O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[2424]

Mondim, situada no mesmo do Tamega 2 leguas ao sul da de Chaves, só com a differença que esta se acha já inutilisada por lhe faltar o arco principal, é por isso não corre o risco da de Cavês, ainda que he dê muita utilidade a sua reedificação. - Leite Lobo.
Remettida á Commissão de Estatística para a tomar em consideração, é informar o Congresso.
Proponho, que se estenda a todos os portos de Portugal, a providencia tomada a favor dos vinhos, agoas ardentes, e azeites que se esportão do porto da Figueira para outros do Reino para dahi serem re-exportados por baldeação, ficando salva a prohibição de se importarem vinhos pela foz do Douro. = Guerreiro.
Remettida á Commissão do commercio.
Fez mais a segunda leitura da indicação do Sr. Vasconcellos sobre a illuminação da cidade; que foi regeitada.
A do Sr. Ferrão sobre o quartel do novo governador da ilha Terceira, que se mandou para a Commissão do Ultramar.
A da Commissão ecclesiastica de reforma sobre a reforma dos cabidos, que se mandou para a mesma Commissão, ou para a incluir na reforma geral, de que está encarregada, ou para a propôr em termos mais precisos, e que possão mandar-se executar.
O Sr. Castello Branco Manoel propoz a necessidade de assignar-se um dia para continuar-se a discussão do projecto das aguas ardentes da ilha da Madeira pela urgencia, que pede este objecto; e se decidiu que entraria na ordem do dia da Sessão de Sabbado 29 do corrente.
O Sr. secretario Freire leu a acta da Sessão antecedente, que foi approvada.
O Sr. secretario Felgueiras mencionou o seguinte:

Officio.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - Manda ElRei pela secretaria de Estado dos negocios da Fazenda remetter a V. Exa. a consulta inclusa do conselho da Fazenda de 22 do Corrente com a cópia dos documentos relativos às casas onde esteve a intendencia geral da Policia, para subir ao conhecimento do soberano Congresso, ficando assim cumprida a ordem das Cortes geraes do 1.º do dito mez.
Palacio de Queluz em 25 de Setembro de 1821. - José Ignacio da Costa. - Illustrissimo e Excellentissimo Sr. João Baptista Felgueiras.
Mandarão-se unir aos mais papeis para serem presentes á Commissão de justiça civil.
Mencionou mais as congratulações do superintendente da Agricultura, Alberto Carlos de Menezes em nome dos Lavradores pela extincção das ordenanças, um dos maiores males que pezavão sobre a Agricultura, de que as Cortes ficarão inteiradas: Deu conta das seguintes memorias, tres do cidadão Francisco de Brito da Costa Brandão Castello Branco de Villa Cova de Subavô, uma sobre o modo do recrutamento; a qual se mandou para a Commissão militar: outra sobre vínculos, a qual se mandou para a Commissão de justiça civil: e outra sobre ordenados, e salarios das justiças, a qual se mandou para a mesma Commissão de justiça civil: e de outra memoria sobre a decadencia, e apathia das cousas no estado actual, procedida da falta do numerario, e da sua circulação, por Manoel Ignacio Soares de Castro, advogado da Relação do Porto, que se remetteu para a Commissão de Fazenda.
O Sr. Lello apresentou a seguinte:

INDICAÇÃO.

Não servindo a visita de Policia do porto de Belém, para verificar a legitimidade dos passageiros, que entrão no porto, senão de extorquir-lhe 600 réis em metal, e demorar por algumas horas a entrada das embarcações por quanto nem a visita vem a bordo, nem he necessario que os passageiros vão a terra; mas sómente se requer, que vão os passaportes, levados por alguém, acompanhados do sabido emolumento, que se deve, segundo me informarão á protecção do general Junot, indico que desde já seja extincta aquella visita ou pelo menos livres desde já os passageiros daquelle tributo.
Em Sessão do dia 27 de Setembro. - C. G. Ledo.
Ficou para segunda leitura.
O Sr. Bettencourt por parte da Commissão de Agricultura deu conta do parecer sobre o officio do ministro da Fazenda em 20 do corrente á cerca do um barril de azeite de oliveira vindo de Gibraltar no navio portuguez Senhora da Piedade, pedindo explicações sobre o decreto das Cortes de 24 de Maio proximo passado: e ficou adiado para a Sessão de Sabbado 29 do corrente.
O Sr. Van Zeller apresentou a seguinte indicação.
Que se ordene á Commissão das pautas que o seu primeiro trabalho, seja o que lhe foi recommendado pelas ordens de 10 de Julho, e 14 de Agosto relativamente aos ordenados dos officiaes da casa da índia, e trabalho braçal, e real dos trabalhadores da mesma casa. Cortes 27 de Setembro de 1821. = Van Zeller.
Foi approvado, e que se passase ordem para este fim.
Verificou-se o numero dos Senhores Deputados, estavão presentes 89, e faltárão os Senhores - Pinheiro de Azevedo, Barão de Mollelos, Basilio Alberto Pereira do Carmo, Sepulveda, Bispo de Béja, Rodrigues de Macedo, Brainer, Leite Lobo, Soares de Azevedo, Baeta, Carneiro, Pereira da Silva, Annes de Carvalho, Santos Pinheiro, Gouvea Ozorio, Correa Telles, Castro e Abreu, Ribeiro Teixeira, Feio, Izidoro José dos Santos, Luiz Monteiro, Gomes de Brito, Borges Carneiro, Paes de Sande, Serpa Machado.
Entrou-se na ordem do dia pela indicação do Sr. Franzini que he a seguinte:
Constando-me que por effeito do aviso de 18 de Julho passado, expedido pelo ministro da Fazenda a todas as repartições publicas, se suspenderão os pagamentos de quaesquer pensões e gratificações aos in-