O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DAS CORTES GERAES E EXTRAORDINARIAS DA NAÇÃO PORTUGUEZA.

NUM. 194.

SESSÃO DO DIA 8 DE OUTUBRO.

Aberta a Sessão, sob a presidencia do Sr. Castello Branco, leu-se a acta da antecedente e foi approvada.

O Sr. Secretario Felgueiras deu conta do expediente e mencionou os seguintes

OFFICIOS.

Illustrissimo e Excellentissimo Sr. - Sua Magestade manda remetter ás Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação Portugueza os papeis inclusos respectivos á dispensa do lapso do tempo pertendida por Jeroninio Pereira de Abreu, ficando com esta remessa cumprida a ordem do Soberano Congresso de 26 do Setembro proximo preterito.

Deus guarde a V. Exca. Palacio de Queluz em 5 de Outubro de 1821. - Sr. João Baptista Felgueiras. - José da Silva Carvalho.
Remettido á Commissão de Justiça civel.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhorr. - Sua Majestade manda remetter ás Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação Portugueza a informação e summarios juntos, a que procedeu o Corregedor da comarca de Santarem, sobre a representação tambem junta dos Freires conventuaes da Ordem de Christo, relativa á escandalosa opposição, que o seu Prior mór tem manifestado por diversos modos á causa da Regeneração Politica da Patria; ficando com esta remessa satisfeita a ordem do Soberano Congresso de 30 de Julho deste anno.
Deus guarde a V. Exca. Palacio de Queluz em 4 de Outubro de 1821. - Sr. João Baptista Felgueiras - José da Silva Carvalho.
Remettido á Commissão de Constituição.

Illustrissimo e Excelentissimo Senhor. - Passo ás mãos de V. Exc. o mappa incluso das entradas saidas do Thesouro publico no dia 5 do corrente para V. Exc. ter a bondade de a levar ao conhecimento do Soberano Congresso.
Deus guarde a V. Exa. Palacio de Queluz em 6 de Outubro de 1821. - Illustrissimo e Excellentissimo Senhor João Baptista Felgueiras. - José Ignacio da Costa.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - Tenho a honra de transmittir ás mãos de V. Exc. a consulta inclusa da Junta dos Juros dos novos emprestimos de 5 do corrente, respondendo aos quesitos da sua competencia determinados na ordem das Cortes Geraes do dia 3; a fim de o fazer presente no Soberano Congresso.
Deus guarde a V. Exca. Palacio de Queluz em 6 de Outubro de 1821. - Illustrissimo e Excellentissimo Senhor João Baptista Felgueiras. - José Ignacio da Costa.
Remettidos ambos á Commissão de Fazenda.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor: - Passo ás mãos de V. Exca., para ser presente ao soberano Congresso, as tres copias inclusas dos officios, que recebo dos Generaes encarregados dos governos das armas de Trás-os-montcs, em data de 28 de Setembro ultimo; da Beira baixa, em data de 30 do dito mez; e do Minho, em data de 1 de Outubro corrente, relativos a salteadores, e contrabandos, e avarias mortes accidentaes, que acontecerão em varios districtos.
Deus guarde a V. Exca. Palacio de Queluz em 5 de Outubro de 1821. - Sr. João Baptista Felgueiras. - Manoel Ignacio Martins Pamplona.
Ficárão as Cortes inteiradas.

Mencionou mais o Sr. Secretario um officio do Governador da Madeira, incluindo o offerecimento de uma memoria discriptiva da ilha da Madeira em
1