O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DAS CORTES GERAES E EXTRAORDINÁRIAS DA NAÇÃO PORTUGUEZA.

NUM. 193

SESSÃO DE 6 DE OUTUBRO.

Aberta a Sessão, sob a presidência do Sr. Castello Branco, leu-se e approvou-se a acta da Sessão antecedente.

O Sr. Secretario Felgueiras mencionou os seguintes:

OFFICIOS.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - Em consequência do aviso, que se expediu por esta secretaria de Estado dos negócios do Reino ao ministro e secretario de Estado dos negócios da guerra, acaba este de comumnicar-me em portaria de 28 do mez ultimo, que o tenente general encarregado do governo tias armas da corte e província da Extremadura, lhe participou o m officio de 27 do dito mez, que no dia antecedente se lhe apresentara o capitão de cavallaria de Pernanbuco, Bento José Duarte, que vem do Rio de Janeiro, com regresso para este Reino. O que ElRei manda participar ás Cortes Geraes, e Extraordinárias da Nação portugueza, e V. Exa. se servirá de lho fazer presente em cumprimento das ordens do Soberano Congresso.

Deus guarde a V. Exca. Palácio de Queluz em 4 de Outubro de 1821. - Sr. João Baptista Felgueiras. - José da Silva Carvalho.

Remettido á Commissão encarregada deste objecto;

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. -Sua Magestade manda remei ler ás -Cortes Geraes e Extraordinárias da Nação portugueza a consulta inclusa do conselho da fazenda datada em 3 do corrente sobre o estado em que se acha o negocio de Bernardo António Júlio Teixeira Monterroio, que se queixa do conselho não ter consultado num seu requerimento; ficando com esta remessa satisfeita a ordem do Soberano Congresso de 11 de Setembro próximo passado.
Deus guarde a V. Exc. Palacio de Queluz em 4 de Outubro de 1821. - Sr. João Baptista Felgueiras. - José da Silva Carvalho.
Remettido á Commissão de justiça civil.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - Tendo recebido do Brigadeiro commandante dás tropas existentes em Lisboa as requisições indusas dos artigos de fardamento, armamento, correame, e equipamento que são precisos para o regimento de infanteria N.º 16 por motivo do incêndio do quartel da 5.º companhia do dito corpo; ontem passei ordem á junta da fazenda dos arsenaes do exercito pára que fornecesse os referidos artigos sem perda de tempo e por esta occasião cumpre-me renovar para com o soberano Congresso as expressões de reconhecimento do dito regimento; e dar-lhe parte, que ao soldado Miguel José dos voluntários reaes de milícias a pé de Lisboa Oriental, que trabalhou com distinção no mencionado incêndio se mandou empregar na fabrica das sedas. Satisfaço assim á ordem das Cones Geraes e Extraordinárias da Nação portugueza, participada com, data de 18 de Setembro ultimo.
Deus guarde a V. Exa. Palácio de Queluz, em 4 de Outubro de 1891. - Manoel Ignacio Martins Pamplona. - Sr. João Batista Felgueiras.

Ficarão as Cortes inteiradas.

Mencionou mais duas memórias; uma de Luis Soares Barbosa Medico da camera e hospital de Leiria sobre estes hospitaes melitares: outra de Joaquim Lopes da Cunha sobre o melhoramento de que precisa, e he susceptível a administração dos bens da misericórdia, e hospital civil da cidade da Guarda, e ambas se remetterão á Commissão de saúde publico:

Deu conta de uma carta de Vicente Nunes Cardoso, em que exprime o seu reconhecimento pelo apreço, com que fora recebida uma sua memória, de que as Cortes ficarão inteiradas; e de uma representação do corregedor de Vizeu, João Cardoso da Cunha de

1