O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DAS CORTES GERAES E EXTRAORDINARIAS DA NAÇÃO PORTUGUEZA.

NUM. 65.

Lisboa, 28 de Abril de 1821.

SESSÃO DO DIA 27 DE ABRIL.

Leo-se e approvou-se a Acta da Sessão antecedente.

O vsenhor Secretario Felgueiras, leo dous Officios do Ministro Secretario de Estado dos Negocios do Reyno: 1.° enviando relação dos Empregados da extincta Inquisição, que se remetteo á Commissão da Fazenda: 3.° remettendo Consulta da Junta do Tabaco sobre hum Requerimento do Barão do Sobral, que se remetteo á Commissão de Legislação. - Hum Officio do Ministro Secretario de Estado dos Negocios da Guerra, remettendo Mappas de todos os Corpos do Exercito, e remetteo-se á Commissão Militar - e outro do Ministro Secretario de Estado dos Negocios da Marinha, pedindo que se resolva sobre a sua representação ácerca do Conselho do Almirantado, e Administração da Marinha, que se remetteo, respectiva Commissão Especial.

O mesmo senhor Secretario deo conta de huma representação do Provedor Mor da Saude, pedindo providencias a respeito do Hospital dos Lazaros, que foi remettida á Commissão de Saude Publica. - E das seguintes Carias de felicitação, e prestação de homenagem ás Cortes, de que se mandou fazer honrosa menção:

A Camera desta Villa de Setubal, como orgão da grande Povoação que representa, não deve por mais tempo deixar em silencio a justa satisfação, e nobres sentimentos de que estão dominados seus habitantes, vendo todos os dias quanto o sabio e illuminado Congresso das Cortes promove, e tem promovido a felicidade de huma Nação, que se achava opprimida e desditosa, e quanto trabalha para que esta torne a fazer uso dos direitos que seus maiores havião reconhecido e exercitado, fazendo reformas e melhoramentos publicos, que o Estado da Nação imperiosamente exigia. Tornando-se não menos digno de ser congratulado pela excellente e bem acertada escolha que o mesmo sempre respeitavel Congresso fez dos Membros do Governo que executassem suas determinações, tendo a fortuna de nelles achar reunidas as mais distinctas qualidades, e relevantes merecimentos já conhecidos por toda a Nação, e com especialidade por esta Camera, e toda a Povoação que tem a honra de tributar ao respeitavel Congresso e Governo Executivo a mais respeitosa obediencia, submissão, e firme adhesão á santa Causa da nossa Regeneração. Setubal 25 de Abril de 1821. - O Juiz de Fóra Presidente, Antonio Joaquim de Carvalho - Luiz dos Santos Pacheco - José Anastacio de Almeida Soares - Sebastião Antonio de Faria Peixoto - Manoel Avellino da Costa - Antonio Pedro de Mesquita - Manoel José de Sequeira.

Senhor. = Sendo a Camera do Concelho de Alafoes talvez a primeira do Reyno, e que em dez de Fevereiro do corrente anno levou perante o Soberano Congresso, e perante a Regencia pela Secretaria dos Negocios do Reyno, os puros, e sinceros votos de admiração, adhesão, e odediencia que em seu nome, e dos Povos deste Concelho, a quem tem a felicidade de representar, protestarão ao mesmo Augusto Congresso, e á Regencia do Reyno pelo mesmo instaurada, felicitando-se ao mesmo passo com a sua cara Patria, hoje feliz, e livre debaixo do sagrado asylo da ley, e cercada de prosperidades, e gloria, que a sabedoria de seus Benemeritos Representantes lhe tem procurado. Tem a mesma Camera tido o pe-

*