevallos com tanto ardor, zelo, e actividade em beneficio da Santa Causa da nossa Liberdade, e Independencia Nacional; da nossa Regeneração Politica, que todos anhelavão, e da segurança e felicidade publica, que em toda a parte já se persente. O Ceo conserve e prospere por muitos e dilatados annos a vida de V. Exas. para o maior augmento e desempenho da boa administração da Republica, e perpetua segurança da felicidade dos Povos, como lhes apetecem com firme adhesão e sincera vontade os mais humildes e fieis Vassallos Portuguezes deste até agora desvalido Concelho.

Deos guarde a pessoa de V. Exas. como cumpre a toda a Nação Portugueza. Canas de Senhorim, 17 de Abril de 1821. - De V. Exas. - Subditos muito attentos e reverentes - Antonio Nunes, Juiz - José Marques, Veriador - Joaquim Pereira, Veriador - De José Gomes, Procurador do Concelho, huma Cruz - Manoel José, Pereira de Azevedo Montenegro - Manoel de Oliveira - Miguel Paes do Amaral - José Paes do Amaral - Antonio Pus - João Pinto de Figueiredo.

Illmo. e Exmo. Senhor. = Como em huma Villa tão remota tal he Algezur aonde não chegão as noticias senão com demora. He por isso que a nossa satisfação não póde callar por mais tempo a deixar de hir agradecer a V. Exa. os acertados esforços, que agora se tem praticado neste Alto, e Illustre Congresso Nacional. E tanto nos Officiaes da Camera como a Nobreza, e Povo a que presidimos declaramos a nossa obediencia a V. Exas., e grato reconhece. Deos guarde a V. Exas. Algezur em Carneira de 25 de Março de 1821. - Juiz Presidente, João Alves - O Vereador Primeiro, Simão Zeieyra - Segundo Vereador, José Alves - O Terceiro Vereador, João Marinho - Procurador do Conselho, Matheus Alves - O Escrivão da Camera, Manoel Joaquim Pereira.

Senhor. = A Camera da Villa de Campo Maior tendo dirigido em Vereação de 10 de Março proximo passado suas respeitosas felicitações, á Regencia do Reyno pela sua nomeação, e instauração das Cortes Geraes, e Extraordinarias da Nação tem lhe sido sensivel, o ver que se não tem feito expressa menção do seu nome no Diario da Regencia fossem cada vez mais animada de patrioticos, e liberaes sentimentos dirige as mesmas respeitosas felicitações ao Augusto Congresso pela sua installação, e ao mesmo tempo que se congratula com os Habitantes desta leal, e valorosa Villa, pelas Bases da Constituição que jurou, e lhes afiança hum futuro venturoso, vai renovar perante o Soberano Congresso os votos de adhesão á Sagrada Causa da nossa Regeneração Politica, de submissão, e respeito aos, Representantes da Nação reunidas em Cortes.

Campo Maior em Camera de 21 de Abril de 1821. - Eu João Pereira Nepumoceno, Escrivão da Camera a escrevi - O Juiz de Fora Presidente, José Joaquim Carneiro de Carvalho - Primeiro Vereador, Francisco dos Santos Ribeiro - Segundo Vereador, Antonio Luiz d'Aguiar - Terceiro Vereador, Vano Sardinha Galvão - O Procurador, Manoel Francisco Queimado.

O mesmo senhor Secretario apresentou - Memoria sobre a natureza, ordenado, e lugar de Syndico do Senado da Camera de Lisboa, que se remetteo á Commissão de Legislação - Projecto ele Leys Agrarias, por Alberto Carlos de Menezes, Superintendente da Agricultura - Memoria ácerca do Recrutamento - Projecto para communicação do Vouga com o Douro, por Manoel Alves da Cruz - Memoria sobre a importancia de introduzir a machina para preparar o linho, pelo Capitão Mór de Gestaço - Remetterão-se ás respectivas Commissões de Agricultura, Guerra, e Estatistica.

O senhor Secretario Barroso lêo a seguinte:

RELAÇÃO NOMINAL DOS REQUERIMENTOS.

Administradores das Confrarias do Rozario das Ordens Terceiras do Carmo.
Bernardo de Brito de Sousa.
Confrarias da Igreja de Mugens.
Michaela Thereza dos Reys, Viuva.
Anna Maria da Sylva.
Manoel da Sylva Mourão Garcia Palha.
Joaquim Antonio Fortunato de Matos.
Francisco de Azevedo Barbuda.
José Nicoláo Lopes.
Francisco Monteiro.
Mattheus José Pinto Braga.
Herdeiros, e Administradores da Herança de Cosme.
José Rodrigues.
Francisco Pinto de Queiroz.
João Antonio de Sampayo, Soldado.
Criados de servir de todas as Classes.
D. Brizida Marina Lecor.
Joaquim Ignacio da Sylva Rebello.
José Antonio Alves Teixeira Machado, e outro.
Padre João Manoel Alvares.
Marianna Rosa dos Santos, Viuva.
Joaquim Vieira Gomes.