O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[1274]

para o momento; agora o que se deve fazer, he: 1.° sem mais discussão, approvar o parecer da Commissão; e 2.° separar as pensões que se aggregarão ao Monte-pio. Estas são duas moções verbaes, que não precisão do mais discussão. Vamos alliviar esses infelizes; senão se lhe póde pagar 2 mezes, pague-se-lhe hum, se não meio; não tratamos de Mathematicas, nem de apurar contas; o que tratamos he de libertar da morte essas miseraveis familias: o que a Assemblea decidir, he o justo, mas senão se decide o que eu peço, requeiro que o meu voto seja incluso na Acta, porque não quero fazer-me responsavel dessas mortes.

O senhor Sarmento. - Eu me admiro da mudança que houve no discurso do Illustre Preopinante, porque acaba elogiando este Congresso, appellando para a bem reconhecida Justiça das suas decisões, depois de principiar o mesmo discurso do hum modo ião differente. Vê-se bem que exigindo o illustre Preopinante que o seu voto se lance separado na Acta, pelos motivos que declarou no seu discurso, indirectamente deduz sem rasão da parte do Congresso, em se não conformar immediatamente com o que o mesmo Illustre Membro quer que hoje se trate, e se decida. Não me pareceo que similhantes principios deverião passar sem observação: este Augusto Congresso não carece que eu o defenda, nem eu teria a fatuidade de imaginar essa necessidade, porem convem que eu, como Membro do mesmo Congresso, defenda a mira mesmo das assersões contheudas no discurso do Illustre Deputado. Eu não lhe cedo em amor pela Patria, e interesse pela prosperidade dos meus concidadãos, e desejos de ver remediados aquelles que se acharem em circunstancias de estreiteza de meios de subsistencia, e miseria; quem he que não desejará acudir as necessidades, cujo remedio exige urgencia e providencias promptas? Quantos objectos de reformas da mais absoluta necessidade não forrão postos de parte, a fim de cederem ao Projecto da Liberdade da Imprensa o Illustre Membro sabe perfeitamente que a importancia daquelle Projecto fez ceder aos outros a occasião do serem discutidos, ajuntando-se a estes debates aquelles que resultarão de moções, e indicações não só do mesmo Illustre Deputado, mas de outros Senhores Deputados. Hoje mesmo eu requeri a ordem do dia, porque para ella pertence o Projecto da Collecta Ecclesiastica. Não devemos perder o tempo em palavras, e declamações estereis: o Thesouro Nacional necessita de dinheiro: a nossa obrigação he procura-lo, e a este fim se dirige o Projecto destinado para a discussão de hoje. Eu espero que o Illustre Preopinante não pense que eu me empenho em retardar, a discussão sobre as reformas economicas dos ordenados accumulados: huma das verbas mais notaveis he a do Visconde de Azurára: eu desejaria que fosse possivel considerarem-se factos da minha vida particular, e da vida desse individuo, para se me fazer a justiça de que não he natural que eu fosse parcial, e pertendesse encobrir qualquer exorbitancia dos seus ordenados, quando eu o considero como o auctor da morte de meu pay, que desceo á Sepultura opprimido com as injustiças do seu ministerio. Todavia nem pertenderei dar a minha opinião a este respeito, e quando eu a desse, o faria com o maior escrupulo, e imparcialidade, affastando da minha lembrança os resentimentos, que eu tivesse, por mais justos que elles sejão. Tratemos por tanto de se discutir o Projecto da Collecta Ecclesiastica, o qual está destinado para a ordem do dia, e ponhamos de parte discussões que vem retardar providencias da maior importancia, as quaes directamente vão socorrer o Thesouro Nacional, e dar vida ao credito da divida da Nação.

O senhor Barão de Molellos. - Respondo ao Illustre Preopinante o senhor Borges Carneiro, repetindo o mesmo que já disse, isto he, que seguindo-se a sua opinião, e guiados por hum desejo excessivo de remediar-mos em hum momento a desgraça destas infelizes classes, hiria-mos aggravar mais a sua sorte; hiriamos na verdade fazer-lhes hum bem no presente, porque receberião alguns mezes sem dependencia dos Rebaledores; mas deste bem seguir-se-lhes-hião males no futuro, porque os seus Recibos, ou Cedulas perderião ainda mais o credito do que já o tem perdido. O seu voto, que elle quer dar e na separado, differe do meu em hum só ponto; porem muito essencial. Julga o Illustre Preopinante que não he precisa a existencia de hum fundo que assegure a prompta, e inalteravel regularidade dos pagamentos; e eu julgo que sem esta base, todas as providencias que dermos são precarias o insuficientes; e que em lugar de vantagens, seguir-se-hão inconvenientes.

Insta o Illustre Preopinante que se approve o parecer da Commissão, sem mais discussão alguma; e eu insto em que estabeleçamos primeiro os fundos, e o cofre por onde se devem regular, e indefectivelmente fazer estes pagamentos; pois tenho todo o receio e probabilidade que mui brevemente veriamos estas desgraçadas classes sem pagamentos regulares, e com as Cedulas, ou Recibos desacreditados. Isto mesmo confessa tacitamente o Illustre Preopinante, quando acaba de dizer = se não se lhes podem pagar dous mezes, pague-se-lhes hum, senão meio = Longe de nós similhante idea, fazendo-se ao mesmo tempo ponto á divida atrazada; no momento em que ella se admitia, estão estas infelizes Classes de muito peior condição, e precipitadas n'hum abysmo ainda muito mais profundo; á fallencia, e incerteza dos seus pagamentos, accresceria a desconfiança dos Rebaledores, e dobrarião as usuras, e os escandalosos abusos que elles já practicão. Diz o Illustre Preopinante que estas victimas estuo morrendo de fome, que não podem esperar hum instante, que quer lavar as suas mãos, e que não tem o coração petreficado. Respondo: que todo este Augusto Congresso he em extremo sensivel á desgraçada sorte destes, infelizes; em outra Sessão eu declarei que de todas as Classes da Nação, erão estas as que devião merecer a nossa mais seria attenção, e nisto creio que tenho dicto tudo. Eu tenho visto mais vezes, e talvez mais de perto que o Illustre Preopinante, as Scenas mais tristes, e mais tocantes, e os males que soffrem estas infelizes victimas; e he tambem por este motivo que insto, e instarei sempre que o remedio a tão grande mal não seja fallivel, nem momentaneo; pois tremo de obser-