O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[2205]

á honra de remetter a V. Exca., para ser presente ao Soberano Congresso, a representação junta do Governador das ilhas dos Açores, Sebastião Xavier Botelho, para que á vista do seu conteudo o Soberano Congresso decida como bem lhe parecer.
Deus guarde a V. Exca. Palacio de Queluz em 7 de Setembro de 1821. - Illustrissimo e Excellentissimo Senhor João Baptista Felgueiras. - Joaquim José Monteiro Torres.
Remettido á Commissão de Constituição.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - Sua Majestade manda remetter a V. Exc. para conhecimento do Soberano Congresso, a representação inclusa dos habitantes da ilha Terceira.
Deus guarde a V. Exc. Palacio de Queluz em 7 de Setembro de 1821. - Illustrissimo e Excellentissimo Senhor João Baptista Felgueiras. - Joaquim José Monteiro Torres.
Remettido á Commissão de Constituição.

Illustrissimo e Excellentisssimo senhor. - Tenho a honra de remetter a V. Exc., para ser presente ao Soberano Congresso, o officio incluso do Governo interino da Ilha Terceira e suas dependentes; e a continuação dos diplomas concernentes á marinha, contendo treze avisos e portarias do Governo, formando o resto dos diplomas até 31 de Agosto proximo, três provisões, e vinte e quatro portarias do Concelho, quinze officios do Presidente e do Secretario, seis editaes, e a resolução que estabelece e regula o montepio: igualmente envio o requerimento de D. Anna Candida Maria de Sá, viuva de José Anastacio da Costa e Sá, official desta Secretaria, que serviu por espaço de vinte e um annos com honra e prestimo, em que pede se lhe confira a graça que se tem costumado fazer a todas as viuvas: ontrosim participo a V. Exc. ter chegado a este porto o ex-Governador, das ilhas de Cabo Verde, Antonio Punich.
Deus guarde a V. Exca. Palacio de Queluz em 7 de Setembro de 1821. - Illustrissimo e Excellentissimo senhor João Baptista Felgueiras - Joaquim José Monteiro Torres.
Remettido em quanto á primeira parte á Commissão de constituição; em quanto á segunda á de marinha; em quanto á terceira á de fazenda; e em a ultima parte ficárão as Cortes inteiradas.

Illustrissimo e Excellentissimo Sr. - Tenho a honra de participar a V. Exc., para ser presente ao Soberano Congresso, que em a charrua Gentil Americana no dia de hoje chegárão ao porto desta capital os Deputados pela província do Rio de Janeiro, a saber: Luiz Nicoláo Fagundes Varella, e João Soares de Lemos Brandão. Remetto um officio do Governador interino do Maranhão, com um informe do Ouvidor geral do crime, relativo aos cabeças de planos desorganisados, e o gráo de prova e culpa que resultou a cada um dos sobreditos.
Envio um requerimento de Domingos Simões da Cunha, Tenente Coronel da segunda linha na provincia do Pará. Remetto por ultimo, como objecto que deve chegar ao conhecimento do Soberano Congresso, um officio da Junta de fazenda da Ilha Terceira, e a copia da conta que a mesma Junta deu a Sua Magestade, tudo remettido á Secretaria da marinha pelos Ministros e Secretarios d'Estado dos negocios da guerra e fazenda.
Deus guarde a V. Exa. Palacio de Queluz em 8 de Setembro de 1821. - Sr. João Baptista Felgueiras. - Joaquim José Monteiro Torres.
Em quanto á primeira parte do officio ficárão as Cortes inteiradas; em quanto á segunda e terceira remettido á Commissão do ultramar; e em quanto á ultima á Commissão de marinha.

Illustrissimo e Excellentissimo Sr. - Tenho a honra de remetter a V. Exc., para levar ao conhecimento do Soberano Congresso, o officio incluso de Francisco Alberto Rolim, Governador do Ceará.
Deus guarde a V. Exca. Palacio de Queluz em 10 de Setembro de 1821. - Sr. João Baptista Felgueiras. - Joaquim José Monteiro Torres.
Remettido á Commissão de constituição; unindo-se-lhe uma attestação do destribuidor, inquidor, e contador dos auditorios da villa de S. Antonio da Barra do Sardim da comarca do Crato da capitania, do Ceará grande, relativamente a uma proclamação daquelle Governador contra o systema constitucional.

Illustrissimo e Excellentissimo Sr. - Tenho a honra de remetter a V. Exc., para conhecimento e determinação do Soberano Congresso, o requerimento junto do Tenente General Francisco de Borja Garção Stockler.
Deus guarde a V. Exc. Palacio de Queluz, em 9 de Setembro de 1821. - Sr. João Baptista Felgueiras. - Joaquim José Monteiro Torres.
Remettido á Commissão de Constituição.

Illustrissimo e Excellentissirao Sr. - Ordena-me Sua Magestade que faça subir ao conhecimento do Soberano Congresso a supplica que lhe dirigiu Joaquim José de Sousa Lobato, que achando-se ainda gravemente enfermo da prolongada molestia com que aportou a esta cidade, requeria prolongarão de licença para continuar a residir nella. Sua Magestade não duvida que as tristes circunstancias do supplicante merecerão da humanidade do Soberano Congresso o assentimento á concessão supplicada.
Deus guarde a V. Exca. Palacio de Queluz em 10 de Setembro de 1821. - Senhor João Baptista Felgueiras. - Silvestre Pinheiro Ferreira.
Decidiu-se que ao Governo competia o providenciar a este respeito, segando a ordem das Cortes.

Illustríssimo e Excellentíssimo Sr. - Tendo ElRei havido por bem dar a demissão de seu emprego do Ministro e Secretario d'Estado dos negocios da fazenda, o Dr. Francisco Duarte Coelho, nomeou para lhe succeder ao Dr. José Ignacio da Costa; bem como tendo resolvido remover ao Vice-Almirante Ignacio da Costa Quintella de Ministro dos negocios do Reino para outro de maior serviço publico,