O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[2070]

O senhor Brito: - Acho melhor que se ponha na lingua portugueza; mas lembrava que seria bom designar, o pezo, tendo a primeira uma onça, e a dos constitucionais meia. Parecia-me acertado que se isto designasse precisamente a fim de que esta quantidade de pezo se não altere.

O senhor Guerreiro: - Eu acho inconveniente crear uma moeda do valor de cruzado, porque he termos duas moedas do mesmo valor; por isso quando se queira cunhar uma moeda com o nome de constitucionaes seja necessario que tenha diverso pezo.

O senhor Miranda: - Esta discussão he fóra da ordem. A Commissão das artes está encarregada, deste objecto, e tem á algum trabalho feito, o qual ha de apresentar a esto Congresso.

Decidiu-se que o modelo fosse á Commissão das artes, a qual tomasse tambem conhecimento da indicação vocal do senhor Fernandes Thomaz.

Leu-se e foi approvada a seguinte proposta da Commissão de poderes.

Não tendo chegado á Commissão de poderes a acta da Junta eleitoral da provincia de Pernambuco, para com ellas combinar os diplomas dos Deputados da mesma provincia, lembra-se a Commissão de supprir esta falta, combinando os ditos diplomas com as cartas officiaes do Governo da mesma, provincia, que ontem se lerão no Congresso. O que a Commissão lhe faz presente; para que no caso de approvar esta medida, se lhe remettão já os mencionados officios. Casa da Commissão 29 de Agosto de 1821. - Rodrigo Ferreira da Costa; Antonio Pereira; João Vicente Pimentel Maldonado.

Fez-se a chamada, e achárão-se presentes 89 senhores Deputados, faltando os senhores Osorio Cabral; Pinheiro de Azevedo; Basilio Alberto; Pereira do Carmo; Bernardo de Figueiredo; Sepulveda; Pessanha; Bettencourt; Brayner; Van Zeller; Xavier Monteiro; Pereira da Silva; Isidoro dos Santos; Rebello da Silva; Manoel Antonio de Carvalho.

Passando-se á ordem do dia, continuou a discussão, que ficará adiada sobre dever ser directa ou indirecta a eleição, dos Deputados.

O senhor Girão, pedindo a palavra, disse:

Eu vou declarar o meu voto, pois confesso, que nunca me vi tão incerto e duvidoso: a materia deste artigo he mais ponderosa, mui delicada, e julgo que della depende a conservação da liberdade; eis o motivo porque tremo quando me vejo obrigado a votar sobre o methodo das eleições. Trata-se de conhece: qual he melhor, se a eleição directa, se a indirecta. Em ambas acho defeitos: mostrarei os de uma, e outra, para depois me decidir pela que tiver menos.

Nas eleições directas o soborno he impossivel; nunca um ambicioso, que aspire ao despotismo, poderá corromper a multidão e o todo d'uma Nação; principalmente d'uma Nação, que se acha dispersa desde o Oriente, até o Occidente, e na qual a liberdade fez os maiores effeitos, e se espalhou mais rapidamente, do que se diffunde o fluido electrico; mas a multidão fascina-se, e ás vezes se deslumbra como falso brilho d'um Heroe que depois degenera e lança a Patria em ferros; da mesma sorte a impostura arteira alcança tambem o seu triunfo: estas verdades nos mostra a historia do mundo em cada pagina: o novo Prometheo, que ha pouco expirou atado ao rochedo de Santa Elena, he um exemplo do primeiro caso, e do segundo ha tantos, que só lembrarei o nome de Mafoma, cujos delirios tantos povos seguem, fazendo mesmo alarde de serem escravos. Dir-me-hão talvez que á os homens não accreditão nas missões de Anjos aos Reis, ora trazendo-lhe empôlhas sagradas, ora dezenhos para seus escudos; porque a divina invenção da Imprensa tem dissipado as trevas da ignorancia: assim he; porém não ha muitos annos, que um prelado da minha Provincia alienado do juizo se persuadia que fazia milagres, e as turbas o seguião, e accreditavão: esta mesma Capital foi o theatro em
que se representavão taes scenas: olhemos para a Inglaterra e ali veremos metter em jogo todos os artificios para ganhar a multidão, e por desgraça he ganhada quasi sempre; de sorte que a liberdade daquella Nação está reduzida a poder só falar e escrever sem nada ler de real. = Todavia se eu considero os defeitos dos eleições indiractas; elles me fazem gelar de susto; porque não vejo mais que conloios, desde os primeiros dos compromissarios a e os ultimos de Provincia; felizes sim quando dom na o espirito constitucional; mas se chegar um dia a ter imperio e a dominar a Aristocracia ou a Theocracia inseparavel companheira da Tyrannia coroada; que resultará? Derribar-se o melhor dos edificios e esmagar em suas ruirias os Catões que existirem; e dobrarem-se os ferros ao povo, que será encerrado até meio corpo para nunca mais levantar o grito da liberdade! Voltemos os olhos para Napoles, e ali veremos em grande prespectiva a sorte que espera toda a nação livre que retrograda, e que sé fui de tyrannos, toda a nação que preferir antes a mor e do que a escravidão. N'uma palavra, os eleições directas podem trazer ao Congresso alguns indignos Deputados; mas as indirectas podem fazer apparecer uma maioria de Realistas, como em França, e causar a destruição de tudo quanto temos feito; por conseguinte voto pelas eleições directas.

O senhor Trigoso: - Como ainda não declarei a tainha opinião a neste respeito, e tenho ouvido nos dois dias precedentes com muita attenção os diversos sentimentos dos illustres Deputados; uns opinando a favor da eleição directa, e outros da indirecta; vou hoje expôr o meu modo de pousar sobre esta materia. Aquelles illustres Deputados, que querem que a eleição se a directa, receião muito os conloios, e cabállas que costuma haver nas eleições indirectas, e os grandes inconvenientes que se se siguirião de adoptar-se o plano propôs, o no projecto de Constituição. Ao contrario, aquelles illustres Deputados que defendem a eleição indirecta receião os grandes ajuntamentos de povo, e a facilidade com que uma grande multidão pode ser illudida. Entre tanto vem todos a convir em que se fosse possivel instituir uma fórma de eleição directa, e tal que evitasse as caballas, e de-