O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[938]

cias: 2.° que igualmente fica ao discernimento e prudência do Governo o adiantamento de soldo, que se lhes deve fazer, não podendo nunca exceder a seis mezes: 3.º que o transporte dos mesmos governadores aos seus destinos seja feito por conta da Nação. O que V. Exca. levará ao conhecimento de Sua Magestade.
Deus guarde a V. Exca. Paço das Cortes em 24 de Julho de 1822. - João Baptista Felgueiras.

Redactor - Galvão.

SESSÃO DE 26 DE JULHO.

ABRIU o Sr. Gouvêa Durão, Presidente, a sessão á hora ordinaria.

O Sr. Deputado Secretario Soares de Azevedo leu a acta da sessão precedente: e foi approvada.
O Sr. Secretario Felgueiras deu conta da correspondencia do ministerio, e dos papeis do expediente, pela maneira seguinte.
De um officio do Ministro da fazenda com duas certidões da importância do novo imposto sobre os cavallos de sella, remettidas pelos corregedores do Miranda, e Villa Real, dando ao mesmo tempo conta do motivo, por que ainda faltava igual certidão da comarca de Alcobaça, a qual o corregedor não havia requerido, por não ser elle o presidente das decimas na dita comarca; e que a este respeito se tinhão se pedido novas ordens ao conselho da fazenda. Mandou-se á Commissão este à Commissão de fazenda.
De outro do mesmo ministro, dando conta doestado da diligencia sobre os reditos nacionaes, susceptíveis de serem arrematados, que fora novamente recommendada por ordem das Cortes de 19 do corrente e das ultimas providencias, com que havia promovido a sua conclusão. Mandou-se á Commissão de fazenda.
De um officio do Ministro dos negócios estrangeiros, dando conta de que, em cumprimento da ordem das Cortes de 10 do corrente, remettia ao soberano Congresso o teor das discussões diplomáticas sobre os direitos dos pannos de lã, que na corte de Londres tiverão lugar, com João Francisco de Oliveira um tempo que era encarregado dos negocios do Reino Unido naquella capital, com as mais explicações ulterior progresso dessa negociação mandou-se à Comissão especial encarregada deste objecto.
De um officio do Ministro da guerra, com um requerimento do commandante interino e officiaes do regimento de infantaria de linha da provincia do Maranhão, em que pedião, que naquella província se estabelecesse um monte pio, similhante ao de Portugal. Mandou-se à Commissão de fazenda do Ultramar.
Das felicitações dirigidas ao soberano Congresso por motivo do descobrimento da conspiração pelas camaras de Ponte Delagada, e de Arganil, e de Soure, de que se fez menção honrosa.
De iguaes felicitações do corregedor da comarcas de Trancoso, e do juiz de fora da villa de Palmela, que forão ouvidas com agrado.
De uma conta, que ao soberano Congresso remetteu a commissão fiscal do Porto, da receita, e despeza geral das obras da igreja de Vollongo, e das estradas de
Ponte-Ferreira, e Vallongo, para conhecesse a applicação, que tiverão os impostos especialmente consignados para estas obras. Mandárão-se distribuir poios Srs. Deputados os exemplares da mesma conta, remettendo-se tambem um á Commissão de fazenda.
Dos exemplares impressos do mappa demonstrativo da receita, e despeza do cofre da universidade de Coimbra, e suas administrações, no mez de Março do presente a anno, remettidos ao soberano Congresso por ordem da junta da fazenda da mesma universidade, que se mandarão distribuir pelos Srs. Deputados.
Do oferecimento que fazia ao soberano Congresso Joaquim António de Lemos Seixas Castello Branco, de 125 exemplares do n.° 15 do periódico intitulado o Descortinador, de que era redactor, o qual continha um manifesto de paz, conciliação de Portugal com o Brazil, que se mandárão distribuir.
Da participação da continuação de molestia, que fazia o Sr. Deputado Silva Corrêa, pedindo mais vinte dias de licença que lhe forão concedidos.
De outra participação de moléstia, e da necessidade de usar de caldas, que fazia o Sr. Deputado Jeronymo José Carneiro: e lhe foi concedido um mez de licença.
De uma representação dos proprietarios de engenho de açúcar e agua ardente da província do Pará, para a minoração dos tributos impostos sobre estes generos. Mandou-se á Commissão de fazenda do Ultramar.
O Sr. Deputado Moura apresentou um projecto de regulamento para o hospital da marinha, offerecido ao soberano Congresso por um cidadão amigo dos seus compatriotas. Mandou-se à Commissão de saúde publica.
O Sr. Deputado Secretario Soares de Azevedo fez a chamada nominal, e se achou que com licença motivada faltavão os Srs. Deputados Moreira, Bueno, Arcebispo da Bahia, Sepulveda, Feijó, Aguiar Pires, Lyra, Trigoso, Moniz Tavares, Van Zeller, Xavier Monteiro, Braancamp, Costa Brandão, Almeida e Castro, Ferreira da Silva, Pinto de Magalhães, Faria Carvalho, Rosa, Fernandes Pinheiro, Faria, Lino Coutinho, Sousa e Almeida, Marcos de Sousa, Vergueiro, Araújo Lima, Bandeira, Silva Corrêa: fallavão sem causa reconhecida os Srs. Gomes Ferrão, Povoas, Borges dê Barros, Baeta, Conta Aguiar. Estavão prementes 118.
Passando-se á ordem do dia, continuou a discussão de um additamento ao artigo 2.º do projecto sobre o registo das hypothecas, que da precedente sessão do ficára adiado.
O Sr. Serva Machado: - Já decretarão as Cor-