O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[976]

rece insto que em quanto houverem Officiaes mais antigos, não vão os outros: logo esta proposta vai inutilizar, e anullar o que já se decidio; e esta mesma circunstancia mostra que vão do mesmo modo huns e outros. Sou de parecer que se estranhe ao Ministro o embaraçar similhante decisão, e que a execute sem réplica.

O senhor Vasconcellos. - Não acho rasão nenhuma para que nesta Expedição não vão Officiaes casados, quando a outra já os levou.

O senhor Freire. - Na primeira Expedição consentio-se que fossem Officiaes casados; porem já na segunda não: digo isto para que sé decida com conhecimento de causa.

O senhor Alves do Rio. - Todo o Mundo sabe que as circunstancias agora são outras. Desta vez vão todos por sua livre vontade, na certeza de que se ha de cumprir o que se lhe prometteo, e que acabados os tres annos voltão. A acção, ou o facto he o mesmo, porem as circunstancias são muito differentes.

O senhor Feyo. - O deixar de executar huma Ordem não tem lugar (O mais que disse não se ouvio - diz o Tachygrafo Guedes.)

O senhor Guerreiro. - Huma Representação da Regencia do Reyno merece huma seria reflexão. Eu peço que se mande a huma Commissão, para tornar medida seria sobre isto. (Apoyado)

O senhor Miranda. - O Congresso decidio com conhecimento de causa. He necessario saber, que nem todos estes Officiaes são casados. As Mulheres dos Soldados, podendo ser, hirão, mas não se segue que vão.

O senhor Serpa Machado - Parece-me que a Representação não he do Ministro, he da Regencia. Hum dia de demora não póde fazer differença, por isso he melhor que vá á Commissão de Guerra.

O senhor Leite Lobo. - He necessario advertir, que o numero dos Soldados casados he sempre muito mais pequeno que o dos solteiros.

O senhor Castello Branco. - Eu voto que se trate dos Soldados, porque o mais já está decidido.

O senhor Macedo. - Essas reflexões devem passar a huma Commissão que as examine.

O senhor Soares Franco.- Parece que existe algum inconveniente sobre hirem os soldados casados. Se bem me lembro, no tempo d'ElRey D. Manoel, não se consentia que os Soldados casados fossem ás expedições. Isto tem seus inconvenientes.

Deliberou-se remetter o Officio, com urgencia, á Commissão Militar.

O senhor Fernandes Thomaz. - Senhor Presidente, está decidido que vá á Commissão: agora o que eu peço he que d'hoje em diante no Congresso se tomem com circunspecção todas as deliberações, senão temos concedido á Regencia o veto que não concedemos a ElRey. Parece-me muito justo que se facão todas as reflexões precisas, porem antes de deliberar, porque depois de o Congresso mandar, não ha reflexões a fazer: a execução deve ser a mais prompta possivel.

O senhor Brito lembrou que até agora era permittido vir com embargos a qualquer decisão ou Decreto.

O senhor Bastos. - No tempo antigo huma Ley era feita por hum homem, agora he feita por cem.

O senhor Fernandes Thomás. - Todo o Cidadão, tem direito de representar ás Cortes, mas isto he cousa muito differente. Deve ser permittido o representar, mas nunca embaraçando a execução das determinações do Congresso. Póde-se propor, e remetter todas as reflexões... eu me explico melhor: a Regencia póde representar os embaraços que ha sobre a execução de huma Ley, mas não póde fazer reflexões sobre o que faz o Congresso.

O senhor Freire. - A Regencia labora na mesma difficuldade que labora o Congresso, porque não se lhe deo ainda o seu Regimento. Eu digo que não basta o termos decretado nas Bases da Constituição a divisão dos Poderes, pois que nós temos o Supremo Poder sobre a Regencia. Peço por tanto que, para evitar estes e outros inconvenientes, se trate do Regimento da Regencia.

O senhor Presidente. - O negocio está decidido.

O senhor Secretario Felgueiras mencionou as Carias de felicitação e prestação de homenagem ás Cortes da Camera de - Thomar - Certan - e S. João de Areas - do Tenente General Governador de Peniche, per si e em nome do Estado Maior e Tropa da Guarnição da Praça - do Capitão Mór de Gestaço, Commandante da 12.ª Brigada de Ordenanças do Minho, com os Capitães Móres e Commandantes dos nove districtos de seu mando, das quaes se mandou fazer honrosa menção = E de alguns Cidadãos de Villa Real, e Traz-os-Montes - do Prior da Igreja Matriz Collegiada de Santa Euphemia da Villa de Penella - e do Tenente Coronel do Regimento de Milicias da Feira, Antonio Barreto Feyo, representando juntamente os seus serviços, as quaes forão ouvidas com agrado, e a ultima remettida á Commissão Especial dos Premios.

O mesmo senhor Secretario Felgueiras deo conta de - huma Representação dos Officiaes do Regimento de Infanteria N.° 9, expondo os seus serviços na actual Regeneração: remetteo-se á Commissão dos Premios - outra de Alberto Carlos de Menezes, Superintendente da Agricultura, expondo a necessidade de abolir os Alraotacés dos fructos ruraes, e os salarios das Guias dos mesmos fructos e gado nas Feiras, que por abuso, e sem Ley se tem introduzido: remetteo-se com urgencia á Commissão de Agricultura - outra anonyma, sobre a falta de gyro do papel moeda, em prejuizo do Publico: remetteo-se á Commissão de Fazenda - hum Discurso instructivo, recitado no Domingo de Paschoa aos Parocbianos de Carnide e Luz, pelo seu Parodio Encommendado, Paulo Francisco Gomes da Costa, que o dedicou ao Soberano Congresso, e foi recebido com agrado - huma Memoria de Antonio Exechiel Lima, para creação de hum novo Registo geral das penhoras, sequestros, embargos, e todos os contractos de fiança com a Fazenda Nacional, e com os particulares, remetteo-se ás Commissões de Fazenda e Legislação - e hum offerecimento ao Congresso por Antonio José do Rego, de huma Missa, Credo, e Te Deum, para se executar por occasião do complemento da