O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DAS CORTES GERAES E EXTRAORDINARIAS DA NAÇÃO PORTUGUEZA.

NUM. 118.

SESSÃO DO DIA 4 DE JULHO.

Aberta a sessão, sob a presidencia do Sr. Moura, leu-se, e approvou-se a Acta do dia antecedente.

O senhor Secretario Agostinho José Freire fez a leitura dos seguintes officios do ministro da Marinha dirigidos á Regencia, e remettidos ás Cortes pelo ministro dos Negocios do Reino:

1.° participando que a Deputação da Regencia ficará a bordo da nau de Sua Magestade, em quanto as Cortes não determinarem o contrario; e que ElRei havia resolvido mandar o seu secretario dos Negocios Estrangeiros a ter uma conferencia com o Presidente das Cortes.

2.° participando que tendo o presidente da Regencia feito saber a Sua Magestade, por via do seu ministro dos Negocios Estrangeiros, Silvestre Pinheiro Ferreira, que as Cortes desejavão que ElRei escolhendo hora para o seu desembarque não fosse esta depois do meio dia, designara comtudo ElRei a hora das 4 da tarde, para o fazer.

3.° annunciando que Sua Magestade receberia no dia seguinte ás 10 horas a Deputação das Cortes.

4.° participando a saida da Regencia para o paço das Necessidades, a fim de proporcionar uma mais facil communicação com as Cortes, e com a Deputação a bordo.

O senhor Fernandes Thomaz propoz que como Sua Magestade havia fixado as 10 horas para receber a Deputação das Cortes, a mesma Deputação lhe fizesse saber, que a ordem relativa ao tempo do desembarque devia cumprir-se: ao que accrescentou o senhor Castello Branco que se mandasse chamar o ministro dos Negocios do Reino para o fazer saber ao presidente da Regencia, e este o commnnicar a Sua Magestade. Foi approvada a moção do senhor Fernandes Thomaz.

Fez-se á chamada nominal, e acharão-se presentes 97 dos senhores Deputados, faltando os senhores Sepulveda, Xavier Monteiro, Pereira da Silva, Annes de Carvalho, e Gouvea Ozorio.

Passou-se á ordem do dia, e por indicação do senhor Agostinho José Freire se determinou, que dos 32 votados para se formarem delles as listas de 16 pessoas, se excluissem os dois - Correa da Serra e Conde de Barbacena pai, a fim de serem substituidos por José Francisco Braamcamp e pelo Bispo Provisor de Braga, os quaes havião reunido maior numero de votos, e deixarão de ser mencionados; tendo o primeiro 21 Votos, e o segundo 25.

Procedeu-se em consequencia á eleição do conselho de Estado, e se decidiu que os senhores Deputados designados para a Deputação que devia ir a bordo fossem os primeiros a votar, a fim de sairem immediatamente para o seu destino. Assim se executou.

Recolhidos e apurados os votos, sairão eleitos com maioria absoluta - Anselmo José Braamcamp, com 53 votos; Antonio Teixeira Rebello, com 60; Antonio Vieira de Tovar, com 56; Bernardo da Silveira Pinto, com 69; João Antonio Ferreira de Moura, com 63; João Pedro Ribeiro com 50; Joaquim Pedro Gomes de Oliveira, com 77; José de Mello Freire, com 62; José Maria Dantas, com 56; Lazaro da Silva Ferreira, com 49; Manoel Antonio dá Fonseca, com 52; Manoel Vicente Teixeira, com 53; Roque Ribeiro de Abranches, com 54.

Faltando ainda tres pessoas para se preencher o numero designado de conselheiros, se decidia que dos restantes votados se extremassem os que havião tido maior numero de votos, para destes se formalizarem listas de tres pessoas em conformidade do que já se achava determinado, e procedendo-se ao exame dos votos se achou haverem tido a maioria os seis seguintes, a saber: Antonio Francisco Machado, por 48 votos; Antonio Joaquim de Lemos, por 47; Nicoláo de Abreu Castello Branco, por 45; Francisco de Paula Azeredo, por 45; Francisco Maximilianno de Sousa, por 45;

*