O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIÁRIO DAS CORTES GERAES E EXTRAORDINARIAS DA NAÇÃO PORTUGUEZA.

NUM. 167.

SESSÃO DO DIA 3 DE SETEMBRO.

Aberta a Sessão, sob a presidência do senhor Vaz Velho leu-se a acta da Sessão antecedente.

O Senhor Secretario Felgueiras mencionou os seguintes officios recebidos do Governo; os três primeiros do ministro dos negócios do Reino, e os dois ultimos pelo ministro da marinha.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - Sua Magestade manda remetter às Cortes Geraes e Extraordinárias da Nação portugueza, as informações inclusas, recebidas do bispado de Beja, relativas ao estado das paroquias, e importância, e applicação de seus dízimos; sendo as únicas que até agora, tem chegado a esta Secretaria de Estado, em cumprimento das circulares expedidas a todos os prelados diocesano em 22 de Maio deste presente anno, á vista da determinação do mesmo Soberano Congresso de 17 do mesmo mez.
Deus guarde a V. Exca. Palácio de Queluz em 31 de Agosto de 1821. - Senhor João Baptista Felgueiras - Francisco Duarte Coelho.
Remettido á Commissão ecclesiastica de reforma.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. -- Sua Magestade manda remetter às Cortes Geraes e Extraordinárias da Nação portugueza a inclusa relação; a qual se formou sobre as primeiras contas parciaes, que derão os prelados locaes das ordens regulares que por serem inexactas, não póde esta satisfazer em todas as
suas partes aos quesitos, que se exiguião na ordem de 28 de Abril: a mesma relação he remettida, no estado em que se acha, em consequência da ordem de S8 de Agosto, e se vai continuar o seu complemento, que será presente ao Soberano Congresso, logo que se concluir
A pouca exactidão das primeiras contas, tanto em respeito ao artigo moradores, como quanto às rendas das mesmas ordens, deu lugar a que se exigissem outras mais circunstanciadas, pelas quaes se deverá formalizar uma nova relação, se o Soberano Congresso o julgar necessário. E rogo a V. Exa. o queira assim fazer presente ao mesmo Soberano Congresso.
Deus guarde a V. Exca. Palácio de Queluz em 30 de Agosto de 1821. - Senhor João Baptista Felgueiras. - Francisco Duarte Coelho.
Remettido á mesma Commissão.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor.- Sua Magestade manda remetter às Cortes Geraes e Extraordinárias da Nação portugueza a copia inclusa do officio do Tenente General Francisco de Paula Leite, dirigido em data de 28 do corrente ao ministro e secretario d1 Estado dos Negócios da guerra, no qual participa haverem chegado a este Reino, vindos da America, o brigadeiro João de Vasconcellos; o coronel de cavalaria João Estanisláu da Cruz e Figueiredo; e o tenente do 1.º batalhão de caçadores de Pernambuco José António Teixeira ; para que assim seja presente no mesmo Soberano Congresso.
Deus guarde a V. Exca. Palácio de Queluz era, 31 de Agosto de 1821. -Senhor João Baptista Felgueiras. - Francisco Duarte Coelho.
Remettido á Commissão militar.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - Tenho a honra de remetter a V. Exa. para ser presente ao Soberano Congresso, uma relação dos objectos, que o brigadeiro Aniceto Antonio Ferreira, enviado pejas Ilhas da Boa vista, e São Nicoláu, julga deverem concorrer para o melhoramento das Ilhas de Cabo Verde, desejando o mesmo brigadeiro, visto haver preenchido a commissão de que fora encarregado por aquelle Governo, que o Soberano Congresso lhe permitia licença para se poder retirar.
Deus Guarde a v. Exa. Palácio de Queluz em