O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DAS CORTES GERAES E EXTRAORDINARIAS DA NAÇÃO PORTUGUEZA.

NUM. 148.

SESSÃO DE 9 DE AGOSTO.

Aberta a Sessão sob a presidencia do senhor Faria de Carvalho, leu-se e approvou-se a acta da Sessão antecedente.

O senhor Secretario Felgueiras deu conta do expediente, e mencionou os seguintes

OFFICIOS.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - Sua Magestade manda remetter ás Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza o requerimento dos moradores da cidade do Faro, ácerca do estabelecimento do hospital da Misericordia, e dos enfermos militares na dita cidade; e a informação sobre o mesmo dada pelo Procurador das comarcas do Algarve; em data de 2 do corrente; ficando com esta remessa satisfeito o seu Aviso de 25 de Junho deste anno; e logo a V. Exa. o faça assim presente no mesmo Soberano Congresso.

Deus guarde a V. Exa. Palacio de Queluz, em 7 de Agosto de 1821. - Sr. João Baptista Felgueiras - Ignacio da Costa Quintella.

Remettido á Commissão de Saude e da Fazenda.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - Sua Magestade manda remetter ás Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza o requerimento incluso de Manoel de Coimbra, preso nas cadeas da Relação do Porto, e a informação ácerca delle dada pela Chanceller da mesma Relação, servindo de Governador; por pertencer a sua materia ao seu conhecimento, e rogo a V. Exa. assim o queira fazer presente no mesmo Soberano Congresso.

Deus guarde a V. Exa. Palacio de Queluz, em 7 de Agosto de 1821. - Sr. João Baptista Felgueiras - Ignacio da Gosta Quintella.

Remettida á Commissão de Justiça criminal.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. -Sua Magestade manda remetter ás Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza, as seis consultas da Junta da Directoria Geral dos Estudos, que constão da Relação inclusa, por pertencer a materia de todas ellas ao conhecimento do mesmo Soberano Congresso; e rogo a V. Exa. lhe queira fazer assim presente.

Deus guarde a V. Exc. Palacio de Queluz em 6 de Agosto de 1821. - Senhor João Baptista Felgueiras - Ignacio da Costa Quintella.

Remettido á Commissão de Instrucção Publica.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - Sua Magestade manda remetter ás Cortes Geraes, e Extraordinarias da Nação portugueza a informação inclusa na data de 28 do mez passado do Chanceller da Relação, e Casa do Porto, servindo de Governador, á obre a representação, que ás mesmas Cortes havia feito o Desembargador Roque Francisco Furtado de Mello, ácerca de alguns abusos praticados na eleição da villa de Catanhede, e dos vexames, que soffrem aquelles povos; pois que a materia de que se trata pertence toda ao conhecimento do mesmo Soberano Congresso; e rogo a V. Exa. o queira fazer assim presente ao mesmo Congresso.

Deus guarde a V. Exc. Palacio de Queluz em 6 de Julho de 1821. - Senhor João Baptista Felgueiras - Ignacio da Costa Quintella.

Remettido á Commissão de Justiça Civil.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - Sua Magestade manda remetter ás Cortes Geraes, e Extraordinarias da Nação portugueza o requerimento, e mais papeis a elle juntos de Maria da Assumpção da villa de Aldea-Gallega, e as informações sobre elle dadas pelo Desembargador Domingos Monteiro de Albuquerque e Amaral, e ultimamente pelo Chanceller da Casa da Supplicação, que serve de Regedor, por

*