O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[978]

Mandão voltar ao Governo a correspondencia diplmatica que fora transmittida ás Cortes em virtude da ordem da 19 de Agosto do presente anno, e consta da relação junta, assignada por Joaquim Guilherme de Costa Posser, official maior da secretarias das Cortes. Deus guarde a V. Exa. Paço das Cortes em 2 de Novembro de 1822 - João Baptista Felgueiras

Redactor - Calcão.

ULTIMA SESSÃO DAS CORTES GERAES, EXTRAORDINARIAS E CONSTITUINTES.

Em 4 de Novembro de 1822.

ABRIU-SE a sessão ás onze horas e um quarto da manha, sob a presidencia do Sr. Trigoso, o qual informado de que EIRei estava proximo a chegar, convidou a Deputação nomeada para o ir esperar no sitio onde Sua Majestade tinha de apear-se, a sair ao seu encontro; o que ella praticou.

A's onze horas e nada entrou EIRei na sala precedido pela Deputação das Cortes, e acompanhado dos ministros, o secretarios de lotado, e dos officiaes maiores, e criados da sua casa. E subindo ao throno, e tornando acento, recitou o discurso seguinte.

"SENHORES. - No momento, em que deveis pôr termos aos vossos trabalhos nesta legislatura, eu venho congratular-me com vosco, e com a Nação pelo acerto das medidas legislativas, que haveis adoptado para a reforma do edificio social.

"A minha comteplação se fixa naturalmente sobre a Constituição politica, ou lei fundamental do Estado que eu jurei com espontanea deliberação, e que hoje recebe a sagrada promessa de todos os cidadãos.

"Sim, Senhores, elles devem conceber uma virtuosa munia comteplando os direitos do homem socialestabelecidos em principios tão solidos, e duraveis como a moral dumas. O trono firmado sobre a lei; e a prosperiade das instituições sociaes sustentada no poder sublime na religião divina, que professamos: a propriedade, e a segurança individual combinadas com o interresse, a segurança publica: a correspondencia e harmonia dos direitos, com os deveres do cidadão: a libeidade civil do individuo, e o bem estar da sociedade, garantidas pela responsabilidade dos funccionarios publicos, e pela justa liberdade da imprensa. Ah, Senhores! que somma de resultados felices não promettem as condicões do nosso pacto social

"Fieis mandatarios da Nação vos abrangestes toda o extensão das necessidades dos povos, Em quanto a analyse, e a meditação prepararão a sobra do codigo constitucional, a nossa providencia não deixou sem remedio os males mais urgentes. Assim, a administração da justiça, a fazenda; o restabelecimento do credito publico; o comercio; a marinha; a agricultura; e industria; a construcção publica, e a filantropia receberão o impulso de sabedoria, e de zelo patriotismo, que caracteriza, e distingue os regeneradores de uma Nação, em um seculo illustrado.

"A este espirito de justiça, e ordem, com que foi concebido, e executado o plano da regeneração politica da Monarquia, devemos as relações de amizade, e interesse, que felizmente subsistem com as potencias estrangeiras; e muito principalmente com os governos constitucionaes, e representativos de ambos os mundos. Eu tenho particular satisfação de poder annunciar-vos, que as mais positivas declarações dos governos de Inglaterra, e França, acabão de nos assegurar contra os receios de qualquer ataque á nossa independencia.

"A esta mesma sabedoria, e ás medidas de conciliação, com que haveis procurado manter a integridade do Reino Unido, e estreitar os laços fraternais, que nos ligão com os Portuguezes do Brazil, deverão, eu o espero, as provincias dissidentes o retorno da sua tranquillidade, e dos bens que só podem esperar da união com os Portugueses da Europa. Este assumpto, Senhores, provoca recordações, que muito custão ao meu coração... Eu não o tocaria senão estivesse tão intimamente ligado com a marcha dos vossos trabalhos, e com o direito, que elles vos adquirem ao reconhecimento nacional, e á minha particular gratidão.

"A gloria dos Reis he inseparavel da felicidade de seus subditos; e aquelle que preside a uma Nação livre, he tão ditoso, quanto são infelizes aquelles que impérão sobre escravos. Esta he a medida do apreço que me merecem os vossos tão brilhantes, como proveitosos desvelos. Por elles se abre uma interminavel carreira de prosperidade, e de gloria para briosa, Nação portugueza; e a sorte desta he essencialmente ligada com a minha.

"Vós ides, Senhores, receber de vossos concidadãos a congratulação, e as bençãos a que vos dão direito vossos serviços, e illustração. Levai-lhes com estes titulos tambem a certeza de que os meus cuidados e solicitude continuão a ser consagrados ao bom da Nação. Afiançai-lhes a sinceridade das minhas intenções, e a coherencia dos meus procedimentos, que vos testemunhastes de perto: e se algum o precisar, inspirai-lhe o verdadeiro amor da patria, que obriga a sacrificar tudo por ella; e ensinai-lhe, que a sincera adhesão ao systema constitucional consiste essencialmente no respeito a lei, e no amor da ordem, e da justiça, sem o qual não podem prosperar as melhores instituições. Desta sorte continuando a instruir, ca edificar, gozareis no reconhecimento publico o prémio devido ás vossas tão gloriosas fadigas; e a Nação generosa, a quem as dedicastes, seguindo a marcha que lhe haveis traçado, será por sua perfeição social o modelo, e a inveja dos outros povos."

Ao qual o Sr. Presidente respondeu, recitando o seguinte discurso.

"SENHOR. - Publicada e jurada ontem em todo o Reino de Portugal e Algarve a Constituição politica da Monarquia portugueza, era necessario que hoje se dissolvessem as Cortes Constituintes da Nação. Chamados pela livre eleição dos povos para formar-