O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[1606]

esta superior aos lucros, que se podem tirar na producção das cavalgaduras, a só attendivel pela qualidade da raça, e por servir de viveiro para se conseguir o seu augmento; e não podendo, nem devendo impôr-se este encargo a S. Magestade, principalmente quando os terrenos designados ás pastagens já lho não pertencem: devo, e desejo saber se he da vontade do Soberano Congresso que á custa da Nação se conserve, os menos por alguns annos, aquelle estabelecimento.

Não devo porem omittir que eu por zelo e prevenção já tinha mandado examinar quantas bestas havia, quantas herdades da Nação reservadas para pastagens, qual a despeza no estado presente, e qual a que se deve fazer parado futuro. O total das bestas he 707, e mais 8 bois; daquellas devem vender-se 40 por más, e destes 4. A despeza que se fazia em Alter era de 8.573$714 réis; a que se orça para o futuro avalia-se em 5:021$372 réis, alem da despeza na Azambuja, avaliada em 858$000 réis. Uma e outra talvez soffrão diminuição, não calculando o valor das criações. As herdades são 37, 11 destas pertencem á casa de Bragança; as mais são de diferentes senhorios, cuja maior parte deve entregar-se, a conservar sómente algumas, convindo seus donos.

Não remetto todos os papeis e mappas concernentes, por não roubar o tempo precioso ao Augusto Congresso; o que farei, se assim se julgar necessario.

Peço por tanto a V. Exca. se tanto for possivel, queira transmittir-me com a maior brevidade a resolução, pois que assim o exige a natureza do negocio.

Deus guarde a V. Exc. muitos annos. Lisboa 19 de Julho do 1821. - Illustrissimo e Excellentissimo Senhor José Joaquim Ferreira de Moura. - Francisco Duarte Coelho.

ERRATA.

Diario n.° 132, pag. 1475, fala do senhor Borges Carneiro = perpetuar a tranquillidade: leia-se = perturbar, etc.

Diario n.° 126, pag. 1528, fala do senhor Pereira do Carmo = arbitrariedade dos tempos: leia-se = barbaridade, etc.

Redactor - Galvão.

LISBOA: NA IMPRENSA NACIONAL.