O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DAS CORTES GERAES e EXTRAORDINARIAS DA NAÇÃO PORTUGUEZA

NUM. 175.

SESSÃO DE 13 DE SETEMBRO.

Aberta a Sessão, sob a presidência do Sr. Vaz Velho, leu-se e approvou-se a acta da Sessão antecedente.

O Senhor Secretario Felgueiras leu à seguinte participação de que as Cortes ficarão inteiradas.

Illustrissimo e Excelentíssimo Senhor. - Julgo do meu dever neste momento, em que acabo de receber á dispensa que Sua Magestade me manda do encargo de ministro Secretario d'Estado dos Negocios da guerra, dirigir-me a V. Exa. para que tenha a bondade de fazer constar às Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza, que será eterno o meu reconhecimento pela nomeação que de mim fizerão, na sua instalação, para Secretario da Regencia do Reino, propondo-me depois a ElRei para continuar no ministerio; motivos que certamente me merecem a mais seria attenção, por demonstrarem bem a confiança que tenho merecido á Nação: e que se me fica algum desgosto, he a idéa de presumir não ter cabalmente satisfeito a quanto devia, o que he effeito não de omissão, mas de falta involuntaria, pois quê sempre desejei ser tão útil á Nação quanto as minhas forças o permittião; e serão estes o» sentimentos que sempre me acompanharão.
Deus guarde a V. Exca. Palácio de Queluz em lá de Setembro de 1821. - Illustrissimo e Excellentissimo Senhor João Baptista Felgueiras. - Antonio Teixeira Rebello.

Forão presentes às Cortes à felicitação e prestação de homenagem da camara e moradores do concelho de Senhorim; de que se fez menção honrosa: o offerecimento de um plano para o arrendamento civil do território portuguez, por Alberto Carlos de Menezes; que se recebeu com agrado e se remetteu á Commissão de estadistica: a offerta que faz para a livraria das Cortes Francisco Coelho de Figueiredo, de uma collecção de obras comicas e algumas lyricas, compostas por seu fallecido irmão; que foi ouvida com agrado: e uma representação de João Pinto Alvares Pereira, offerecendo-se para a pronta extincção dos ladrões e salteadores; que se mandou remetter ao Governo.
Leu-se uma carta do Sr. Barão de Molellos, pedindo licença para usar de aguas férreas e banhos do mar, que lhe foi concedida; e outra do Sr. Moraes Pimentel, participando que por molestia havia faltado à algumas Sessões; de que as Cortes ficarão inteiradas!
Mencionou o Sr. Secretario Felgueiras os seguintes officios recebidos do Governo.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - Sua Magestade manda remetter às Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza a consulta inclusa, datada de 30 dê Agosto próximo pretérito, a que procedera à illustrissima Junta dá administração da Companhia geral dá agricultura dás vinhas do Alto Douro, era observância dá ordem das Cortes de 2 de Julho deste anho, ácerca fias pretenções de Agostinho Peixoto da Silva, e de João dos Santos Mendes.
Deus guarde a V. Exca. Palacio de Queluz em 10 de Setembro de 1391. - Sr. João Baptista Felgueiras - José da Silva Carvalho.
Remettido á Commissão de instrucção publica.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - Sua Magestade manda remetter às Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza a copia inclusa do officio do Tenente General Francisco de Pauta Leite, em datei de 10 dó Corrente, no qual deu parte ao ministro Secretario de Estado dos negócios da guerra, da chegada a esta capital do official General, e mais militares no mesmo mencionados vindos do Rio de Janeiro, para que assim seja presende no mesmo soberano Congresso.

*