O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[ 710 ]

saz valor para os deitar de si, e se unir a huma Nação que tanto lho merece por sua constante fidelidade e respeito, e acceder a huma Constituição pela qual sómente póde ser assaz firme na vicissitude dos seculos a felicidade dos povos,e a gloria do throno, pondo deste modo fim á inextinguivel luta em que a mesma Nação combatia com os ditos Aulicos, e firmando com indissoluvel vinculo os Portugueses das quatro partes da terra; neste festivo dia, digo, nada ha tão natural e justo como succeder em todos os corações a qualquer discordia que atégora houvesse, especialmente a que nasce de opiniões políticas, huma perfeita união e reconciliação. Somos já todos discipulos de huma mesma Constituição, subditos de hum mesmo Rey que a professa. Seja pois a Constituição o principio de huma total reconciliação. Se bem considerarmos a natureza da nossa regeneração, acharemos que ella não he outra cousa senão o puro Christianismo, qual foi fundado por seu divino Instituidor: huma beneficencia e união fraternal, e a destruição do monstruoso poder dos despotas; respeito a Cesar, guerra ao egoismo dos Escribas e Fariseus. Desterremos por tanto essa odiosa differença de Cidadãos mais ou menos liberaes, e esses nomes vulgares e rasteiros, com que tem sido designados. Ha entre nós todos huma só familia filha da Constituição. Temos sómente a combater crimes e abusos e amar todas as pessoas. Imitemos os povos de Napoles, Madeira, Pará, e Bahia que incluirão nos primeiros actos das suas regenerações termos de geral reconciliação e acabamento de todas as dissensões: e disponhamo-nos mesmo para permittir que regresse a esta Capital hum. Cidadão algum tanto de nós dissidente, logo que elle tenha manifestado o deseja de entrar sem restricção alguma em a nossa ditosa communhão. - Desta minha moção desejo se mande tomar lembrança na Acta, e bem assim que se recommende á Regencia do Reyno que expeça ordens mui positivas às Relações e Juízos contenciosos para que tratem de extirpar e abreviar as demandas, interminavel origem de odios e dissensões, devendo o innumeravel exercito que vive deste sordido e cruel mester de demandas e disputas forenses, hir procurando outro modo de vida.

O senhor Sarmento. (Foi tal o susurro, depois da falla do senhor Borges Carneiro, que não entendi nada a este senhor senão apoyar o senhor Borges
Carneiro, elogiando-o muito - diz o Tachygrapho Machado.)

O senhor Castello Branco.- Não pareça que motivos particulares me movem oppondo-me às noções propostas, e oppondo-me com toda a força de que sou capaz: entretanto alguma cousa tenho de advertir a este Congresso, que talvez a muitos pareça fóra de rasão; porque no meio do regozijo que a todos nos anima, não devo esquecer-me de que fui eleito pela nação, para cuidar da sua felicidade, segurança e tranquillidade. O Homem prova-se que he grande quando nas adversidades se mostra superior, e quando nas prosperidades conserva a necessaria moderação. (Apoyado, apoyado). Nós não devemos perder de vista a grande obra em que estamos empenhados: grande e muito feliz he a epocha em que tivemos a fortuna de S. Magestade adhirir aos desejos da Nação, e reconhecer os trabalhos desta Augusta Assemblea: apezar disto, a obra está em principio; muito e muita nos está a fazer, he preciso que nos não allucinemos, que nos conservemos nos limites da moderação que os Representantes de huma Nação devem guardar, e que vamos arriscar tão grande obra por hum enthusiasmo fóra de tempo.

O senhor Betencourt. - Esta Augusta Assemblea tem patenteado o mais extremoso jubilo, e eu como Membro della, tenho tido o maior enthusiasmo, porque conheço como verdadeiro Portuguez, os bens que resultão á Nação d'ElRey tinir á sua alta dignidade o incomparavel titulo de Rei Constitucional, o que se acha firmado com o seu sagrado puramente no faustoso dia, grande dia de galla 25 de Fevereiro. Entretanto, Senhores, eu antes de pertencer á grande familia dos Portuguezes como Cidadão, pertenci pelos vinculos da Natureza á minha Familia, ligado a deveres de sangue para com meu Pai Mãi e Irmãos, esta Lei natural gravada no meu coração pelo Author da Natureza, ainda antes de nascer como penhor de sentimentos que se sabem sentir, e nunca assas expressar; por estes imperiosos, e invenciveis motivos, eu não posso, nem devo deixar de vos patentear com a energia que me inspira o dever de filho, de Irmão, e de Compatriota da minha Patria Natalica, e fazer voltar os olhos de providencia imediata deste Augusto Congresso, sobre os desgraçados, e opprimidos Habitantes da Ilha Terceira, submetidos ao despotico Holophericos, que os governa com vara de ferro; a esse inimigo pertinaz e orgulhoso da Nação. Senhores, attendei que os Habitantes da ilha Terceira são Portuguezes, legitimos Patriotas Constitucionaes, porém muito infelizes pela diabolica influencia do genio máo que os esmaga, e os sepulta, este Telegino contraditorio com seus principios, que só por vaidade escreveo em outros tempos em que não tinha poder, só para se fazer célebre, blasonando liberdade que nunca teve, nem intendeo; quer envolver na sua infame e negra sorte, o destino daquelles honrados e desditosos Habitantes das sete Ilhas, que por hum infausto azar ainda estão debaixo da tempestuosa trovoada politica, que elle em honroso negrume, e sombras medonhas, quer fuzilar relampagos, e dardejar raios; ... não conseguirá, e se o meu braço podesse ter a faculdade do máo pensamento, elle sentiria agora os effeito da minha justa reinvindicação, como Filho da Ilha Terceira, minha sempre amada Patria ... Aos Senhores deixo tudo ... eu não accuso o Homem como particular, imploro providencias para resgatar aquelles nossos Irmãos; nada de mandar Tropas, os meus Patricios não são inimigos, antes amigos da nova ordem de cousas, basta só que se lhe mande já já, o Decreto d'ElRey: este para as ilhas pode mais do que hum Exercito, do que huma Armada: a certeza do juramento d'ElRey he de sobejo para desbaratar toda a força, e artificio daquelle Magico frenetico, que se tem coberto com o nobre e inviolavel manto do nome de S. M.... Senhores, perdoar a hum Filho, a hum Irmão.