O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[1506]

se não devem dar agora, porque isso seria arguir o Congresso de omissão.

O senhor Borges Carneiro: - A moção era do senhor Franzini foi geral ao menos não se especializou o general Sepulveda.

O senhor Franzini: - Eu fui autor da moção, e tenho pena de que com a pressa não especializasse o nome do general Sepulveda.

O senhor Castello Branco: - Julgo que não ha demasia em dar louvores a quem tanto os mereceu por isso voto pela moção do senhor Borges Carneiro.

Approvou-se que cedessem louvores ao general Sepulveda, apezar de ser já comprehendido nos que se derão aos commandantes dos corpos.

O senhor Sarmento leu uma moção sobre os contrabandos, que se fazião pela barca de Alva, e villa nova de Foscoa.

O senhor Presidente: - Assento que não ha inconveniente nenhum em se tomarem medidas sobre isto.

O senhor Soares Franco: - E as mais fortes, por que não se podem evitar os contrabandos sem se emdregar força e castigos muito fortes.

Approvou-se que se fizesse indicação ao Governo.

O senhor Luiz Monteiro: - Os habitantes das ilhas do Fayal e Pico jurarão a Constituição antes de saberem o que se tinha passado no Rio de Janeiro, e antes de saberem os successos da ilha Terceira; por isso incorrerão na indignação daquelle despota da ilha Terceira: mandarão um Deputado a participar isto mesmo ao Congresso, este tem falado com o ministro da Marinha, e ao Congresso nada tem sido presente, está em Lisboa só para este unico objecto, por isso pesso se dem as presidencias a fim de que se vejão estes papeis, e aquelle Deputado cumpra a sua missão, porque elle não veio cá a outra coisa, senão a participar ao Congresso os acontecimentos daquellas duas.

O senhor Felgueira: - Eu proponho que se pregunte ao ministro da Marinha a razão, porque não tem remettido os papeis.

O senhor Alves do Rio: - O Commandante da brigue Tejo he quem deve informar o Congresso: a elle he que se deve tudo.

Approvou-se, que se expeça ordem no ministro da Marinha para enviar os mencionados officios dando a razão da demora de tal remessa, que logo devia ter lugar.

O senhor Betencourt leu o plano para eleição da Commisssão para concorrer para a reforma da companhia do Alto Douro.

O senhor Canavarro: - Aquelle plano deve imprimir-se para se discutir.

O senhor Saimento: - E então terei eu muito que dizer.

O senhor Betencourt por porte da Commissão de agricultara deu conta dos seguintes

PARECERES.

A Commissão da agricultura examinou o requerimento dos proprietarios do campo do Mondego, em que pedem ser alliviados do tributo de páo de vallos, e dos marachões, com os fundamentos de ser muito oppressivo, produzir pouco rendimento liquido, ser cobrado por diversos escrivães, e por uns roes tão antigos, que já se ignora quem são os verdadeiros possuidores. A Commissão he de parecer que se remetta o requerimento á Regencia do Reino, para que mande informar sobre o seu contheudo o Ministro incumbido da superintendencia do Mondego. Paço das Cortes em 11 de Junho de 1821. - Francisco Soares Franco - Antonio Lobo de Barbosa Fereirra Teixeira Girão - Francisco Antonio de Almeida Moraes Pessanha - José Carlos Coelho Carneiro Pacheco - Pedro José Lopes de Almeida - Francisco de Lemos Betencourt.

Remettido ao Governo.

Relatorio da Commissão de agricultura.

A Commissão de agricultura examinou a representação do silvei intendente interino das obras do Mondego, e della consta, que os campos de Coimbra tem nove panis, quatro da banda do Sul, e cinco da do Norte, que são outros tantos terrenos infectadores, que exhalão miasmas pestiferas, quando podião ser fertilissimas campinas, que derramassem a abundancia de pão pelos paizes vizinhos. A Commissão não póde negar-se ao prazer de fazer uma rapida exposição da extensão, e estado actual destes pauis, nem de patenaer os seus ardentes desejos, para que dentro em poucos annos chegue o feliz momento, em que todos elles, e em todo o Reino de Portugal estejão enxutos e reduzidos a cultura regular.

Começando de Coimbra para a Figueira temos da banda do Sul: 1, o paul de Arzilla; tem de comprimento uma legua, e a sua largura media he de 5$000 palmos; são directos senhores delie, a casa de Obidos na parte interior, e a de Cadaval na superior: 2. o paul de Fermoselhe; recebe as aguas de Condeixa, he pequeno em comparação do antecedente, e pertence ao Marquez de Belgida, grande de Hespanha, o qual mandou abrir uma certa quantidade de valias para o enxugar; 3. o paul de villa nova de Anços; he grande, e dirige-se de Soure até ao Mondego, onde entra defronte de Montemor-o-Velho; tem legua e meia de comprido, e 5 a 6$000 palmos de largura media: 4. o paul do Louriçal; indo he maior, tem duas leguas de comprido e 5$000 palmos da largura media; entra na grande bacia do Mondego, legua e meia acima da Figueira, no sitio do Canal; pertence pela maior parte ao Marquez do Louriçal. Da banda do Norte do Mondego temos 1. o paul de S. Fagundo; lerá de comprimento tres quartos, de legua, e 6$000 palmos de largura media; cultiva-se em grande parte, e o seu final enxugo depende de se abrir, e conservar aberta a valia, que desde a ponte de lava-rabos se encaminha até á ponte da Col, costeando os montes da banda do Norte. S. paul da Cioga; he muito pequeno, pertence a um particular: está quasi todo cultivado, e depende o seu ultimo enxugo da abertura da valia ha pouco mencionada; 3. paul de Tentugal; pequeno; pertence á casa de Cadaval, e está no mesmo caso