O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[2000]

stancias. Em objectos taes o que ontem foi conveniente póde ser que o não seja hoje. Igualou o illustre Preopinante as duas provincias na necessidade da tropa, mas a demonstração desta necessidade he que eu não vi. A Bahia precisava de tropa naquelle tempo porque temia ser atacada pelo Rio de Janeiro; perdeu o se receio depois que o Rio de Janeiro se declarou, manda depois julgava necessaria a tropa, porque pianos insensatos quizerão atacala, depois de ElRei ter partido para a Europa. Alem do que uma das fortes razões que a Bahia teve em vista, foi o receio do grande numero de pretos que ha naquella provincia. Mas supponhamos que não forão estes os motivos que a Bahia leve para pedir a tropa devera o Congresso sanccionar o mesmo a respeito do Rio de Janeiro? E que duvida póde haver de que grande parte da Tropa que ali se acha queira ficar uma vez que seja convidada para isso? Quando a salvação da patria exige do exercito alguns sacrificios, elle he obediente, se o Congresso determinar que continue a ficar uma parte da expedição do Rio de Janeiro, eu confio no exercito que elle ha de obedecer pontualmente. Estes os principios com que tem sido creado o exercito, e devemos esperar que continue a guiar-se por elles. O exercito foi cobrir-se de gloria em paizes estrangeiios, fora e muito fora dos limites do Reino; porque não ha de servir dentro dos limites dos tres Reinos? Por tanto deve manter-se o parecer da Commissão; convidar as tropas com os interesses, que costumão attrahir os militares, e de que a Junta do Governo ha de fazer uso. Esta medida que propõe a Commissão he uma medida interina; póde ser que que a dois mezes haja necessidade de a alterar nestas circunstancias he que o parecer da Commissão deve ter approvado. Não deve por ora ir tropa alguma para o Rio de Janeiro, porque não apparece razão alguma particular para isso, senão porque assim se fez a respeito da Bahia, mas sempre resta que se demonstre que o Rio de Janeiro está nas mesmas circunstancias em que então estava a Bahia.

O senhor Trigoso: - Quando a Bahia pediu a força armada, não Unhamos lembrança que fosse atacada pelas outras provincias. Quando o Congresso mandou a força armada não linha esperança nenhuma que houvesse resistencia da parte do Rio de Janeiro. Na Bahia ha pretos, no Rio de Janeiro não os ha? A sublevação que póde fazer-se na Bahia não póde fazer-se no Rio de Janeiro? Acabo de ouvir dizer que as desordens no Rio de Janeiro forão fomentadas pela tropa: não he muito melhor que essa tropa regresse, e que vá outra? Logo com razão muito especial não deve ser demorada aquella tropa ainda que queira ficar, antes pelo contrario deve ser substituida por outra. Allega-se que a tropa deve ser obediente; e quem diz que não? Mas o projecto não he esse, o projecto diz que a tropa seja convidada a ficar, e que fique livre o vir ou deixar de vir. Neste caso nunca se junte chamar desobediente uma vez que não queira vir Fala-se em Montevideo; eu ouço dizer que foi um acto de despotismo no Governo mandar que, a tropa de Montevideo fosse considerada como parte do exercito do Brasil, e não sei como a tropa de Montevideo qualificaria a opinião das Cortes que fizesse manter a deposição do Governo deixando-a ficar no Rio de Janeiro. Por todas estas razões julgo conveniente que se mande para lá a tropa, e que não fique ali nem um só soldado dos que lá estão.

o senhor Feio: - Sou de opinião que não deve ir tropa para o Rio de Janeiro: primeiro, porque o julgo contrario a boa economia; segundo, porque estou intimamente convencido que logo que se faça constar que he util á Nação que as tropas que a se achão continuem a servir por mais algum tempo, será tão grande o numero dos offerecidos voluntariamente, que excederá muito aquelle que se pretende, porque o soldado portuguez não se nega a incommodos nem a perigos, quando he preciso servir a patria; e desta verdade temos nós mui repetidas, e mui evidentes provas.

O senhor Povoas: - As nossas provincias do Brasil tiverão sempre para a sua conservação uma força europea, alem das tropas do paiz, a foiça do paiz está reduzida a nada, e tanto mais reduzida a nada depois que a Corte se mudou para lá, e forão destacamentos para as mesmas provincias. Felizmente todas as provincial do Brasil tem abraçado o systema constitucional, e estabelecido as Juntas provisorias: estas juntas são juntas administradas de justiça; porem precisão de uma força, que ellas não tem no seu paiz, a qual possa fazer respeitar as suas decisões. A principal riqueza das provincias do Brasil condiste em escravatura, e engenhos estes engenhos e escravatura podem desapparecer uma vez que se desenvolva uma revolução. Para evitar cata revolução ou estes inconvenientes que póde fazer o gemo do mal, he que a Bahia pediu a força que se mandou. O Rio de Janeiro a necessita, bem como lodo o Brasil, por isso que lá se excitarão as paixões. Os corpos de Portugal destacados no Rio de Janeiro já mais de uma vez se dividirão, e no dia 5 derão um rebate, e assumarão todos os cidadãos honrados e pacificos, logo só por esta razão deveria ser substituida aquella tropa. He necessario sem duvida uma força no Rio de Janeiro, a que lá está, alem de haver uma intriga particularissima em um dos corpos entre a officialidade, a qual não tem sido possivel destruir com a remoção de alguns officiaes do mesmo batalhão, deve voltar para a Europa, e entrar na massa do exercito de Portugal para tornar a voltar aos seus deveres. Os 3 batalhões que ali estão he de justiça que sejão substituidos por outros, porque prometteu-se-lhes que voltarão dentro em 3 annos, e já excede muito a este tempo. Pelo que pertence ao meio de que estes homens podem ser convidados a ficar lá, digo que nenhum quererá ficar, todos querem regressar. O numero dos que ficassem, ou havia de constituir o quadro do corpo, ou ficar em separado logo o resto havia de vir. Os homens levão-se pelos interesses, e tambem o corpo militar se leva os interesses, mas o maior interesse he a sua gloria. Digo eu agora se o Congresso tem autoridade de fazer ficar lá este ou aquelle corpo, parece que tem a mesma razão para mandar ir daqui 3 ou 4 mil homens. Se a um brioso soldado que está já constitucional, se a um brioso sol-