O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[980]

"Mas ainda outras são as difficuldades que occorrem; ainda muito além extenuemos a nossa confiança. Levantámos sobre firme base a Constituição politica da Monarquia; mas não podemos concluir as leis de quo ella depende para ser inteiramente executada; ainda as autoridades constitucionaes não tem regulamentos que lhes dêm vida e acção, ainda he indispensvel conservar por algum tempo instituições antigas, que em parte «ao incompativeis com o que está disposto na nova lei fundamental. Assim mesmo deixamos ás Cortes ordinárias uai precioso legado de experiEncias, e de doutrina, de que ellas muito se podem aproveitar, augmentando-o com os seus proprios cabedaes: o seu activo zelo, e a, illustrada firmeza de Vossa Magestade, removerão em breve tempo todos os obstáculos que possão retardar o pleno cumprimento da Constituição.
«Taes são, Senhor, as esperanças essas lisongeiras, com que os Deputados das Cortes Constituintes se separão deste augusto lugar. Voltando às suas provincias, ou ao exercicio dos seus diversos empregos, elles as inspirarão, e fortificarão nos povos, que acalmo de representar. Elles serão os primeiros que com o seu exemplo, e discursos os persuadão de que a felicidade da patria está dependente da fiel observância da Constituição, e de que devem repellir com vigor tudo aquillo que lhes for astuciosamente suggerido contra o que he decretado no novo pacto social. Uma só lei (lhes dirão elles) e essa certa, e não sujeita ao capricho das opiniões, ou á divisão dos partidos, he que pôde fazer um povo feliz; ahi tendes a que nós fizemos em vosso nome; respeital-a, obedecei-lhe, e sede felizes.
"Deste respeito e obediencia, he inseparavel o amor que devemos ao nosso bom Monarca: vós sabeis quanto elle o merece pêlos exemplos que tem dado da mais firme adhesão ao novo pacto: e com tudo não tendes presenciado, como nós, o seu amável, e magestoso porte, nem ouvistes as ultimas, palavras que proferiu do alto do trono, e no seio da Representação nacional, as quaes profundamente ficarão gravadas em nosso animo, e produzirão em nós o mais vivo sentimento de ternura, e saudade. Ah! nós o teriamos acclamado Pai da Patria, se a lisonja não tivesse em outro tempo prostituido tão brilhante titulo, applicando-o com horror da humanidade aos tyrannos de Roma.
"Não mais, Senhor, seja o que fica dito o epilogo do nosso prolongado trabalho, e a ultima expressão do nosso agradecimento: depois disto he preciso, que o Corpo Constituinte emmudeça; e se separe.» - E concluiu, entoando vivas ao Senhor D. João VI., á Casa de Bragança, á Religião catholica apostólica romana, e á Nação portugueza.
EIRei levantando-se, disse - Viva o soberano Congresso - E a todos estes vivas responderão tanto os Senhores Deputados, corno todo o povo, que enchia as galerias, com as mais vivas acclamações de jubilo, e de alegria que soarão por longo tempo.
A's onze horas e cincoenta minutos se retirou EI-Rei com o mesmo ceremonial, e etiqueta com que havia entrado. E voltando a Deputação das Corte», que fora acompanhar a Sua Magestade, deu conta o Sr. Deputado Secretario Felgueiras, em nome da mesma Deputação de que El Rei, despedindo-se della, lhe reco remendou - assegurassem ao Congresso das Cortes Constituintes os seus particulares agradecimentos por todas os delicadezas, e attenções, que com elle havião praticado; e que em todos os tempos seria constante em ser o primeiro defensor do pacto social, que as Cortes Constituintes havião decretado, e era cooperar quanto estivesse da nua parte para o bem e prosperidade da Nação portugueza. Isto motivou novos, e repetidos vivas, tanto dos Senhores Deputados, como dos expectadores das galerias.
Sendo cinco minutos depois do meio dia, tendo sido lida, e approvada esta acta, o Sr. Presidente fechou a sessão, dizendo: As Cortes Geraes, Extraordinárias, e Constituintes da Nação portuguesa fechão as suas sessões, hoje é de Novembro de 1822. - Francisco Barroso Pereira, Deputado Secretario.

Relator - Galvão.

Fim do 7.º e ultimo Volume das Sessões das Cortes Geraes, Extraordinárias, e Constituintes.

ERRATAS.

Pag. 70 , col. 2.ª lin. 58: habitarão - leia-se: habitarão.
- 71, col. L.ª, lin. 10: profissões - leia-se; professores.
- - -- lin. 12; accessar - leia-se occupar.
- 141, col. 2.ª lin. 2: liberdade. - leia-se liberalidade
- 182, col. 1.ª, lin, 14: se separou do Brazil - leia-se: se separou do governo do Brazil.
- - - lin. 43: desesperação leia-se : exasperação.
- - 285, col. 1.ª lin 59: Deputados - accrescenta-se: que tem falado.
- 394, col. 1.ª, lin. 48: mãos - leia-se: náos.
- 501, col. 2.ª lin 58: responderei - leia-se: respondi eu.
- 511, col. 2.a, lin. 35: isto - leia-se: estes.
- 554, col. 2.ª, lin. 42: sessenta e sete - leia-se: oitenta.
- ----- 44: oitenta - leia-se: sessenta e sete
- 757, col. 2.ª lin. 29: que queria tiressem lugar segundos embargos de restituição - leia-se : que queria se declarasse que não tinhão lugar segundos embargos, ainda fossem de restituição.
- 874, col., 2ª lin. 6: que se deve dizer - leia-se: que lá se deve dizer.
- 880, col. 2.ª lin. 27: examinados - leia-se: examinadas.