O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DAS CORTES GERAES E EXTRAORDINARIAS DA NAÇÃO PORTUGUEZA.

NUM. 121.

SESSÃO DO DIA 7 DE JULHO.

Aberta a Sessão, sob a Presidencia do senhor Moura, leu-se e approvou-se a acta do dia antecendente.

O senhor Felgueiras mencionou dois Officios ainda da Regencia; um do Ministro dos Negocios do Reino, dando a razão da demora por mais de cinco mezes do despacho em queixa do povo de Portalegre, contra o Juiz de Fora da mesma cidade: e de dois mezes no despacho em queixa de D. Maria Felisberta Carneiro Pereira Coitinho de Vilhena, contra o Corregedor, e Juiz de Fora de Braga, de que as Cortes ficarão inteiradas: outro do Ministro da Guerra, remettendo a correspondencia que de Monte Videu dirigiu á Regencia o Conselho Militar da Divisão de voluntarios reaes d'ElRei, formado na occasião em que prestou solemne juramento á Constituição Politica que se fizer em Portugal, e na qual o mesmo Conselho, requer que a Divisão seja rendida por outras tropas que se remetteu á Commissão do Ultramar.

O mesmo senhor Secretario mencionou tres Officios do Governo: um pela repartição da Guerra, remettendo as informações dos frentes da Academia da Marinha, e da Fortificação sobre o merecimento moral, e literario do 1.º Tenente de Engenheiros, Francisco Xavier Soares, que se mandou á Commissão, do ultramar: outro pela repartição dos Negocios do Reino, ciando parte da ora designada por ElRei para, receber a Deputação das Cortes, destinada a comprimentar Suas Magestades, e Alteza, de que as Cortes ficarão inteiradas: outro pela Repartição da Marinha, remettendo uns Officios de Pernambuco, (segundas vias dos que já se mencionarão em Sessão de 5 do corrente) vindos na Galera = Alexandre, Primeiro = que conduz a bordo João Severiano, que ficou detido; e dando parte da Chegada do Navio = Princeza = do Rio de Janeiro, com varios Passageiros, entre estes o Padre Francisco Romão de Góes, que igualmente te acha detido, que foi mandado á Commissão de Constituição.

Mencionou igualmente as felicitações: da Camera da villa de Cerva, e da de Linhares, de que se mandou fazer honrosa menção: do Corregedor da villa de Chão de Couce, Antonio Maria Cordoso da Costa Cabral; do Capitão mór da villa da Esgueira, Dionisio de Moura Coutinho e Almeida; e do Padre Preposito da Congregação do Oratorio de Viseu, Bernardo de Sena que forão ouvidas com agrado.

Apresentou tambem as seguintes Memorias: uma do Prior, de S. Pedro de Villa de Penamacor o Padre Domingos Lopes Furtado, sobre um Estabelecimento de Beneficencia a favor de pobres, e miseraveis que se mandou á Commissão de Saude publica: outra do Capitão de Artilheria, Antonio Ignacio Judici, sobre varios objectos interessantes de melhoramento, que se remetteu á Commissão de Saude publica, e outra sobre a invenção de uma Maquina destinada para debulhar o trigo, e separalo da palha, por Antonio Joaquim de Castro e Abreu, que se mandou remetter primeiro á Commissão das Artes, e Manufacturas, e depois á de Agricultura.

O mesmo senhor Secretario deu conta dos dois decretos sobre a dotação da Familia Real.

O senhor Sarmento instou para que se não desse, o nome de Infante ao Senhor D. Sebastião.

O senhor Barão de Mollelos apoiou esta indicação pedindo, que se lê-se a acta correspondente ao dia em que se tinha tratado este objecto.

O senhor Braamcamp fez tambem uma observarão sobre o artigo do decreto oppondo-se á palavra Thesouro que elle usava, pois que esta palavra, e a designação de haver criados pagos pelo Thesouro, parecia designar que havião criados pagos pelo Thesouro Nacional; quando a havelos, a intenção do Congresso foi, que não fossem pagos por essa repartição.

O senhor Alves do Rio disse, que havião só os

*